Como trocar resistência de chuveiro?

Nas residências existem muitos aparelhos elétricos e é essencial que entendamos um pouco sobre cada um, tanto para evitar acidentes quanto para evitar gastos desnecessários! Pensando nisso, o Mundo da Elétrica irá te ensinar como trocar a resistência dos chuveiros elétricos. Então, vamos lá pessoal!

Antes de aprender como trocar a resistência do chuveiro, é importante entender os motivos que causam a sua queima. Então, como identificar se a resistência do chuveiro queimou e como evitar que isso aconteça recorrentemente!

Principais causas de chuveiro queimado

Entre os principais motivos estão os que se referem ao mau uso, que causa uma sobrecarga do chuveiro, além dos problemas referentes à eletricidade do local, como:

Entender sobre a queima do chuveiro é importante estar atento a essas possíveis causas, para evitar que elas ocorram regularmente!

Como saber se a resistência do chuveiro queimou?

Muitas vezes quando o chuveiro elétrico não esquenta a água, é porque a resistência está queimada. Então, é necessário trocar essa pecinha para que o equipamento volte a funcionar corretamente!

Você irá perceber que a resistência está queimada pela condição pelo visual da peça. Ela geralmente apresenta marcas escuras e rompimentos.

É importante lembrar que se a água estiver saindo gelada mesmo após a troca, então o problema é no chuveiro, que precisará ser trocado.

Como trocar resistência de chuveiro?

Para trocar a resistência é muito simples! Basta seguir os passos abaixo e você não terá nenhuma dificuldade.

Desligue o disjuntor

Desligue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral, visto que é um equipamento elétrico de muita potência e que possui um contato direto com a água.

É extremamente importante usar calçados de borracha, visto que eles não conduzem eletricidade e irão isolar seu corpo do solo. Caso seja necessário, seque o banheiro para não haver acidentes.

Abra o chuveiro

Caso seja necessário, utilize a chave de fenda para desmontar o chuveiro. Desconecte todo o chuveiro da fiação elétrica e trabalhe em uma mesa para facilitar toda a troca da resistência.

Para abrir o chuveiro, você deve desenroscar a tampa com os furos de saída de água. Em seguida, você deve desdobrar o fio do cabo de aterramento e retirar a tampa que retém a água.

Após fazer isso, será possível ver a resistência! Na imagem abaixo, vemos o diagrama do interior de um chuveiro.

Resistência de chuveiro elétrico.

Diagrama do interior de um chuveiro.

Limpe a câmara do chuveiro

Caso ache necessário, com uma escova e uma lixa, limpe a câmara do chuveiro dando uma atenção especial aos contatos e espalhador. Se houver alguns orifícios entupidos, utilize uma agulha ou alfinete.

Troque a resistência

Para trocar a resistência de chuveiro queimada, talvez você precise de um alicate. Utilize a mão ou alicate para retirar a resistência queimada!

Insira a nova peça na posição da anterior. Tire uma foto antes de trocar, para te ajudar a lembrar da posição da resistência! Na imagem abaixo, vemos um exemplo de resistência de chuveiro.

Exemplo de resistência para chuveiros.

Resistência de chuveiro elétrico.

Após isso, é só encaixar a resistência nova e fechar o chuveiro. É importante garantir que as espiras da resistência estejam bem afastadas uma das outras, justamente para que a resistência não venha queimar novamente!

Abra o chuveiro por alguns segundos

Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. A intenção é retirar o ar e encher a câmara do chuveiro com água, evitando que a nova resistência queime.

Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor. Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo, e se a água esquentar normalmente é um sinal de que o seu chuveiro estará pronto para uso.

Caso a água não esquente, desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro novamente.

Existem vários modelos de resistência de chuveiro, mas todos seguem o mesmo padrão, basta que você conecte corretamente os terminais de cada um!

Se ficou alguma dúvida, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um gostei!

Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! E caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário