Os transformadores de tensão, chamados de transformadores são dispositivos que aumentam ou diminuem determinado valor de tensão. O transformador é constituído por um núcleo e por duas bobinas. O núcleo do transformador é feito de um material altamente imantável, e as bobinas são compostas por um número diferentes de espiras, isoladas eletricamente entre si, chamadas de primária e secundária. A primária é a bobina que recebe a tensão da rede, e a secundária é a bobina em que sai a tensão transformada, ou seja, com um valor diferente.

A grande maioria dos equipamentos eletrônicos empregam transformadores, seja como elevador ou abaixador de tensão. Quando a bobina é conectada a uma fonte de CA (corrente alternada) surge um campo magnético variável ao seu redor. Aproximando-se outra bobina à primeira, o campo magnético variável gerado na primeira bobina ”corta” as espiras da segunda bobina. Como consequência da variação de campo magnético sobre suas espiras surge, na segunda bobina, uma tensão induzida. Sendo que as bobinas são eletricamente isolas entre si, a passagem de energia é feita de uma para a outra exclusivamente através de força magnética. A tensão no secundário de um transformador é proporcional ao número de linhas magnéticas que cortam a bobina secundária. Por essa a razão, o primário e o secundário de um transformador são montados sobre um núcleo de material ferromagnético. O núcleo diminui a dispersão do campo magnético, fazendo com que o secundário seja cortado pelo maior número de linhas possível, obtendo uma melhor transferência de energia entre o primário e secundário.

Transformador.

Ilustração de um transformador.

Tipos de transformadores

Os transformadores podem ser classificados de acordo com vários parâmetros, tais como finalidade, tipo, material do núcleo, quanto ao número de fases, etc.

  • Finalidade:

Transformador de corrente:

Transformador de corrente, ou TC, tem por finalidade detectar ou medir a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação, e transforma-la em outra corrente de valor menor, para ser transmitida a um instrumento de medição ou circuito eletrônico. O TC é muito usado para abaixar a corrente elétrica da rede para alimentar dispositivos eletrônicos que não suportam grandes níveis de corrente.

Transformadores de potêncial:

O nome transformador de potêncial (ou TP) denota que está máquina muda os valore de potencia, mas na verdade ela muda os valores de tensão que entram na bobina primária. A espira primária recebe a tensão primária e conduz uma corrente primária. Por essa corrente ser alternada, ela gera uma variação no fluxo magnético no seu interior. Esse fluxo é canalizado pelo núcleo ferromagnético, e na espira secundária, induzindo uma tensão nesta espira. Se não houver um circuito fechado ligado à espira secundária, uma corrente induzida será estabelecida.

Transformador de distribuição:

Esse tipo de transformador é empregado principalmente pelas concessionarias distribuidoras de energia e em usinas geradoras de energia. São usados para distribuir a energia gerada até os consumidores, com valores diferentes do que o gerado, adequado a cada tipo de consumidor. Podem ser auto protegidos contra sobrecargas e curto circuitos.

Transformadores de Força:

São usados para geração e distribuição de energia por concessionárias e usinas, e subestações de distribuição de energia elétrica, e subestações de grandes indústrias, incluindo aplicações especiais como fornos de indução e a arco, e retificadores.

Transformador elevador e abaixador de tensão:

O valor a qual a tensão será apos sair do transformador está diretamente ligado ao numero de espiras que cada bobina possui. No caso de um transformador elevador de tensão o número de espiras da segunda bobina é maior do que o número de espiras da primeira bobina. E no transformador abaixador, o número de espiras da segunda bobina é menor do que o número de espiras na primeira bobina.

  • Tipo:

Número de bobinas:

No caso de transformadores de duas bobinas, é comum chama-las de primárias e secundárias. Quando há uma terceira bobina, ela se denomina de terciária. Existem também os transformadores com apenas uma bobina, o chamado autotransformador.

  • Material do núcleo:

Ferro magnético:

No caso de um transformador com núcleo de ferromagnético, são usadas chapas de aço laminadas, no geral chapas de aço de silício, para diminuir as perdas por correntes parasitas.

Núcleo de ar:

Os transformadores com núcleo de ar consistem em na localização das bobinas, que ficam em contato direto com a atmosfera.

  • Número de fases:

Monofásicos:

Esse tipo de transformador é próprio para alimentação de circuitos de comando ou de uso industrial. O transformador usado em casas também é o monofásico, ele transforma 127 V em 220 V e 220 V em 127 V.

Trifásico:

Esse é o tipo de transformador que vemos nas ruas, ele recebe a tensão da subestação de distribuição e em um nível de tensão de 13800 V e transforma em 127 V ou 220 V.

Polifásico:

Possui eficiência relativamente alta, estes transformadores fornecem a tensão para sistemas que necessitam de mais fases através do sistema trifásico. Esse tipo de transformador varia de 3 a 6 fases. Esses sistemas que necessitam de mais fases são especialmente para retificação de medida de onda completa devido aos seus componentes.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

39 comentários para “Tipos de transformadores”

  1. João da Silva Neto

    Muito bom!
    Gostei do seo comentário sobre transformadores!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado por aprender conosco.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
    • Carlos Diego

      Vocês poderiam fazer um tópico destes monstrando a diferença entre o transformador e o autotransformador.

      Responder
      • Henrique Mattede

        Anotei aqui, assim que possível faço sim.

