Quais são as principais grandezas elétricas? Neste artigo vamos falar o que é tensão, corrente, resistência e potência elétrica. Entenda quais são as suas unidades de medida, e como cada uma dessa grandezas se comportam no circuito em série ou em paralelo. Vamos lá pessoal!

O que é corrente elétrica?

A corrente elétrica é caracterizada como o fluxo ordenado de cargas elétricas, ou seja, elas se movem de forma orientada. Ela é uma das grandezas fundamentais da Física, porque sem a corrente elétrica, nenhum aparelho elétrico ou eletrônico iria funcionar!

Como surge o movimento das cargas?

Os elétrons livres são estimulados a se mover pelo condutor, gerando a corrente elétrica. Isso acontece por causa da diferença de potencial elétrico estabelecida entre as pontas do condutor.

A diferença de potencial elétrico de um condutor, é estabelecida a partir de um campo elétrico que atravessa aquele determinado material, formando níveis diferentes de energia potencial, resultando na tensão necessária para gerar o movimento das cargas elétricas.

O que é potência, corrente, resistência e tensão?

Conheça e entenda quais são as principais grandezas elétricas!

O que é potência elétrica?

A definição de potência elétrica basicamente é a velocidade com que o equipamento converte a energia elétrica em trabalho. Caso você não saiba, o watt (W) é a unidade de potência no sistema internacional de medidas.

Nos equipamentos elétricos, a potência indica qual a quantidade de energia elétrica que é transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo. O micro-ondas por exemplo, precisa de uma determinada quantidade de watts (potência), para gerar o trabalho, que no caso deste equipamento é o aquecimento.

O que é resistência elétrica?

resistência elétrica é caracterizada como a capacidade de um corpo se opor à passagem da corrente elétrica. Entenda que a resistência elétrica pode variar de acordo com a largura, comprimento, condições ambientais e natureza do material do condutor.

Aqui no Mundo da elétrica já falamos sobre a resistência elétrica, e explicamos como a temperatura pode interferir na resistência elétrica de um condutor. No sistema internacional, a unidade de medida da resistência é Ohm, que é uma homenagem ao alemão George Simon Ohm.

O que é tensão elétrica?

A tensão elétrica é caracterizada como uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. Resumidamente, podemos dizer que a tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.

Saiba que a diferença de potencial pode representar uma fonte de energia (força eletromotriz). E também pode representar uma perda de energia ou armazenamento (queda de tensão).

  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. A pilha é um grande exemplo de funcionamento com tensão contínua, porque a polaridade da pilha sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – No caso da tensão alternada, a polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência. Na tomada, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a polaridade desta tensão alterna 60 vezes por segundo.

Grandezas elétricas: Unidades de medida

O Sistema Internacional (SI) também define as unidades de medida para essas grandezas elétricas, que são:

  • Tensão = Volts (V)
  • Corrente = Ampere (A)
  • Potência = Watt (W)
  • Resistência = Ohm (Ω)

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, você pode ver muito mais dicas e informações sobre as grandezas elétricas, vale a pena conferir.

Grandezas elétricas: Fórmulas básicas

As duas principais fórmulas relacionadas às grandezas elétricas são:

  • P = V * I – A potência pode ser encontrada através da fórmula. Potência é igual a tensão multiplicada pela corrente.
  • V = R*I – A tensão pode ser encontrada através da fórmula. Tensão é igual a resistência multiplicada pela corrente.

A partir destas fórmulas, você pode manipular as variáveis e chegar à outras fórmulas que também são importantes. Ao manipular as variáveis, você encontra as fórmulas das outras grandezas elétricas como por exemplo, (V=P/I) que é Tensão é igual a potência dividida pela corrente.

Se tiver ficado alguma dúvida sobre essas grandezas elétricas, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)