Aprenda como converter BTU em watts!

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Apesar de se tratar de apenas uma grandeza, uma unidade de medida pode variar de acordo com cada aplicação, por isso, saber realizar as conversões entre as unidades é essencial. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como converter de BTU para Watts. Então, vamos lá pessoal!

As unidades de medida foram surgindo e mudando de acordo com a sociedade e as suas necessidades, então uma única medida pode ser calculada usando vários referenciais.

A potência elétrica é a grandeza física que pode ser definida como todo o trabalho desenvolvido por uma corrente elétrica em um determinado período de tempo!

Existem diversas unidades de potência para diferentes aplicações. No caso dos motores de automóveis, temos o CV e o HP, que correspondem a uma determinada quantidade de Watts. No caso das máquinas térmicas temos a Kcal/h, já nos aparelhos de refrigeração temos o BTU.

O que é o BTU?

BTU é uma sigla que significa British Thermal Unit, ela é a unidade de medida oficial do sistema inglês para mensurar a potência de refrigeração de um determinado aparelho.

Com a expansão das máquinas pelo mundo, oriundas da Inglaterra e dos EUA, convencionou-se utilizar essa unidade para medir a potência de aparelhos de ar-condicionado, câmaras frigoríficas e refrigeradores em geral.

É possível converter o BTU para KW, HP, CV ou qualquer outra unidade de potência desejada, bastando obter o coeficiente que relaciona a unidade desejada com o BTU.

O BTU é famoso por ser a unidade de medida de potência de aparelhos de refrigeração, porém todo o consumo energético é medido em Watts e kWh.

Portanto, é necessário aprender como converter as unidades para o correto dimensionamento das instalações, e também para medir o consumo de energia com a utilização dos aparelhos.

Como converter BTU para watts?

O termo EER, Energy Efficiency Ratio ou índice de eficiência de energia em português, é a relação entre a capacidade de refrigeração de um ar-condicionado em BTUs por hora, e a entrada de energia elétrica total em Watts em determinados testes especificados. Quanto mais alto for o EER, mais eficiente é o aparelho de ar condicionado!

Já a sigla COP, Coefficient Of Performance ou coeficiente de desempenho em português, representa a relação entre a energia térmica fornecida por uma bomba de calor e a energia elétrica consumida pelo sistema. Assim como o EER, quanto maior for o COP, mais eficiente é o equipamento.

Tanto o EER quanto o COP são índices que indicam o nível de eficiência de um aparelho de ar condicionado!

Fazer a conversão BTU para watts é muito simples e pode ser feita em alguns passos, são eles:

O resultado é a potência elétrica em watts. Na imagem abaixo, é possível observar a relação utilizada para converter BTU em watts.

Aprenda fazer conversão BTU para watts.

Como converter btu em watts.

Qual a utilidade de se converter BTU para watts?

Há duas utilidades principais para a conversão de BTU para watts!

A primeira delas é a possibilidade de se somar a potência do aparelho de ar-condicionado com as potências dos demais aparelhos do imóvel, possibilitando o dimensionamento da potência total a ser consumida pela rede interna.

A segunda utilidade e mais importante de todas, é a possibilidade de se saber quanto custará a utilização do aparelho de ar-condicionado, uma vez que a companhia de energia elétrica realiza a cobrança por kWh e não por BTUs.

Exemplo de conversão

Considerando um aparelho de ar-condicionado com a potência indicada de 12.000 BTUs e com um índice de eficiência de energia de 3,20, a potência em Watts será 1098,75W. Veja os cálculos na imagem abaixo.

Aprenda fazer conversão BTU para watts.

Como converter btu em watts.

É possível encontrar na internet a tabela de potência de ar-condicionado em watts, mas é importante conferir se as equivalências estão certas. Com esse artigo do Mundo da Elétrica ficou fácil não é mesmo?

Para aprender ainda mais como realizar a conversão BTU para watts, recomendamos que você assista o vídeo abaixo!

Gostou desse artigo e quer nos ajudar? Compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Nos siga nas rede sociais e se inscreva no canal do YouTube, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário