Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, são muitos profissionais, alguns mais experientes outros não nem tanto. Cada eletricista tem a sua maneira de trabalhar, mas infelizmente alguns desses “profissionais” não fazem a melhor escolha e acabam cometendo erros na execução do serviço.

Alguns erros cometidos nas instalações elétricas podem ocorrer devido a falta de experiência ou de atenção, mas as falhas ou gambiarras que iremos citar a seguir são negligências e falta de profissionalismo por parte destes “profissionais”.

Seja um bom profissional, não seja apenas mais um no mercado de trabalho e sim um profissional diferenciado!

Não faça gambiarras, seja um bom profissional.

Nunca faça gambiarras elétricas.

Gambiarras elétricas – Fixar o disjuntor

A primeira gambiarra a pessoa usou um pedaço de cabo para realizar a fixação do disjuntor. A fixação do disjuntor é muito importante para não forçar os cabos presos no polo do disjuntor, evitando eventuais falhas na instalação e acidentes.

Gambiarras elétricas, nunca faça.

Gambiarra elétrica, má fixação do disjuntor.

Podemos observar que este é um disjuntor de 125A e caso algum desses cabos do disjuntor seja forçado e se solte, o estrago de fechar um arco elétrico ou um curto circuito é grande! Sem falar o perigo de alguma pessoa estar próxima e acontecer um acidente que pode ser fatal.

Gambiarras elétricas – Tomada mal instalada

Gambiarras elétricas, nunca faça.

Gambiarra elétrica, tomada mal instalada.

Essa gambiarra contém erros graves que são referentes a imagem a seguir, onde possui três coisas erradas e muitas pessoas ao ver esta imagem podem pensar que está tudo certo e que não tem nenhum erro, quando na verdade possui como erro:

Erro na instalação – Uso do cabo PP

O primeiro erro que podemos observar é o uso de cabo PP para instalações em eletrodutos, pois na verdade isso é um grande problema na hora de realizar uma manutenção onde precisa trocar um dos cabos por exemplo, pois será necessário trocar os dois cabos porque no cabo PP os dois cabos estão juntos.

Erro na instalação – Cobre exposto

O segundo erro é a quantidade de cobre exposto do cabo. Parte exposta do cabo é muito perigoso, porque aumenta as chances de alguém tocar acidentalmente nessa parte de cobre, o que pode causar um grave acidente ou até mesmo em certas situações um curto circuito.

Erro na instalação – Falta de aterramento

O terceiro erro é a falta do cabo de aterramento, ou seja, a tomada sem o cabo de aterramento, que extremamente perigoso e a norma não permite. O aterramento e a equipotencialização são ações fundamentais para garantir o funcionamento adequado dos sistemas de proteção contra choques elétricos, sobretensões, descargas atmosféricas e descargas eletrostáticas.

Gambiarras elétricas – Fixação do ventilador de teto

Gambiarras elétricas, nunca faça.

Gambiarra elétrica, ventilador mal fixado no teto.

Nesta gambiarra temos um grande risco de acidente, afinal quem fez essa instalação usou algum tipo de massa epóxi para prender a base do ventilador de teto. Sem dúvidas isso é muito negligência da parte de quem executou o serviço, pois as chances da vibração do ventilador quebrar essa massa é muito alta, onde o risco de acidente é muito grande. Ao instalar ventilador de teto também é necessário ter cuidado ao realizar a fixação do ventilador.

Gambiarras elétricas – Cabo decapado em derivação de tomadas

Gambiarras elétricas, nunca faça.

Gambiarra elétrica, derivação de tomadas.

Outra gambiarra que infelizmente é muito comum é o uso do cabo decapado para fazer derivações diretas das tomadas, ou seja, o responsável por tal atividade não usou um jumper ou não realizou a derivação direto dos cabos.

A chance dessa gambiarra causar um curto-circuito é muito alta, ainda mais quando tem alguns fios quebrados que deixam as pontas no condutor. Como podemos observar, nessa mesma imagem existe um outro erro absurdo, que é o uso de fita crepe para fazer a isolação dos cabos.

Gambiarras elétricas – Tomada no chuveiro

Gambiarras elétricas, nunca faça.

Gambiarra elétrica, tomada no chuveiro.

Essa gambiarra é muito polêmica entre os profissionais da elétrica, que é o uso de tomada para ligar chuveiro elétrico.

A norma é bem clara em relação a esta prática, proibida por diversos motivos, sendo que o principal motivo é a sobrecarga que causa aquecimento e derretimento dos cabos, do plugues e da tomada. Para verificar esta informação basta consultar a norma NBR-5410 no item 9.5.2.3.

Apesar de desta proibição, ainda existem muitos eletricistas que teimam e dizem que é possível, pois eles afirmam que é apenas um exagero da norma. Muitos se preocupam apenas com a potência que as tomadas precisam suportar, mas os riscos vão muito além disso!

Finalizamos mais um artigo, caso tenha alguma curiosidade situação que tenha presenciado uma gambiarra elétrica deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)