PWM – O que é e para que serve?
Você sabe o que significa PWM? Neste artigo do Mundo da Elétrica aprenda o que é o PWM e como funciona essa técnica para o controle de potência. Vamos lá pessoal!
Para entender um pouco sobre o controle de potência, imagine um ventilador ligado. Uma das formas de alterar a velocidade deste ventilador é ajustar a potência que chega em seu motor.
Como já sabemos, a potência é uma grandeza elétrica que tem ligação direta com a tensão e a corrente. Com base nisso, podemos alterar o valor da potência que chega no motor do ventilador, alterando o valor da tensão.
Leia também
Para isso, basta adicionar em série com a fonte de tensão uma resistência. Haverá uma diferença de potencial na resistência adicionada e, consequentemente, o valor da potência que chega ao motor do ventilador será alterado.
Pensando deste modo, um método simples para alterar a velocidade do ventilador seria a aplicação de um potenciômetro em série com a fonte, uma vez que o potenciômetro consegue ter um valor de resistência variável. A desvantagem dessa técnica é que a resistência colocada em série consome energia, o que torna este método não muito eficaz.
Para substituir tanto esse quanto outros métodos de controle de potência, surgiu no final dos anos 60 a técnica PWM. Ela é tão eficaz que é comumente utilizada nos dias de hoje para controlar a potência e a tensão entregues na carga.
O que é PWM?
A sigla PWM (Pulse Width Modulation) significa Modulação por Largura de Pulso. A técnica PWM consegue substituir outras técnicas de controle de potência, como a técnica on-off, modulação por frequência (FM) e até mesmo as técnicas que utilizavam resistores variáveis em série, como citado anteriormente.
A técnica PWM é bastante aplicada na eletrônica, principalmente nas fontes chaveadas. Além desta utilização, a técnica PWM também pode ser utilizada no controle de velocidade dos motores, controle de luminosidade, controle de servo motores e em outras aplicações.
Funcionamento do PWM
Para entender como funciona a técnica de PWM, imagine uma simples chave de liga e desliga em um circuito. Quando esta chave está ligada, ela permite a passagem de toda a potência, esta potência é aplicada na carga em sua totalidade. Quando a chave está desligada, nenhum valor de potência chega até a carga.
Se controlarmos o tempo que a chave fica ligada e desligada, consequentemente conseguiríamos controlar o valor de potência que chega até a carga, ou seja: Se a chave fica 50% ligada e 50% desligada, assim temos em média 50% do tempo com potência e os outros 50% sem potência.
Desta maneira a potência média aplicada na carga será 50%. Quanto maior tempo o pulso manter-se ligado, maior será a potência entregue à carga.
Para o funcionamento do PWM, considerando a onda quadrada, deve-se variar a largura do pulso da onda, o chamado Duty Cycle. Matematicamente, dois parâmetros são usados: o período e a largura do pulso, definida em porcentagem.
Variando a largura do pulso, é possível variar a quantidade de potência entregue à carga. Os valores da potência e tensão são disponibilizados para a carga conforme a necessidade do circuito.
Uma vantagem de aplicar o PWM é o fato de que o sinal permanece digital em todo o percurso, desde o processador até o circuito controlado, e nenhuma conversão de sinal é necessária.
Para entender melhor o conceito de PWM veja o vídeo a seguir do Mundo da Elétrica. Nele falamos mais sobre a utilização do PWM e sobre controle de potência.
Gostou de aprender sobre PWM? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais sobre os assuntos relacionados à elétrica.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Tipos de circuitos elétricos, quais são?
Potência elétrica
Diferenças entre circuito série e paralelo.
Fórmulas de potência, quais são?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
Um comentário para: “PWM – O que é e para que serve?”
Pedro Luiz Prado
Gostaria de agradecer pelo conteúdo de excelente qualidade no canal e principalmente pela ótima explicação sobre o assunto.