Na física, a frequência é uma grandeza que indica o número de eventos em determinado período de tempo (ciclos, voltas, oscilações, etc). Também podemos medir o tempo decorrido de cada oscilação, essa medição se chama período. A frequência geralmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica alternada. A frequência é representada pela letra fe sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.

Heinrich Hertz

A unidade de medida da frequência (Hertz) homenageia o grande cientista Heinrich Hertz, físico alemão que desde muito cedo se interessou por máquinas, o que p fez se inscrever no curso de engenharia, mas aos 21 anos de idade sua  predileção por investigação e produção científica fez com que ele escolhesse a física.

Com 26 anos Heinrich provou o que a muito era previsto por Maxweell, a radiação eletromagnética, como se propagavam e como controlar sua frequência. Para isso ele criou o receptor antena Hertz e emissor de ondas UHF. Heinrich também outras propriedades do eletromagnetismo, como velocidade, polarização, refração e reflexão.

Calculando frequências

Onda.

Características da onda.

  • Período:

Tempo necessário para se produzir uma onda completa. Representada pela letra T e medida em segundos. Assim f= 1/T ou T= 1/f.

  • Comprimento de onda:

É o tamanho da onda. Pode ser medida de crista a crista, do ínicio ao final de um período ou de vale a vale. A crista é a parte mais alta da onda e o vale a aparte mais baixa. O comprimento de onda é representado pela letra grega  lambda (λ).

  • Velocidade:

Todas as ondas tem uma velocidade, que é determinada pela distância percorrida sobre o tempo gasto, representada pela letra V. Assim: v = λ/T ou v = λ x 1/T ou ainda v = λ x 

  • Amplitude:

É a altura da onda, do eixo até sua crista. Quanto maior a amplitude maior a quantidade de energia transportada. Representada pela letra A.

A frequência é uma das características da onda, assim como o comprimento de onda, a amplitude, o período, e a velocidade de propagação. Na física, onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de algum meio. É uma pertubação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

12 comentários para “O que é frequência e suas características?”

  1. Sandro B.j Quiluange

    Boa tarde para o autor deste site.Goste imenso e foi-me esclarecido algumas dúvidas que eu ti.Bem haja!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado pela mensagem e por nos acompanhar.
      Precisando estamos aí.

      Responder
  2. Leonardo Fagner Gade Belarmino Leo

    Boa noiite pessoal realmente é um assunto muito rico, gostaria de entender mais sobre frequencia e como posso utilizala desde obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      A frequência sempre está associada a algum outro fenômeno.

      Responder
  3. Gabriel Specterov

    Henrique Mattede,
    Se for possível me ajudar, preciso de umas ideias sobre aplicações de Frequência Elétrica, se puder me ajudar, me chama no whatss… (62) 99138-1960…
    Vlw…

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não trabalho com whatsapp :(
      Olha a frequência esta em toda a eletricidade. O que exatamente precisa? Isso é trabalho de escola?

      Responder
  4. Fernando Paulo N. de Almeida

    Olá boa noite caro Henrique Mattende. Gostaria de saber como funciona a frequência nas redes de computadores?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bom dia, irei elaborar um artigo referente sua dúvida o mais breve.

      Responder
  5. Jose

    Gostei dos conceitos encontrado aqui

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      José, obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  6. Cicero

    Sou apaixonado pôr elétrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós também! =)

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)