Todo nosso sistema residencial e alimentado por tensão e correntes alternadas, geralmente remetido para o termo corrente alternada, mas nem todos sabem como isso ocorre e porque ocorre.

De uma maneira geral a tensão e correntes alternadas sofrem variação no passar tempo o que não ocorre na corrente e tensão contínuas, esse alternância é natural do processo de geração da energia elétrica através de geradores, a maior parte de nossa energia elétrica é gerada em grandes geradores nas hidroelétricas e desta maneira é alternada. Essa tensão e correntes quando geradas sofrem quatro ações, primeiro crescem indo de um momento nulo ou 0 até um máximo, segundo decrescem do ponto máximo até o ponto nulo novamente, no terceiro momento elas continuam decrescendo do ponto nulo até um ponto mínimo, e por ultimo crescem do ponto mínimo até o ponto nulo encerrando o ciclo.

Em um osciloscópio conseguiríamos ver este desenho que seria aproximadamente assim:

Onda senoidal.

Onda senoidal de uma tensão alternada.

O desenho desta onda é chamado de senoide devido ao gráfico ser idêntico a um gráfico de uma função seno, também pode ser encontrada pelos seguintes termos onda senoidal, sinusoide ou onda sinusoidal.

A quantidade destes ciclos em um tempo é o que chamamos de frequência sendo sua medida de ciclos por segundo o Hertz (Hz). No Brasil as concessionarias determinaram que a frequência é 60Hz, ou seja este ciclo ocorre 60 vezes em um segundo. Isso significa que todas nossas lâmpadas estão piscando 60 vezes em um segundo, mas isso é tão rápido que nossos olhos não percebem.

Quando estamos distante de uma cidade grande no interior e olhamos para a cidade a noite conseguimos levemente perceber essa oscilação devida a distancia a luz demora ligeiramente um pouco mais para conseguirmos vê-la e conseguimos perceber essa leve oscilação, seus olhos não estão te enganando a luz realmente está piscando.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “O que é corrente e tensão alternadas?”

  1. Damiao Ramalho

    Muito bom…

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado!
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  2. Lisiee

    Tensão e corrente alternada são a mesma coisa? E isso vale tbm para tensão e corrente contínua?

    Responder
  3. Washington Luiz

    Esse seus comentario e os videos são muito bons valeu apena descobri vocês na internet muito bom essa sua iniciativa

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Washington! Muito obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  4. Silvio

    Não sou eletricista, meu ramo é outro, mas com esse site mundo da elétrica consigo adquirir muito conhecimento. Valeu muito obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais Silvio, obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)