Talvez você nunca tenha pensado na infinidade de aplicações que os motores elétricos possuem, são muitos equipamentos, aparelhos, brinquedos e máquinas que os motores estão presentes, como por exemplo nas furadeiras, máquinas de cortar cabelo, micro-ondas, relógios, geladeiras, computadores, impressoras, aspiradores de pó, carrinhos de controle remoto, elevadores, tornos, escadas rolante entre outros.

Tamanha a importância dos motores elétricos, que resolvemos mostrar neste artigo especialmente o que é o motor elétrico trifásico, como funciona um motor elétrico, as principais características de um motor trifásico e as suas aplicações, vamos lá pessoa!

O que são os motores elétricos:

Os motores elétricos são máquinas que possuem a capacidade de converter a energia elétrica em energia mecânica. Os motores combinam as vantagens da energia elétrica com o baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade no comando. Os motores de indução possuem uma construção aparentemente simples e seus custos são reduzidos, como por exemplo manutenção, fabricação e montagem, além de fácil adaptação às cargas de diversos tipos.

Podemos separar os motores por uma infinidade de características, mas o fator determinante, que diferencia as classes de motores é a sua fonte de energia, pois existem os motores que funcionam com corrente contínua e outros com corrente alternada, e alguns podem usar as duas correntes em certas situações, além disso existem os motores monofásicos e finalmente os motores trifásicos.

Antes entender o que é e como funciona um motor elétrico trifásico é bom destacar o que exatamente um sistema de distribuição trifásica.

Um sistema trifásico é a forma mais comum para se obter a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, e que possuem uma defasagem de 120 graus entre elas, de forma que o sistema fique equilibrado.

É importante destacar que o fornecimento de um sistema trifásico é feito por 4 cabos, sendo um neutro e outros três cabos fases (R, T e S). Este tipo de sistema é utilizado para instalações ou cargas que demandam uma maior potência.

Como funciona um motor de indução.

O que é e como funciona um motor trifásico.

Motor trifásico:

Os motores de corrente alternada (AC), que também são conhecidos como motor assíncrono trifásico ou motor de indução são os motores mais utilizados, devido a uma série de vantagens, como por exemplo o baixo custo em manutenção, montagem, fabricação e simplicidade em relação aos motores de corrente contínua, e devido a distribuição de energia elétrica nas instalações serem feitas em corrente alternada.

Motores trifásicos são encontrados facilmente dentro das indústrias, como por exemplo dentro do torno, fresa, esteiras e diversas outras máquinas, mas fora das indústrias podemos encontrar um motor trifásico em um elevador ou na escada rolante por exemplo.

Para que fique mais claro o entendimento sobre como os motores trifásicos de indução funcionam é importante saber um pouco sobre algumas partes do motor, que neste caso são o rotor e o estator.

  • O rotor é tudo que gira em torno de seu próprio eixo, de forma a produzindo movimentos de rotação. Os rotores estão presentes em qualquer máquina rotativa, como turbinas e compressores por exemplo.
  • Por outro lado, o estator é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixa à carcaça de um motor e tem por função conduzir o fluxo magnético. Assim como nas bobinas, é formado no rotor um campo magnético capaz de induzir uma corrente elétrica.
O que é e para que serve o rotor e estator em um motor.

O que é um rotor e um estator.

Funcionamento e características dos motores trifásicos.

O princípio de funcionamento para o motor de indução se baseia na criação de um campo magnético rotativo, ou campo girante. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então ele consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.

Este campo magnético variável induz no rotor uma força eletromotriz (f.e.m) que, por sua vez, cria o seu próprio campo magnético girante. O campo magnético girante criado pelo rotor, ao “tentar” se alinhar com o campo girante do estator, produz um movimento de rotação no rotor, ou seja, o rotor começa a girar continuamente, sendo que a velocidade do motor é inversamente proporcional ao número de polos que ele possui, ou seja, quanto maior a quantidade de polos do motor menor será a sua velocidade.

No vídeo abaixo mostramos melhor como é esta relação de velocidade do motor com o número de polos que ele possui.

É importante importante destacar que a velocidade de rotação do rotor é ligeiramente inferior à velocidade de rotação do campo girante do estator, sendo assim o rotor não está sincronizado com esse campo girante, por isso o nome de motor assíncrono.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “Motor trifásico. Como funciona e qual sua aplicação?”

  1. Edmundo

    Muito interessante.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Edmundo!

      Responder
  2. Jonas

    Muito bom! É De grande importância, ajuda no conhecimento. Obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Jonas! Sempre a disposição!

      Responder
  3. Washington Cabral

    Gostei muito da aula

    Responder
  4. Mário

    Muito bom deixa um grande aprendizado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Mario!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)