Sabia que quando um fio elétrico está muito quente ele consome mais energia elétrica? Já imaginou que isso pode ser a razão do aumento na sua conta de energia? É isso que vamos mostrar neste artigo. Então, vamos lá pessoal.

Fio quente gasta mais?

Toda vez que um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica muda, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, isto é, a resistência do cabo aumenta.

Para tirarmos as devidas conclusão resolvemos realizar um teste com um fio de 2,5mm² , que suporta uma corrente elétrica de aproximadamente 24A  e neste teste vamos submeter o fio à uma corrente bem alta, para aquecer o fio simulando um cabo antigo ou recebendo uma corrente elétrica maior que a corrente nominal que o cabo suporta. Antes vamos medir a resistência do cabo com o multímetro, a resistência deste cabo é aproximadamente 0,1 ohms.

Medir a resistência do cabo com o multímetro.

Resistência norma do fio em condição normal.

Agora vamos ligar a nossa máquina de curto-circuito e observamos que o fio esquenta rapidamente e começa a ficar incandescente. Com o alicate amperímetro é possível ver que a corrente elétrica nesse cabo chega à mais de 200A, mas desligamos o circuito antes do fio se romper.

Corrente elétrica nesse cabo chega à mais de 200A.

O fio rapidamente esquenta e ficando incandescente, por não suporta a corrente elétrica.

Ao medir novamente a resistência do cabo observamos que aconteceu justamente o que esperávamos, um aumento muito alto da resistência do cabo, que foi de 0,1 ohms para mais de 3.000 ohms.

Devido a aquecimento a resistência aumenta.

A resistência aumentou mais de 3.000 ohms.

Apos o fio de cobre voltar a temperatura normal, a sua aparência fica bem diferente da original. O mesmo acontece com os cabos flexíveis.

O mesmo acontece com os cabos flexíveis.

Apos o fio de cobre volta a temperatura normal, a sua aparência muda.

O aumento da temperatura muda várias propriedades do cobre, inclusive as propriedades mecânicas. Quando o cabo resfria é possível perceber como ele fica muito mais maleável que antes de ser aquecido.

O cabo ou fio elétrico  que passa por esse sobreaquecimento várias vezes, acaba fazendo com que o circuito em que está ligado gaste mais energia elétrica, justamente porque as suas propriedades originais não voltam.

Casas muito antigas com instalações elétricas velhas podem consumir muito mais energia elétrica por ter cabos que já passaram por esse estresse térmico várias vezes. Na norma ABNT 5410, as tabelas de dimensionamento de cabos levam em conta a temperatura máxima que o cabo resiste e a temperatura ambiente, por isso existem várias tabelas de dimensionamento para levar em conta diferentes temperaturas.

Emendas de chuveiros malfeitas, circuitos de tomadas sobrecarregados e cabos mal dimensionados são os principais causadores de aquecimento na instalação elétrica, que atualmente é um dos principais causadores de aumento na conta de luz.

Em caso de conta de luz muito alta, o primeiro passo é contratar um eletricista para que ele possa analisar e avaliar os cabos elétricos danificados nos circuitos. A aparência do cobre dos fios e cabos é um forte indício de que o cabo está sobreaquecendo, basta analisar se o cabo tem as pontas carbonizadas ou com zinabre, além do cobre ficar bem quebradiço.

Todo profissional bem qualificado sabe na maioria das oportunidades identificar e resolver um problema na instalação elétrica sem muitas dificuldades, porém existem muitos profissionais que não facilitar muito o serviço desse profissional cometendo erros que futuramente pode ser uma grande dor de cabeça, por isso é muito importante saber contatar um profissional qualificado. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica é apresentado os cinco erros mais comum na área de elétrica.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a sobreaquecimento dos cabos. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)