Você já ouviu falar de transformador de tensão, sabe o que é? Este é o tema deste artigo e nele vamos falar para que serve o transformador, como funciona e onde é usado o transformador de tensão, vamos lá pessoal!

O transformador foi inventado por Michael Faraday e baseia-se nos princípios do eletromagnetismo. Segundo os dados históricos, estes princípios foram descobertos pelo próprio Faraday, mas contando com uma enorme contribuição de Heinrich Lenz.

Transformador de tensão, o que é?

Os transformadores de tensão são dispositivos que aumentam ou diminuem determinado valor de tensão. O transformador é formado por um núcleo e por duas bobinas, onde o núcleo do transformador é feito de um material altamente imantável. As bobinas são chamadas de primária e secundária, elas são compostas por um número diferente de espiras isoladas eletricamente entre si. A bobina primária é a que recebe a tensão da rede, e a bobina secundária é a responsável pela saída da tensão transformada, ou seja, com um valor diferente.

O que é transformador de tensão?

Veja como funciona um transformador de tensão!

Como funciona o transformador de tensão?

É importante compreender que o funcionamento de um transformador de tensão só acontece em redes elétricas que possuem corrente alternada. Para quem não sabe, as redes elétricas de corrente alternada são aquelas onde os circuitos ficam sujeitos a campos magnéticos variáveis. Podemos dizer que a composição da parte ativa do transformador de tensão se dá a partir de dois grupos, que são:

  • Enrolamento: Basicamente é a união de várias bobinas isoladas por uma camada de verniz sintético. Na maioria dos casos, as bobinas são de cobre.
  • Núcleo: Geralmente o núcleo é composto por um material ferromagnético, tendo como função principal, a transferência do efeito magnético do enrolamento primário até o secundário.

Claro que existem mais componentes em um transformador de tensão como por exemplo, tanques principais e de expansão, acionamentos, buchas, termômetros, comutadores, painel de controle, radiadores e outros. Mas podemos chamar estes componentes de acessórios complementares.

Para operar dentro da faixa de tensão adequada e garantir a eficiência, o tipo de transformador precisa ser adequado para cada tensão. Caso você não saiba, a tensão elétrica pode ser dividida em baixa, média e alta tensão, então é indispensável realizar o dimensionamento correto do transformador.

Para você ter ideia de como o dimensionamento é importante, se o transformador usado for de maior potência, causará um prejuízo financeiro e perdas elétricas consideráveis! E em caso de uso de um transformador com potência menor, os riscos se acidentes e outros problemas relacionados à segurança são enormes.

Onde é usado o transformador de tensão?

Os transformadores são usados por exemplo, nos postes das redes elétricas, uma vez que a energia transmitida pelas redes de distribuição elétrica tem uma tensão muito alta, ou seja, se esta tensão for utilizada desta forma na alimentação das casas, prédios e estabelecimentos comerciais, certamente causará danos aos equipamentos elétricos e eletroeletrônicos, visto que eles não possuem a capacidade de trabalhar com tamanha tensão.

Portanto, podemos dizer que o valor de tensão que usamos, seja 220V ou 110V, só existe após a passagem pelo transformador. Desta forma, garante-se que todos os equipamentos elétricos e eletroeletrônicos tenham tensão adequada para funcionar com segurança e eficiência.

Com isso, fica bem fácil entender que a função de um transformador de energia é essencial, o que acaba deixando ainda mais evidente a necessidade de tomar todos os cuidados na hora de escolher e dimensionar este equipamento. Pense que isso vai garantir muito mais do que o bom funcionamento da instalação, já que esta atitude pode evitar prejuízos materiais e principalmente prevenir os usuários de riscos e acidentes desnecessários.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, é mostrado um transformador caseiro e eles explicam detalhadamente cada componente e a sua utilização, vale a pena conferir!

Os melhores transformadores de tensão são fabricados com matérias de ótima qualidade, sempre seguindo todas as exigências, determinações e normas técnicas que visam garantir o seu perfeito funcionamento. Sendo assim, se for comprar um transformador seja qual for, nunca se esqueça do dimensionamento correto, não escolha apenas pelo preço e por último, fique atendo à todas as informações e críticas sobre cada modelo de transformador de tensão!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Transformador de tensão, como funciona?”

  1. Robinson Arley Silva de Jesus

    Muito bom esse material. Me ajudou bastante!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Robinson!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)