Bobina de Tesla – O que é e como funciona!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Muitas pessoas já ouviram falar da famosa Bobina de Tesla, mas ainda tem muita gente que nunca ouviu falar dela. Você conhece a Bobina de Tesla? Sabe como funciona uma Bobina de Tesla? Não se preocupe com isso, porque neste artigo o Mundo da Elétrica vai responder essas perguntas e te ensinar justamente isso. Então, vamos lá pessoal!

O que é Bobina?

A bobina elétrica, nada mais é do que um conjunto de espiras de um mesmo condutor, envoltas em um núcleo geralmente ferromagnético, mas que também pode ser de outros materiais, inclusive de ar.

Como um campo magnético é formado sempre que a corrente elétrica passa por um condutor, as bobinas conhecidas também como indutores ou solenoides, conseguem variar esse campo com base na relação das suas espiras. Elas também podem armazenar a energia criada nesses campos magnéticos!

Isso faz com que elas sejam usadas em diversas aplicações como por exemplo, em transformadores, disjuntores, contatores e como esperado, na Bobina de Tesla.

Bobina de Tesla: O que é?

A Bobina de Tesla é um transformador ressonante que em frequências altas, consegue produzir valores enormes de tensão!

Bobina de Tesla: Você conhecia?

Aprenda como funciona e como é constituída a Bobina de Tesla!

Essa bobina foi inventada em meados de 1890, pelo famoso e renomado físico Croata Nikola Tesla. A intenção era fazer um sistema de transmissão de energia para longas distâncias, sem usar fios e cabos elétricos.

Além disso, Nikola Tesla fazia experimentos com esta bobina em equipamentos de geração de raios-X, fosforescência, eletroterapia e iluminação. Também pensou em usar o método da Bobina de Tesla para comunicação sem fios, mas a relação sinal/ruído era muito alta e não valia a pena.

Bobina de Tesla: Como é feita?

A construção da Bobina de Tesla não é muito complexa, mas exige um certo nível de conhecimento em elétrica e eletrônica.

Ela é constituída pelos seguintes equipamentos, componentes e dispositivos elétricos:

A ligação destes componentes para uma Bobina de Tesla simples é relativamente fácil. O interruptor é ligado no transformador primário para comandar o acionamento e desligamento.

O transformador fica conectado no capacitor de alta tensão, que por sua vez está conectado ao centelhador. É importante saber que todas essas ligações são feitas em série!

O centelhador também é ligado em série com a bobina primária do segundo transformador, que deve ter poucas espiras e pode ser feita de fio rígido grosso.

A bobina primária deve ter uma circunferência consideravelmente grande para poder acomodar a bobina secundária em seu interior. A bobina secundária deve ter várias espiras, envoltas em um tubo de material isolante, e pode ser feita com fio flexível fino.

Uma ponta da bobina secundária deve ser aterrada e a outra ponta deve ser conectada à um terminal feito de um material condutor, que deve estar ligado em paralelo à bobina secundária.

Como funciona uma Bobina de Tesla?

De acordo com a sua construção, o funcionamento da Bobina de Tesla é bem intuitivo. Quando o transformador primário recebe a fonte de tensão (127V/220V/380V), ele a converte para um alto valor como por exemplo, 5.000V, 8.000V ou alguma tensão maior.

O capacitor de alta tensão ou o banco de capacitores recebe essa tensão. Esse mesmo capacitor recebe e carrega essa tensão até que ela se eleve no centelhador ao ponto de romper a rigidez dielétrica do ar. Quando isso acontece, um “pico” muito alto da corrente elétrica consegue atravessar e chegar até a bobina primária do segundo transformador, gerando um campo magnético variável.

A frequência deste acontecimento é de 120 vezes por segundo! Este campo magnético induz uma corrente elétrica na bobina secundária, que devido ao seu grande número de espiras, eleva a tensão para um valor de 100 mil Volts ou mais!

A alta tensão e a baixa corrente ficam no terminal, e se aproximar uma lâmpada do terminal, ela poderá acender. Você também poderá ver que formarão raios do terminal até a lâmpada.

Bobina de Tesla: Você conhecia?

Funcionamento da Bobina de Tesla!

Você sabia que é assim que a Bobina de Tesla funciona? Quer aprender mais sobre o grande físico e inventor dela? Então, assista o vídeo abaixo do canal do Mundo da Elétrica sobre Nikola Tesla!

Quer aprender mais curiosidades e conteúdos sobre eletricidade? Então, continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica! Se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários para te ajudarmos. Siga também as nossas redes sociais, você vai ver conteúdos exclusivos lá!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário