Você já ouviu falar em bobina elétrica? Neste artigo do Mundo da elétrica vamos explicar o que é uma bobina elétrica, como é o funcionamento da bobina e as suas aplicações. Então, vamos lá pessoal?

O que é uma bobina?

A palavra bobina pode ter diferentes significados de acordo com o contexto apresentado. Mas quando estamos falando de elétrica, a bobina pode ser definida como qualquer fio condutor enrolado em si ou em outro material condutor.

As voltas que o fio condutor desenvolve em si ou em outro material são chamadas de espiras. Quando uma corrente alternada percorre por estas espiras, ocorre uma sequência de propriedades muito interessantes para serem usadas em circuitos elétricos.

O que é uma bobina?

Exemplo de bobina com N espiras.

A propriedade mais comum e que talvez seja também a mais utilizada, é a geração de um campo magnético quando há tensão alternada nos terminais da bobina.

Caso a bobina seja alimentada por uma corrente continua, ela irá se comportar como em um curto-circuito, e não será criado um campo magnético.

Funcionamento da bobina elétrica

Já ficou claro que a bobina elétrica tem tudo a ver com o campo magnético! Isso porque quando a corrente elétrica passa por um fio condutor, um campo magnético é criado ao seu redor.

Enrolar esse fio formando as espiras e consequentemente a bobina, é a forma de potencializar o campo magnético. Quanto maior o número de voltas dessa bobina, maior será a intensidade do campo magnético.

Campo magnético da bobina.

Criação do campo magnético na bobina.

Destacamos que quanto mais forte é este campo magnético, maior será sua capacidade de atração de materiais como o ferro e o aço por exemplo.

Indutância elétrica

Como sabemos, quando a corrente passa pelos enrolamentos da bobina que tem em seus terminais a diferença de potencial, é criado um campo magnético. Neste campo magnético a bobina tem a capacidade de armazenas energia.

A capacidade de armazenar energia em forma de campo magnético de um indutor, é denominada de indutância, sendo medida em Henries (H).

Tipos de bobina

Como dito anteriormente, o fio da bobina pode ser enrolado em si ou em outro tipo de material. Quando enrolado em outro material, dizemos que este material é o núcleo da bobina. O material do núcleo é justamente o que diferencia os tipos de bobina.

Os tipos mais comuns são:

  • Núcleo ferromagnético: este tipo de núcleo garante uma indutância maior na bobina elétrica. Em contra partida, ocorrem mais perdas neste tipo de núcleo.
  • Núcleo laminado: este núcleo é feito de finas camadas de aço-silício envolvidas em um verniz, sendo muito utilizado em transformadores. Este tipo de núcleo trabalha com um número menor de perdas.
  • Núcleo de ar: dizemos que o núcleo é de ar quando não existe nenhum material neste núcleo, somente o ar. A indutância é baixa e não são apresentada perdas. Este tipo de núcleo é bastante utilizado em altas frequências.
  • Núcleo de ferrite: neste caso o núcleo é constituído por um tipo de cerâmica ferromagnética não condutora, sendo excelente em altas frequências.

Aplicação das bobinas

As bobinas elétricas são consideradas indutores, possuindo diversas aplicações. Umas dessas aplicações é evitar a variação da corrente elétrica.

Levando em consideração a criação do campo magnético, podemos perceber que as bobinas estão presentes em todos os tipos de motores elétricos, principalmente as bobinas de cobre. Podemos destacar também a presença das bobinas nos transformadores de potencial.

Nos automóveis também encontramos um tipo de bobina que é a bobina de ignição. Ela é responsável por criar a faísca que incendeia a gasolina, permitindo o funcionamento do veículo.

Nos transformadores as bobinas são o elemento principal para fazer a transformação da energia elétrica, alterando os valores de tensão e corrente. Veja no vídeo abaixo como isso acontece.

Gostou de conhecer a bobina elétrica? Então deixe nos comentários as suas dúvidas que podem virar tema dos próximos artigos, e continue acessando o site Mundo da Elétrica para conhecer outros conceitos sobre eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)