Uma duvida recorrente tanto de consumidores quanto de eletricistas é sobre o consumo de energia elétrica e como diminuir os valores das contas de luz. Mas antes de eu sair dando dicas do que fazer para economizar em nossas contas de luz precisamos entender alguns conceitos.

O Maior inimigo da conta de luz é o aquecimento. Mas não é qualquer aquecimento e sim o aquecimento prejudicial. o aquecimento nas instalações elétricas residenciais sé da pelo atrito dos elétrons ao transitar pelos materiais condutores (como os cabos de cobre). Todo material oferece uma oposição a passagem de corrente elétrica, esta oposição é chamada de resistência elétrica e neste caso todo condutor por onde passa uma corrente elétrica tem um aquecimento devido a esta resistência.

Economia de energia elétrica

Poupando com economia de energia elétrica

O aquecimento pode ser benéfico em alguns casos como no caso dos chuveiros elétricos, onde uma resistência especifica é aplicada a um material dentro do chuveiro que devida a passagem de corrente elétrica faz esquentar a água que flui por este chuveiro. Mas existem casos que este aquecimento não é desejável e desta maneira um desperdício de energia elétrica.

Quando mudamos algumas características dos condutores eles passam a apresentar um aquecimento devido a uma modificação de sua resistência, nos cabos isso acontece quando mudamos o tipo de material de que o condutor é feito, quando mudamos sua espessura (seção) ou quando mudamos o comprimento deste cabo.

Neste caso a primeira dica sobre economia de energia é: Adeque os cabos de sua casa para que estes não se aqueçam demais, cada cabo suporta um máximo de corrente elétrica se a quantidade de corrente elétrica presente neste cabo for superior a máxima a primeiro coisa a acontecer é uma aquecimento desnecessário e um gasto desnecessário de energia elétrica.

Adeque ainda os dispositivos de proteção de cada circuito (disjuntores) para que eles não permitam uma passagem de corrente elétrica maior do que a suportada pelos condutores.

Quando a instalação da casa for velha e a mesma não tiver passado por manutenção por um longo período, solicite que um eletricista capacitado faça a conferencias das emendas de cabo da instalação, a emenda é um ponto que devido a sua característica apresenta aquecimento, se mal feito pode reapresentar um gasto de energia desnecessário.

Emenda de chuveiro danificada

Emendas são pontos de aquecimento e devem ter especial atenção

Diminua o uso de eletrodomésticos que tenham a função de aquecimento, como por exemplo, chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, mixteiras elétricas, secadores de cabelo, chapinhas de cabelo.

Resistência de chuveiro elétricos

Resistência de aquecimento para chuveiro

O cobre com o passar do tempo e com aquecimento maior do que o necessário acaba perdendo algumas de suas características naturais de condução elétrica por esse mesmo motivo uma instalação muito velha tende a ter um gasto maior de eletricidade devido a este desgaste. Vale a pena solicitar a análise de um bom técnico ou eletricista experiente quanto a qualidade de sua instalação

E por ultimo e não menos importante, se caso você ainda possua em sua casa lâmpadas do tipo incandescentes troque-as imediatamente por lâmpadas do tipo fluorescente, estas possuem uma economia real de 80% no gasto de energia elétrica para a mesma quantidade de iluminação incandescente.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

28 comentários para “Como economizar na conta de luz?”

  1. Sebastião Rosa

    A área elétrica é muito vasta, cada dia você se depara com uma situação diferente.
    Por isso você tem que estar sempre se aperfeiçoando.
    Hoje estava com duvida na instalação de Relê, a duvida foi solucionada graças ao Mundo da Elétrica.

    Muito obrigado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito obrigado pela mensagem e ficamos muito contentes em ajudar.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
  2. Manoel

    Muito bom estes esclarecimentos.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, fico contente que tenha gostado.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  3. José Geraldo

    Muito bom o artigo.
    Valeu

    Responder
    • Henrique Mattede

      Agradeço muito pelo apoio e pela mensagem.

      Responder
  4. Daniel Oliveira

    Sou seu fã Henrique Mattede no youtube, assisto todos os seus videos, cada vídeo que assisto vou aprendendo mais sobre elétrica, obrigado por você fazer o MUNDO DA ELÉTRICA.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Que bom. Obrigado, fico muito feliz em ajudar.

      Responder
  5. Edemiltom

    Boa tarde gostaria de saber como testar um motor monofásico sem usar o capacitor?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Se este motor for um modelo que necessite de capacitor para partida não será possível partir sem o capacitor.

      Responder
  6. Isac Sábado

    Fico muito feliz a todos momentos que busco conhecimentos sobre eletrecidadade na Munda da Eléctrica. E gostaria um dia fazer parte dessa equipa. Eu amo eletrecidade.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Você já faz parte desta equipe :)
      Obrigado pela mensagem.

      Responder
  7. Gelson

    Eu não consigo entender essa coisa de condutor com bitola inferior a demanda aumentar consumo de energia. Se o condutor esta em série com o receptor, logo a resistencia de ambos se associa em série e isso não tem como aumentar o consumo, pois aumentando a resistencia não se diminui a potencia?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Um cabo fino ira esquentar para tentar entregar a quantidade de corrente que a carga solicita, este aquecimento é gasto de energia, exemplo chuveiro que é uma das cargas que mais consomem em um residência e trabalha puramente com aquecimento.

      Responder
  8. Jair Paulo

    Sou seu fã gosto muito de seus vídeos. Mas agora tenho uma duvida como eu sei diferenciar fase neutro e terra na instalação de um chuveiro 127v sendo que os fio são das mesma cores

    Responder
    • Henrique Mattede

      Vou fazer um vídeo explicando como fazer.

      Responder
  9. Diano Luis dos Santos

    Gostei do assunto porque gosto de aprender sobre ele

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Não deixe de se inscrever em nosso canal para sempre aprender mais.

      Responder
  10. Elizama Alves Flores

    Gostaria de saber qual o melhor fio par trazer para dentro de casa

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Dê continuidade ao cabo utilizado pelo concessionária para alimentar seu padrão de energia.

      Responder
  11. José

    Prezados!
    Se no manual do proprietário do apartamento diz que não tem resistência para o uso de chuveiro o que eu posso fazer?
    Será que terei que trocar toda fiação ou será pelo fato de não aterramento na tomada do banheiro mas sendo isso fica fácil puxar.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Não compreendi muito bem sua pergunta.

      Responder
  12. Michelle

    Boa dica nos ajuda muito,.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado, fico contente em saber que estamos sendo claro no ensinamento.

      Responder
  13. Marcos

    Gostei, se possível gostaria de receber todos os conteúdos, desde já os meus agradecimento pela vossa atenção. O trabalho de vocês é fundamental para o mundo dos eletricistas e da elétrica.

    Responder
  14. Bat Fino

    Realmente o campo na área de elétrica é extenso e requer muito conhecimento. Tenho através do mundo da elétrica adquirido vasto conhecimento. Parabéns ao seu criador. E como referência indico sempre você.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Bat fino por nos prestigiar!

      Responder