Você sabe qual é o material no qual sem ele não é possível fazer uma instalação elétrica? Se respondeu condutor elétrico você acertou! Mas você sabe mesmo o que são condutores elétricos? E isolante elétrico? Sabe como funcionam ou quais são os seus tipos? Se não, este artigo é para você! Se sim, este artigo também é para você porque vamos explicar o que são condutores elétricos e isolantes, como funciona um condutor e vamos falar quais são os tipos de condutores elétricos, vamos lá pessoal!

Condutores Elétricos: O que são?

Um condutor elétrico é um material que oferece uma baixa resistência elétrica e possibilita com facilidade a passagem da corrente elétrica ao longo de si.

Em sua estrutura os elétrons livres possuem uma ligação bem fraca com o núcleo atômico, o que facilita muito para os elétrons se espalharem e se moverem desordenadamente, Ao aplicar uma diferença de potencial (tensão elétrica) o movimento dos elétrons é impulsionado e ordenado, o que acaba gerando uma corrente elétrica que vai se mover ao longo do condutor.

O que são condutores?

Veja o que tudo sobre Condutores Elétricos!

Tipos de Condutores

Apesar do que muitos pensam, os condutores não são somente sólidos! Os materiais condutores elétricos possuem três tipos, os condutores sólidos, os condutores líquidos e os condutores gasosos.

Condutores Sólidos

Também conhecidos como condutores metálicos, os condutores sólidos possuem em suas estruturas os elétrons livres, e por esses elétrons não terem uma conexão forte com o núcleo, o resultado é uma condução de energia veloz porque os metais doam elétrons facilmente.

Condutores Gasosos

Também conhecidos como condutores de terceira classe ou de terceira categoria, os condutores gasosos têm como portadores de cargas os íons positivos que são tecnicamente conhecidos como cátion, e os íons negativos que são tecnicamente conhecidos como ânions. A produção de energia ocorre quando os cátions e os ânions se colidem.

Condutores Líquidos

Também conhecidos como condutores eletrolíticos, os condutores líquidos geram corrente elétrica quando os íons positivos que são tecnicamente conhecidos como cátions e os íons negativos que são tecnicamente conhecidos como ânions percorrem sentidos discordantes, ou seja, criam nesse movimento uma dissolução iônica.

Exemplos de Condutores Elétricos

Podem ser descritos como condutores os seguintes elementos e materiais abaixo:

  • Em estado gasoso: Quaisquer gases ionizados.
  • Em estado sólido: Cobre, alumínio, ouro, prata, magnésio, mercúrio (apesar de na maioria das vezes estar em estado líquido, é um metal), chumbo, lítio e outros.
  • Em estado líquido: Sódio, potássio, cálcio e outros. (Geralmente são dissolvidos em água).

O que é isolante térmico e isolante elétrico?

Material Isolante O que é?

Veja o que são Materiais Isolantes!

Os isolantes elétricos são materiais que oferecem uma alta resistência e dificultam bastante a passagem da corrente elétrica. Devido à sua estrutura com os elétrons fortemente ligados ao núcleo atômico, o número de elétrons livres do material isolante é baixíssimo e o espaço para a movimentação de elétrons é bem reduzido.

Os isolantes elétricos são muito usados para impedir a passagem de corrente ou para evitar a fuga da corrente elétrica em um cabo condutor.

Os isolantes térmicos são materiais que oferecem uma alta resistência à passagem de temperatura. Como em sua estrutura os elétrons são fortemente ligados ao núcleo atômico, eles não têm como se movimentar e colidir com os demais para transmitir uma temperatura.

Os isolantes térmicos são muito usados para produzir garrafas ou objetos térmicos, mas também são usados em cabos condutores, pois aumentam a resistência ao calor gerado pela passagem de corrente.

Formação de Cabo Condutor.

Veja como é Cabo Condutor!

Exemplos de materiais isolantes

São exemplos de isolantes térmicos e elétricos os elementos e materiais abaixo:

  • Isolante elétrico: Cerâmica, vidro, borracha, plástico, óleo, gases não ionizados, isopor, madeira, acrílico e outros.
  • Isolante térmico: Madeira, ar, neoprene, isopor, lã de vidro, cerâmica, terra e outros.

Você acha que água conduz eletricidade? Caso queira descobrir e ver o teste real, confira o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e fique por dentro dessa curiosidade!

Condutores é um vasto assunto a se tratar não é mesmo? Esperamos que este artigo tenha ficado fácil de entender e solucionar possíveis dúvidas sobre o assunto, mas caso haja alguma dúvida deixe nos comentários que vamos te responder! Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para acessar mais artigos como este.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)