Aprenda como converter CV para KW!

É muito comum ao estudarmos circuitos elétricos, nos depararmos com diferentes unidades de potência, mas você sabe qual a diferença entre elas? Sabe como transformar CV em watts? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar a converter essas unidades. Então, vamos lá pessoal!

As unidades de medida foram surgindo e mudando de acordo com a sociedade e as suas necessidades, e por isso uma única medida pode ser calculada usando vários referenciais. Se pensarmos no tempo, por exemplo, é possível medi-lo usando como parâmetro: segundos, minutos, horas, dias e até mesmo semanas.

Por isso, é de extrema importância saber como transformar e transitar uma medida entres as diversas unidades que ela possui!

Unidades de potência

A potência pode ser entendida como a quantidade de energia convertida ao longo do tempo, ou seja, ela é a taxa de conversão de energia em função do tempo.

As unidades mais usuais na medição de potência são o watt (W), o horse-power (HP) e o cavalo-vapor (CV).

A unidade padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) é o watt, definido pela Organização Internacional para Normatização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.

Apesar do watt ser a unidade padrão, no Brasil, a maioria das marcas, independentemente da origem, colocam nas fichas técnicas a potência descrita em cavalo-vapor. Por isso, é importante saber converter CV em W!

É importante ressaltar que é muito comum encontrarmos a potência elétrica escrita acompanhada do prefixo quilo, como kW (quilowatt), que equivale a 1000 W! Isso ocorre pois, em geral, é normal trabalharmos com grandes potências!

Todas essas medidas são formas de calcular a potência elétrica, mas apesar de buscarem o mesmo resultado, possuem referenciais diferentes, e fazer o uso indevido delas pode causar muitos problemas.

Cavalo-vapor

A capacidade CV é a indicação da quantidade de trabalho que o motor é capaz de realizar em um determinado tempo.

O termo cavalos de potência foi inventado pelo engenheiro escocês James Watt, que ficou famoso por seu trabalho em melhorar o desempenho de motores a vapor. Na década de 1780, Watt criou um motor a vapor muito superior ao Newcomen, motor clássico muito comercializado na época.

Por isso, foi necessário encontrar uma nova unidade de medida! Ele usou como referência a força de cavalos, pois seria mais compreensível para o público, que já estava familiarizado com cavalos, entender o desempenho do motor.

1 CV pode ser entendido como a potência necessária para elevar a altura de um metro, em um segundo, uma carga de 75kg.

Quilowatt

A capacidade W (watt) é a indicação da quantidade de potência ativa que é consumida em um determinado tempo.

A potência ativa é a potência que de fato é transferida para a carga e usada para realizar trabalhos, sejam eles movimento, calor, emissão de luz e vários outros.

Como transformar CV em kW

Para transformar CV em kW é muito simples! É necessário apenas multiplicar o valor em CV por 0,73551, aproximadamente 0,74, para encontrar o valor em kW.

Como transformar CV em kW.

Como converter de CV para kW.

Exemplo de conversão

Na imagem abaixo, o Mundo da Elétrica separou alguns exemplos de cálculos de conversão de cavalo-vapor para quilowatts, veja como é fácil!

Como transformar CV em kW.

Exemplo de conversão de CV para kW.

Como transformar kW em CV

Já para converter quilowatt em cavalo-vapor, basta multiplicar o kW por 1,35962, aproximadamente 1,36, para encontrar o valor em CV.

Como transformar CV em kW.

Como converter de kW para CV.

Exemplo de conversão

Na imagem abaixo, é possível ver alguns exemplos de cálculos para a conversão de quilowatt para cavalo vapor.

Como transformar CV em kW.

Exemplo de conversão de kW para CV.

Se você deseja aprender mais sobre potência elétrica, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um like!

Convidamos você para se inscrever no canal do Mundo da Elétrica no YouTube, pois sempre postamos conteúdos importantes sobre eletricidade. Além disso, continue nos acompanhando no nosso site para que você possa aprender mais.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse assunto, você pode deixar o seu comentário abaixo que iremos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário