Fazer a instalação de um chuveiro elétrico é relativamente simples, afinal são apenas três cabos para ligar, não é mesmo? Embora a instalação seja aparentemente simples, não se engane, porque existem outros fatores fundamentais que devemos nos preocupar ao fazer a instalação de um chuveiro elétrico, portanto devemos fazer algumas perguntas importantes, como por exemplo qual disjuntor para chuveiro? Chuveiro 127V ou chuveiro 220V? Qual conector para chuveiro? Qual cabo usar para o chuveiro? O que fazer quando não tem aterramento?

Responder essas e outras perguntas são fundamentais para uma instalação adequada e segura, para que não haja problemas com a instalação e coloque vidas em risco. Pensando nos riscos de instalar ou trocar um chuveiro, iremos esclarecer essas e outras dúvidas sobre a forma correta para instalar chuveiro, além de mostrar passo a passo como instalar um chuveiro.

Chuveiro 127V ou 220V?

Antes de instalar qualquer chuveiro elétrico é preciso saber qual a sua tensão de alimentação, se é 127V ou 220V. Essa informação depende basicamente de dois fatores, que é a disponibilidade da concessionária de sua região e da instalação de sua residência. Instalar um chuveiro que não seja compatível com a instalação causará o mal funcionamento do chuveiro ou queimá-lo, portanto use um multímetro para identificar qual é a tensão.

É importante destacar, que é muito comum algumas pessoas pensarem que 220V economiza energia elétrica, quando na verdade isso não interfere em nada com relação ao consumo de energia elétrica.

Dicas de instalação de chuveiro.

Como instalar chuveiro um elétrico?

Qual disjuntor para chuveiro?

Os disjuntores são dispositivos de proteção projetados para suportar uma determinada corrente elétrica, caso ocorra um curto circuito ou uma sobrecarga o disjuntor irá interromper o circuito. Portanto se o disjuntor for mal dimensionado, muitos problemas podem surgir, sendo o mais comum deles o disjuntor desarmando.

Devemos escolher um disjuntor com a curva correta, e sua corrente deve estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro elétrico, as causas mais comuns de problemas com disjuntor é trocar para um chuveiro de maior potência e redimensionar o chuveiro e os cabos elétricos deste circuito.

Para ficar mais claro em relação ao dimensionamento do disjuntor para chuveiro, iremos usar como exemplo um chuveiro que dissipe uma potência máxima de 5500W, alimentado por uma tensão de 127V monofásico.

É muito simples para obter o valor do disjuntor, para isso basta dividir a potência máxima do chuveiro pela sua tensão de alimentação, dessa forma a corrente máxima que será exigida por este chuveiro é de aproximadamente 43A. Nesta situação devemos escolher o disjuntor de no mínimo 43A, nunca com valores menores e nem muito altos. Portanto o valor de seleção mais próximo para um disjuntor é de 50A.

Qual cabo usar para chuveiro?

Assim como um disjuntor dimensionado de forma incorreta, um condutor mal dimensionado resulta em diversos problemas, como por exemplo o derretimento dos condutores entre outros eventos ainda mais graves, quando combinados ao indevido dimensionamento do disjuntor.

Para o devido dimensionamento de cabos para o chuveiro, devemos levar em consideração a distância entre quadro de distribuição de circuitos (QDC) e o ponto onde será instalado o chuveiro, além de ser necessário verificar a corrente exigida pelo chuveiro.

Usando o exemplo anterior, os fabricantes exigem um cabo com a seção de no mínimo 10mm² para uma tensão de 127V, lembrando que a seção do cabo pode variar de acordo com a tensão, potência e distância entre chuveiro e o disjuntor.

Como instalar chuveiro?

Antes de instalar o chuveiro devemos desligar o disjuntor do chuveiro ou disjuntor geral, certifique que o circuito está desenergizado, usando uma chave de teste e garanta que ninguém irá religar o circuito acidentalmente, para isso recomendamos o uso de um cadeado.

Qual conector usar?

Faça a conexão dos cabos do chuveiro com os cabos da instalação usando conectores wago ou conectores de porcelana, aperte bem os parafusos do conector. Não recomendamos fazer emendas, pois causa um grande aquecimento neste ponto, causando maiores danos para a instalação.

Instalação do chuveiro

A instalação elétrica do chuveiro é bem simples, primeiro desencapamos os cabos da instalação e do chuveiro, com o auxílio de um alicate decapador. Em seguida conectamos os cabos de alimentação, sem restrição em relação aos cabos de fase e neutro, sendo que única restrição é em relação a conexão do cabo de aterramento, que é o cabo verde ou verde e amarelo do chuveiro. Veja o esquema de ligação na imagem abaixo.

Como instalar um chuveiro elétrico?

Esquema de instalação do chuveiro.

Onde conectar o cabo terra?

Onde ligar o cabo de aterramento do chuveiro é o que causa mais dúvidas no momento da instalação. Para instalações que possuem o cabo de aterramento a resposta é óbvia e simples, pois basta ligar o cabo de aterramento do chuveiro no cabo de aterramento da instalação.

Quando a instalação elétrica não possui cabo de aterramento é muito comum as pessoas cometerem erros, pois elas acabam conectando o cabo de aterramento do chuveiro junto com cabo neutro da instalação. Nesta situação a melhor opção é não usar o cabo de aterramento, não devemos conectá-lo ao cabo neutro da instalação, ou seja, basta deixar o cabo de aterramento isolado, fora de alcance e contrate um profissional capacitado para fazer o aterramento da instalação.

Observação

Antes de ligar o chuveiro, coloque o na posição desligado, em seguida abra todo o registro de água e deixe a água escorrer por um breve período de tempo, para que o chuveiro não queime, depois é só trocar a posição da chave para a de sua preferência, mas faça isso com o chuveiro desligado.

O vídeo abaixo mostra passo a passo como fazer instalação de um chuveiro elétrico da forma correta, esclarecendo as principais dúvidas no momento da instalação do chuveiro.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer como fazer a instalação de um chuveiro elétrico. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)