Chuveiro eletrônico, vantagens e desvantagens!

O chuveiro é um dos aparelhos elétricos que mais gasta energia nas residências, porém o seu uso é essencial! Você sabe qual é o melhor: chuveiro elétrico ou eletrônico? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica irá falar sobre o chuveiro eletrônico. Então vamos lá pessoal!

Há diversos tipos de chuveiros, sendo que os modelos mais populares no Brasil são os elétricos, também conhecidos como multitemperaturas. Mesmo assim, as duchas juntamente com os chuveiros eletrônicos vêm ganhando espaço nas casas.

Os chuveiros elétricos consistem basicamente em ligas metálicas e materiais plásticos, onde o seu funcionamento baseia-se em aplicar uma tensão elétrica sobre uma resistência.

Ao aplicar a tensão, há o surgimento de uma corrente elétrica. Conforme a Lei de Ohm, a corrente é proporcional a tensão aplicada e a constante de proporcionalidade, é denominada pela resistência. Ao ser circulada por uma corrente, a resistência aquece e dissipa a sua potência aumentando a temperatura da água.

Na imagem abaixo, podemos ver o circuito elétrico equivalente para um chuveiro elétrico.

 Resistência elétrica com seletor mecânico.

Circuito interno do chuveiro elétrico.

Todo chuveiro elétrico tem algum dispositivo para ajustar a temperatura da água. Os mais comuns possuem dispositivos mecânicos que selecionam contatos elétricos para ajustar o valor da resistência e consequentemente, ajustar a temperatura da água através da potência dissipada.

Você pode estar se perguntando: mas e o chuveiro eletrônico? É sobre ele que vamos falar agora!

Chuveiro eletrônico

O chuveiro eletrônico ou ducha eletrônica é uma versão mais moderna e ajustável do chuveiro elétrico. Assim como o modelo mais tradicional, o chuveiro eletrônico também precisa de eletricidade para funcionar, no entanto, oferece mais possibilidades na hora da utilização.

Com o avanço da eletrônica, o relativo baixo custo dos componentes eletrônicos e a busca por um conforto maior fez surgir a possibilidade da variação eletrônica da resistência equivalente do chuveiro elétrico.

O chuveiro eletrônico funciona modificando a resistência do chuveiro sem chave mecânica e com variações contínuas, permitindo também a variação da potência sem o ajuste da quantidade de água.

A variação eletrônica da resistência elétrica é obtida com o uso de um gradador! Ele é um circuito bastante simples, formado por dois tiristores conectados em antiparalelo ou apenas um tiristor, que nesse caso é um triac, que é um dispositivo formado por dois tiristores conectados em antiparalelo, que já vem encapsulado de fábrica.

Na imagem abaixo, podemos ver o circuito do gradador aplicado ao chuveiro elétrico.

Gradador aplicado ao chuveiro elétrico.

Circuito interno chuveiro eletrônico.

Observe que a resistência não possui derivações, pois a variação de seu valor será obtida através de um comando eletrônico.

Vantagens e desvantagens

A desvantagem do uso do gradador para acionamento de chuveiro elétrico é o fato do comando tradicional transformar uma carga naturalmente linear resistiva em uma carga não linear que gera harmônicas e deteriora o fator de potência. Apesar de muito útil, essas características mal utilizadas provocam consequências danosas ao sistema elétrico.

Caso não fosse utilizado o gradador, a distorção harmônica total seria nula e o fator de potência seria unitário, representando o caso ideal para uma resistência elétrica.

A maior vantagem do chuveiro eletrônico é a regulagem exata da temperatura da água, algo que não é possível no chuveiro elétrico tradicional. Além disso, o chuveiro eletrônico oferece uma segurança maior ao consumidor, visto que a sua temperatura pode ser ajustada enquanto o aparelho está ligado.

Outra vantagem é o fato da resistência do chuveiro eletrônico não queimar com tanta facilidade se comparada ao chuveiro elétrico! O chuveiro eletrônico não possui controle de temperatura mecânico, e isso contribui para que haja pouco desgaste na chave seletora, reduzindo as falhas nos contatos por causa da oxidação.

Qual chuveiro é mais econômico: elétrico ou eletrônico?

Após descobrir as principais diferenças entre os chuveiros elétricos e eletrônicos, provavelmente você vai concordar que os eletrônicos possuem mais vantagens! Porém, como o chuveiro é um dos principais equipamentos que aumentam o consumo de energia, é essencial pensar em como economizar na troca dele por um modelo melhor.

Um chuveiro elétrico funcionando com a temperatura mais quente, utilizará o máximo da sua potência. No modo verão, o consumo cai para 65%, e apenas no modo desligado não há consumo de energia!

Já o modelo eletrônico possui uma série de níveis intermediários, que podem trazer um consumo de potência menor, e consequentemente as contas de energia ficarão mais baratas!

Como escolher um bom chuveiro eletrônico?

Para escolher um bom chuveiro eletrônico é importante estar atento à alguns fatores! O Mundo da Elétrica separou os pontos que devem ser considerados, veja abaixo.

Forma de controle da temperatura

Uma das funcionalidades com mais diversidade no mercado de chuveiros eletrônicos é a forma de controle da temperatura! A mais comum delas é a haste encaixada na estrutura do chuveiro, além de botões, controle remoto e dimmers.

Estética do aparelho

A estética é um dos pontos que devem ser levados em conta antes de escolher o melhor aparelho, especialmente se você preza pela harmonia dos ambientes em sua casa. Há chuveiros eletrônicos com aparência clássica, designs modernos, bem como com opções de cores e funcionalidades diferentes!

Potência do chuveiro

Os chuveiros eletrônicos possuem uma potência que pode alcançar até 7800W. Os chuveiros de 7800W geralmente são os mais modernos que existem no mercado, contudo, é essencial estar atento ao custo-benefício!

Se você deseja aprender mais sobre chuveiros, nós recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica mostrando como instalar chuveiro elétrico!

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também. Você tem dúvidas, críticas ou sugestões? Escreva nos comentários para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário