Aprenda como converter kVA em amperes

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Ao trabalhar com eletricidade, é comum encontrar diversas grandezas e saber transformá-las, bem como manipulá-las é essencial para um profissional qualificado. Pensando nisso, no artigo de hoje o Mundo da Elétrica vai te ensinar como fazer conversão de kVA para amperes. Então, vamos lá pessoal!

O que é kVA?

A sigla kVA específica o termo “quilovolt-ampere”, sendo uma unidade de medida equivalente ao volt-ampere (VA). O volt-ampere é uma unidade de potência aparente!

Para que não sabe, a potência aparente é toda a potência disponibilizada pela concessionária de energia para a instalação elétrica.

É importante salientar que um (1) kVA equivale à 1000VA, ou seja, é o mesmo que 1×10³ volt-amperes.

O que é amperes?

O termo “ampere”, que também pode ser descrito pela sigla “A”, é a unidade de medida reconhecida pelo Sistema Internacional (SI) que descreve a corrente elétrica de um determinado circuito.

A corrente elétrica por definição é o movimento ordenado das cargas elétricas dentro de algum condutor por determinado tempo. A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas que atravessam uma seção determinada de um condutor, e o intervalo de tempo no qual essa seção é atravessada.

Esse nome bastante peculiar foi concedido à unidade de medida como uma homenagem a André-Marie Ampère, que foi o físico francês responsável por descobrir essa unidade.

Como converter kVA em ampere?

Como foi citado acima, o kVA é uma unidade de medida de potência elétrica e o ampere é uma unidade de medida de corrente elétrica, por isso, não há como fazer a conversão entre as unidades.

Entretanto, é possível realizar cálculos matemáticos para transitar entre as unidades!

A “conversão” de kVA para ampere é feita utilizando fórmulas simples.

Contudo, vale destacar que é essencial observar qual o tipo de sistema elétrico utilizado, ou seja, se ele é monofásico ou trifásico.

Monofásico

A fórmula utilizada para converter kVA para amperes no sistema monofásico pode ser vista na imagem abaixo.

Conversão de unidade de potência para corrente.

Como converter kVA em amperes.

Nesse caso, tudo que você precisará fazer é multiplicar o valor em kVA pela constante de número 1.000. Logo após, o resultado ainda deverá ser dividido pela tensão.

Feito isso, você terá o valor em kVA convertido para ampere.

Trifásico

Veja na imagem abaixo a fórmula utilizada para converter kVA para ampere no sistema trifásico.

Conversão de unidade de potência para corrente.

Como converter kVA em amperes.

Sendo assim, você deverá começar multiplicando o valor em kVA por 1000, logo após, deverá multiplicar o número 1,73 pelo valor da tensão. O resultado da primeira multiplicação será dividido pelo resultado da segunda.

Por fim, o valor da divisão será o resultado da conversão de kVA para ampere no sistema trifásico.

Nas imagens acima, é possível ver que as fórmulas para converter kVA para amperes são, em geral, bem simples. No entanto, se ainda tem dúvidas, recomendamos que acesse outros artigos do Mundo da Elétrica sobre potência e tensão para aprender ainda mais!

Gostou desse artigo e quer aprender sobre os tipos de potência elétrica? Recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Munda da Elétrica, aproveite e deixe um gostei!

Nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender cada vez mais.

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário