Potência elétrica

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Todos nós já ouvimos alguma vez a palavra potência, talvez quando nos referimos ao motor do carro, ao dizer que um carro é mais potente que outro, seja para dizermos sobre a potência de um chuveiro elétrico é alta quando ele aquece muito ou que é baixa a potência quando ele aquece menos. Vamos então entender bem o que quer dizer potência elétrica.

A potência elétrica pode ser definido como o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica num período de tempo. Em termos mais simples é a conversão de energia elétrica em outra energia útil ao ser humanos. No caso do chuveiro, quanto maior potência elétrica, maior a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água.

Leia também

Nos equipamentos elétricos e eletrodomésticos a informação da potência é muito importante, primeiro pois ela é quem define o quão “forte” seu equipamento é em relação a outros modelos e em segundo pois é ele que nos da a informação para a devida instalação deste aparelho, como o cabo que será usado para ele ou até mesmo o disjuntor de proteção.

Para isso precisamos entender que a fórmula da potência é:

Cálculo da potência

Fórmula da potência elétrica

Com base nesta fórmula é que encontramos a corrente elétrica que este aparelho ou equipamento solicitará a rede para o seu funcionamento. Como a tensão do aparelho já e conhecida, através da fórmula encontramos a corrente elétrica. A corrente elétrica vai ser o fator determinador para a escolha do cabo e do disjuntor de proteção, já que estes são baseados pela corrente elétrica do equipamento.

A unidade da potência elétrica é o Watt, em homenagem a James Watt, inventor da maquia a vapor. Para demonstrar a força de sua maquina James utilizou a comparação com os cavalos que exerciam a força para mover os moinhos na ausência dos ventos. Desta comparação surgiu uma outra unidade que é o cavalo-vapor ou CV que equivalem a 735,5W, existem ainda o HP, uma sigla em inglês para horse-power, que equivale a 745,7W.

CV cavalo vapor

Cavalo Vapor

A unidade CV no brasil é muito utilizada para potência de motores, tanto elétricos quantos os de combustão, utilizado em automóveis, mas ela não é reconhecida pelo S.I. (sistema internacional).

Toda a parte de cálculo elétrico, em projetos de distribuição, referente a distribuição de circuitos é feito com base na potência a ser instalada e neste caso é muito importante o domínio da fórmula e dos cálculos que envolvam a potência elétrica.

Finalizando friso novamente a importância do conhecimento e domínio, para os eletricistas, da potência elétrica e dos cálculos que ela demanda.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

24 comentários para: “Potência elétrica”

  • Israel

    O conteúdo apresenta erros de português e não é preciso em suas informações.

    • Henrique Mattede

      Com relação aos erros foi solicitada uma correção. Qual informação não está precisa?

  • Nilson Santana

    E de grande clareza as informações, postada por essa equipe.

    Gosto muito.

    • Henrique Mattede

      Muito obrigado pelo reconhecimento :)

  • Pedro Paulo

    Muito bom, as informações claras e de muita ajuda! Obrigado

    • Henrique Mattede

      Por nada, precisando estamos por aqui.

  • Jorge Adriano

    Parabéns pelo site. Obrigado pelas informações.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu! Sempre a disposição Jorge@

  • José Augusto

    Pessoal sou iniciante na área, está sendo pra mim uma nova descoberta.com 48anos de idade, estou aprendendo muito com vocês, parabéns.

    • José Augusto

      Quero me tornar um dos melhores profissional na elétrica, conto com ajuda de vocês, os vídeos tão me ajudando muito parabéns a equipe mundo dá elétrica.

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Valeu José! Sucesso pra você!

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais!

  • Nedicio

    As aulas são muito boas e agente entende facilmente. Você tem uma didática excelente. É Isso. Obrigado

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado!

  • Carlos Brito

    Henrique meu caro,
    Se manter este ritmo firme de estudo, você será DOUTOR antes de ser engenheiro,
    Um engenheiro com 40(quarenta) anos de formado em Brasília, que figura como respeitável nesta área, passa mas de duas horas por dia vendo seus videos no You Tube.
    Como diz um amigo meu, “que Deus o acompanhe e não o desampare, pois seus caminhos são firmes e retos”.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Carlos por nos prestigiar! Valeu demais da conta =)

  • Clodoaldo Pereira Paulino de Sousa

    Muito boas as aulas, numa linguagem bem clara e informações muito precisas. A equipe está de parabéns.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Clodoaldo, muito obrigado pela mensagem!

  • Marçal Bracht

    Bem esclarecido como sempre

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais Marçal!

  • Samuel Chipapa

    Adorei, me foi útil…

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom Samuel!

  • Emanuel

    Estou usando algumas informações deste artigo em meu tcc, e gostaria de saber o dia, mês e ano dessa publicação pois é necessário para referencia-la. Desde já agradeço!

    • Daniel Marlon

      Olá Emanuel, este artigo foi publicado no dia 31 de Maio de 2014. Boa sorte no seu TCC!