O que é wattímetro? Características e aplicações!

Os instrumentos de medição são equipamentos indispensáveis para o eletricista! Conhecê-los é essencial para garantir a precisão e a segurança nas instalações elétricas. No artigo de hoje, iremos aprender sobre os wattímetros digitais e os wattímetros eletrodinâmicos, além de falarmos de outro modelos, como o eletrônico, o trifásico e o alicate. Então vamos lá pessoal!

O wattímetro é um instrumento de medição capaz de medir a potência elétrica fornecida ou dissipada, ele também é usualmente conhecido como medidor de energia. O wattímetro fornece a potência na unidade de medida Watts, que equivale a 1 Joule por segundo (J/s).

Circuito interno dos wattímetros

Ao realizar a medição da potência elétrica, primeiro é necessário medir os valores de tensão e corrente elétrica. Isso é possível devido ao fato de que os wattímetros possuem mais de uma bobina!

A primeira bobina é conhecida como bobina de tensão, bobina de potencial ou bobina móvel, ela é responsável por medir a tensão elétrica aplicada no circuito em Volts. Já a segunda bobina é conhecida como bobina de corrente, bobina de campo ou bobina fixa, e é responsável por medir a corrente elétrica do circuito em Ampères.

Para garantir que a medição seja realizada corretamente, os terminais da bobina de potencial devem ser ligados em paralelo, e os terminais da bobina de corrente devem ser ligados em série com o elemento em que será realizado a medição.

Após a medição da tensão e da corrente, o wattímetro as multiplica para obter assim o valor da potência em Watts!

É importante salientar que ao realizar tanto a medição da tensão quanto da corrente, uma grandeza não interfere na outra, ou seja, o wattímetro ideal mede a tensão sem qualquer desvio de corrente. Portanto, ele mede a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais.

Na imagem abaixo é possível ver o símbolo usado em diagramas elétricos para representar os wattímetros.

Representação do wattímetro.

Símbolo do instrumento de medição Wattímetro.

Os dois tipos de wattímetros mais usados são: os wattímetros eletrodinâmicos e os wattímetros digitais! Cada tipo possui as suas especificidades e características, mas todos realizam a mesma função principal que é medir o consumo da potência elétrica.

Wattímetro eletrodinâmico

O wattímetro eletrodinâmico é tradicionalmente um instrumento analógico! Ele possui uma bobina móvel em paralelo com a carga elétrica, além de duas bobinas fixas em série com a carga elétrica. Ele também tem uma agulha ligada à sua bobina móvel, que se move sobre uma escala indicando a medição. Na imagem abaixo é possível ver as ligações internas do wattímetro eletrodinâmico.

Ligações do wattímetro analógico

Circuito interno do wattímetro eletrodinâmico.

Ao passar uma corrente pela bobina de campo um campo eletromagnético é gerado ao redor da bobina, consequentemente, uma corrente induzida é gerada também. Para limitar o valor desta corrente, um resistor de alta resistência é ligado em série com a bobina de potencial!

Em um circuito DC, a deflexão da agulha é proporcional tanto a corrente quanto a tensão. Já em circuitos AC, a corrente e a tensão podem não estar em fase, devido aos efeitos da indutância e da capacitância, e por isso o fator de potência deve ser levado em consideração.

Os wattímetros eletrodinâmicos possuem uma precisão muito alta e são usados como padrão em calibrações, além de fornecerem uma boa precisão em corrente direta (DC). Porém, ao se tratar de circuitos em corrente alternada (AC) e de baixa potência, eles não fornecem total precisão, podendo apresentar erros no fator de potência.

Wattímetro Digital

Os wattímetros digitais mostram os valores de tensão e de corrente várias vezes por segundo. Cada que vez que os valores de tensão e corrente são medidos, ao mesmo tempo eles são multiplicados com a finalidade de achar o valor da potência.

O dispositivo que faz o produto entre as grandezas é um microprocessador, e os resultados são exibidos digitalmente em um display LCD. Com as amostras de potência encontradas, é possível calcular o consumo de energia média durante um determinado período de tempo!

Além disso, o wattímetro digital é capaz de realizar também estatísticas de potência de pico, de baixa e de KW/h (quilowatts-hora) consumidos, a fim de encontrar picos de tensão ou interrupções!

Na imagem abaixo é possível ver um wattímetro eletrodinâmico e um wattímetro digital.

Representação de wattímetros.

Wattímetro eletrodinâmico e digital.

Além dos wattímetros eletrodinâmicos e digitais, existem outros tipos de wattímetro que são usados de acordo com a necessidade de medição de cada circuito! Como é o caso do wattímetro alicate, do wattímetro eletrônico e do wattímetro trisfásico.

O alicate wattímetro geralmente é muito utilizado na medição de sistemas elétricos trifásicos balanceados ou não, por possuir a função de gravar as potências em KW/h. Ele também é capaz também de realizar as medições das potências ativa, reativa e aparente.

Já o wattímetro eletrônico, é muito utilizado quando se é necessário fazer medições em circuitos com frequências maiores que os 60 Hertz fornecidos na rede elétrica, além de ser muito utilizado também em circuitos CA.

O wattímetro trifásico é usado para medir a potência do circuito trifásico. Nele é colocado dois wattímetros que são montados juntos em uma unidade única, de forma que as suas bobinas móveis fiquem em um mesmo fuso, realizando assim a medição.

Um exemplo de wattímetro que você provavelmente  já viu e é muito usado, são os medidores de energia elétrica usados pelas concessionárias de energia, eles geralmente ficam nas casas e têm como função medir a quantidade de energia elétrica consumida em KW/h!

Ao usar os wattímetros é essencial estar atento a corrente, pois correntes excessivas podem alterar a precisão e até mesmo, danificar o próprio equipamento! Isso ocorre porque os wattímetros são equipamentos muito sensíveis. Para evitar danos é importante respeitar as faixas máximas de tensão e corrente específicas de cada aparelho!

Deixamos abaixo um vídeo do canal do Mundo da Elétrica, assistindo-o você irá aprender a medir potência utilizando um multímetro!

Convidamos você para continuar nos acompanhando e ter acesso a mais artigos como esse, além de nos seguir também nas nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os assuntos sobre eletricidade! Deixe abaixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão e iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário