O ventilador de teto é uma excelente opção, para quem quer manter um ambiente mais agradável em em dias com a temperatura mais alta. Pensando nisso resolvemos mostrar o passo a passo de como instalar um ventilador de teto comum, ventilador de teto com dimmer e ventilador de teto com lâmpadas. Vamos lá pessoal!

Ventilador de teto: Cuidados na instalação.

Devemos tomar os devidos cuidados para não identificar os cabos de forma errada, pois nem sempre as cores dos cabos estão de acordo com as normas, portanto utilize um multímetro para evitar este tipo de erro.

É importante destacar que antes de começar fazer a instalação do ventilador de teto, lembre-se de desligar o disjuntor para o respectivo circuito ou desligue o disjuntor, em seguida com uma chave de teste ou um multímetro certifique-se de que o circuito onde será instalado o ventilador de teto está desenergizado.Todo este cuidado é extremamente importante, pois evita as chances de qualquer choque elétrico ou curtos-circuitos, devido ao mal manuseio dos cabos elétricos.

Tome cuidado com o local de instalação do ventilador de teto, é necessário preservar uma altura mínima entre o ventilador e o chão de 2,3m. Além disso devemos garantir uma distância adequada entre paredes, prateleiras, guarda roupas e outros móveis por exemplo.

Dicas para fazer instalação do ventilador.

Como instalar ventilador de teto?

Não misture pedaços de outros ventiladores de teto, use sempre o conjunto original, pois as suas peças foram projetadas para trabalhar em conjunto. Também verifique se as partes do ventilador estão bem fixadas à carcaça, para prevenir acidentes e quebra de peças soltas, devido a trepidação.

Tenha certeza se o local onde será instalado do ventilador de teto não vai comprometer o funcionamento de portas, armários e janelas.

Ventilador de teto: Instalação passo a passo

Neste passo a passo levamos em consideração um determinado modelo de ventilador de teto, dessa forma tenha este artigo como base, procure sempre ler o manual de instruções de cada ventilador a ser instalado, para que erros não sejam cometidos.

O motor do ventilador possui três cabos, onde geralmente o cabo com a cor diferente dos demais é o cabo comum, e os outros dois cabos restantes são os que determinam o sentido de rotação do ventilador de teto.

Primeiro passo é fazer a instalação do interruptor para o ventilador de teto, pois ele define o sentido de rotação do motor, este interruptor é basicamente um interruptor three way ou interruptor paralelo.

O cabo comum do interruptor deve ser ligado diretamente na fase, já o cabo comum do ventilador de teto deve ser ligado diretamente no neutro ou na outra fase, caso o motor funcione com 220V, como podemos observar o esquema de ligação na imagem abaixo:

Como instalar ventilador de teto.

Primeiro passo para instalar o ventilador de teto.

A segunda parte que devemos ligar é os cabos que determinam o sentido de rotação do ventilador de teto. Precisamos fazer a instalação do capacitor, para isso iremos ligá-lo em paralelo aos dois cabos que restaram no interruptor, em seguida ligamos os cabos brancos que saem do interruptor diretamente nos cabos brancos que saem do ventilador de teto, como vemos na imagem abaixo:

Como instalar ventilador de teto.

Segundo passo para instalar ventilador de teto.

Após finalizar a ligação faça o teste, de modo que as três posições do interruptor sejam o sentido horário, desligado e anti-horário, com indicado no corpo do interruptor, caso esteja errado o sentido de rotação do ventilador, basta inverter os cabos brancos no interruptor.

Ventilador de teto: Instalação do Dimmer

Fazer a instalação do dimmer no circuito anterior é bem simples, basta desconectar o cabo comum do interruptor da fase, ligá-lo em um dos terminais do dimmer e por último ligar a fase diretamente no terminal que restou do dimmer, como podemos ver no esquema abaixo. E lembre-se de tomar todos os cuidados que já mencionados anteriormente.

Instalação do ventilador de teto.

Como instalar dimmer no ventilador de teto.

Para complementar o conhecimento, a lista de vídeos abaixo mostra a instalação passo a passo de um ventilador de teto com dimmer e toda a sua parte mecânica.

Encerramos mais um artigo e esperamos ter ajudado com este passo a passo para instalar um ventilador de teto, caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)