  2. Tio Marcos

    Legal muito bom mesmo

    Responder
  3. Alfredo Viana.

    Gostaria de uma explicação qto. Ao transformador de distribuição com entrada das três fases é saída de três fases + neutro.
    Qual é como se processa o neutro.

    Responder
    • Henrique Mattede

      O secundários destes transformadores estão fechado em estrela, o ponto central de uma ligação estrela é um ponto de neutro e neste ponto é fixado o neutro deste sistema.

      Responder
      • Alexandre

        Então significa que todo transformador direcionados as residências são em estrela certo? E os das indústrias que são recebidos em triângulo, ele é transformado em estrela no secundário? É Isso

      • Henrique Mattede

        Existem sistema em que não existe a necessidade de neutro devido a sistemas em que há um equilíbrio entre as fases neste caso pode ser usado o sistema com secundário em triângulo. Nas instalações residenciais onde há neutro sim são todos em estrela.

  4. Paulo Sergio

    Muito bom seus videos e informações.
    Muito útil, estou tirando muitas duvidas e resolvendo diversos problemas.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Ótimo, fico muito contente que esteja sendo de ajuda para você nossos conteúdos.

      Responder
  5. Fernanda

    Gostariade saber em quais aparelhos posso ligar o transformador…ex.posso ligar uma torneira elétrica 220 nele? se transforma em 110?

    Responder
    • Henrique Mattede

      O transformador vai ser usado em qualquer aparelho que seja necessário mudar a tensão de alimentação.

      Responder
  6. Bruno Alexandre Oechsler

    Olá! Muito bom o artigo! Parabéns!

    Uma dúvida: tenho um motorzinho de espremedor de fruta e nele esta acoplado um transformador para reduzir a tensão da rede (220v) para a tensão do motor.
    Se eu aplicar uma tensão de 12V nesse transformador ele vai fazer o trabalho inverso? Ou seja, ao inves de ele ser um transformador redutor ele vai ser um elevador? E o trabalho do motor será o mesmo?

    Ficarei no aguardo! Desde já agradeço!
    Abraço!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Para o transformado sim ele irá trabalhar em ambos os sentidos.
      Fiquei em duvida sobre sua dúvida do motor que não entendi bem.

      Responder
    • Mateus

      Isole o transformador e tudo se resolve. Já que possui os 12 V, teóricamente não precisa mais do trafo.

      Responder
    • João Serra

      Vai funcionar como elevador se os 12 volts forem CA.Se for bateria não funciona.

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Obrigado pela ajuda.

  7. Juarez

    Tenho motores elétricos trifasicos na fazenda, que juntos somam 50 cv.
    Para eu colocar um transformador lá, e ter um nivel melhor de potência (a que vem da rua é muito fraca) de quantos kv precisa ser o transformador?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Na verdade transformadores não aumentam a potência da rede elétrica, eles mudam o nível de tensão, se os motores já estão ligados na tensão de funcionamento dele não é o transformador que vai melhorar isso. O que pode estar acontecendo em sua instalação é que está ocorrendo queda de tensão por ser propriedade rural e sua alimentação ficar distante dos pontos de utilização.

      Responder
  8. Fabio Torres

    Legal seu site Parabéns!
    Adquiri uma máquina de 120kva só que desses 120 acredito que isarei a um pouco mais que a metade… Quem vendeu falou apenas que era trifásico imaginei 220v só que chegando aq fiquei sabendo que era 380v, comprei um transformador mas esse aumentou para 420v agora estou com esse problemão e não sei oq fazer…
    Obs: O local que estou me falaram que não tem energia 380.
    Se puder me da uma luz agradeço obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Qual máquina seria?

      Responder
      • Fabio Torres

        Uma máquina estilo carrossel de estampar camisetas, conforme ela gira um rodo com tinta passa sobre a camiseta e logo depois umas luzes com calor seca a peça em algo entorno de 3 segundos…
        Resumnindo então ela possui 10 secadores com essas luzes que liga a cada 10 segundos… As peças ficam em média 3 segundas na luz

      • Henrique Mattede

        Eu acho que 120KVA é muita coisa rs, são 120.000VA de potência, poucas empresas tem toda esta potência instalada, e é mesmo muita coisa. Averigue melhor a potência desta máquina.

  9. Jônatas

    Muito bom mesmo, simples e objetivo.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço este apoio.

      Responder
  10. Beneditodonizeteluiz

    Muito;bom, e;desconpricado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Benedito!

      Responder
  11. Francisco Torquato

    Olá Henrique, gostaria de saber como funciona o transformador que vejo na zona rural que entra uma fase e sai duas, ou seja sai 220 V?

    Responder
  12. Hilquias

    Comprei um transformado para ligar uma serra de bancada em 220v, mas o transformador está mostrando 245v no multímetro. Essa voltagem pode danificar o motor da serra?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      A curto prazo não vai danificar, mas com tempo os componentes internos não irão funcionar mais perfeitamente, qual tensão de entrada?
      Talvez seja este o problema seu transformador esta mal dimensionado.

      Responder
  13. Eng Laisson

    E muito interessante lidar com o mundo da tecnica

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza! =)

      Responder
  14. Marçal Bracht

    Muito bom seu comentário apesar que sei muita coisa de eletrica mas sempre se aprende

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marçal!

      Responder
  15. Francisco

    Ótimo conteúdo, bem explicativo.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)