Primeira lei de ohm – Conceito e fórmulas
Atualmente, a Lei de Ohm é considerada uma das leis mais importantes sobre a eletricidade e é, sem dúvidas, a fórmula mais utilizada nos cálculos elétricos! Por isso, o Mundo da Elétrica vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre ela no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!
Primeira Lei de Ohm
George Simon Ohm foi um físico e matemático, estudante da universidade de Erlangen, na Bavária. Ele realizou experiências para chegar ao conceito que temos hoje sobre a resistência e a resistividade elétrica!
Leia também
Em 1827, Ohm formulou um enunciado que envolvia, além dessas grandezas, a diferença de potencial: “A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência do circuito”. Esse enunciado ficou conhecido como Lei de Ohm!
A Lei de Ohm estabelece as três principais grandezas elétricas e suas relações, sendo elas: tensão, corrente e resistência elétrica. Temos que:
- V = Tensão elétrica, unidade Volt (V é a letra que representa a unidade)
- I = Corrente elétrica, unidade Ampère (A é a letra que representa a unidade)
- R = Resistência elétrica, unidade Ohm (Ω é a letra grega que representa a unidade)
Para formular esse enunciado, Ohm foi guiado na investigação por uma analogia com o movimento de fluidos em tubos!
Ele comparou a intensidade da corrente elétrica que se desloca através de um fio com o fluxo da água ao longo de um tubo, que vai de um depósito situado a uma altura superior até outro situado a uma altura inferior. A quantidade de água que flui pelo tubo por unidade de tempo, equivale à intensidade da corrente elétrica!
Em vez da diferença de alturas entre os níveis da água de um depósito para o outro, utiliza-se a diferença de potencial, aplicada às extremidades do condutor. A resistência à passagem do líquido no interior do tubo equivale à resistência elétrica do fio.
Com base nessas analogias, Ohm supôs que a intensidade da corrente elétrica é dada pelo quociente entre a diferença de potencial e a resistência elétrica do condutor. Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da primeira Lei de Ohm.
Para testar essa hipótese, Ohm mediu a corrente elétrica que percorria um condutor em função da diferença de potencial (d.d.p.) que se estabelecia entre os seus extremos. Os resultados que obteve confirmaram a sua suposição!
Ele estabeleceu, portanto, que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica num condutor é igual à resistência elétrica desse condutor!
Segunda Lei de Ohm
Além de descobrir a relação entre a intensidade da corrente elétrica num condutor, a diferença de potencial entre os seus extremos e a sua resistência, Ohm constatou também, ainda em acordo com a sua analogia hidráulica, que a resistência de um condutor depende do seu comprimento e espessura.
Ele verificou que a resistência é proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional à área da sua secção transversal, sendo a constante de proporcionalidade uma caraterística do condutor, chamada resistividade! Na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da segunda Lei de Ohm.
É importante salientar que há materiais que conduzem a eletricidade sem satisfazerem a lei de Ohm! Os condutores que satisfazem a lei de Ohm, designam-se por condutores ôhmicos, já os condutores que não satisfazem a lei de Ohm, designam-se por condutores não ôhmicos.
Na imagem abaixo, é possível ver os gráficos desses condutores.
Os metais são bons exemplos de condutores ôhmicos. Como exemplo de condutores não ôhmicos, há alguns dispositivos semicondutores, como os diodos e os transístores.
Outro ponto importante na aplicação da Lei de Ohm, é a distinção entre corrente contínua (C.C. ou D.C.) e corrente alternada (C.A. ou A.C.), uma vez que, em circuitos fornecidos por corrente alternada, podem ocorrer quedas de potencial relevantes também em indutâncias e condensadores!
Para aprender mais sobre a Lei de Ohm, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!
Para aprender mais sobre eletricidade, nos acompanhe também nas redes sociais! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Circuito elétrico em paralelo! Como identificar e calcular?
Principais características da corrente elétrica!
Como calcular queda de tensão nos condutores?
Eletricidade básica, tudo que precisa saber!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.