Quando se fala de eletricidade ou qualquer assunto relacionado, o primordial é a segurança. Eletricidade é um fenômeno manipulável pelo ser humano, mas não totalmente dominado, por isso, para os profissionais desta área existem uma série de recomendações, as NBR’s. As NBR’s advertem os profissionais sobre as normas básicas de instalações elétricas, para que as mesmas não ofereçam riscos a edificações, aos seres humanos, animais, bens materiais e etc. NBR significa Norma Brasileira. As NBR’s são aprovadas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, e é a ABNT que disponibiliza a norma NBR-5410 em pdf.

Diferença entre NR e NBR

As NR’s são normas regulamentadoras para temas relacionados à segurança e medicina do trabalho no território nacional, publicadas unicamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Diferentemente, as NBR’s são normas técnicas, concebidas através de consensos e estudos relacionados ao tema, elas estipulam requisitos de qualidade, desempenho, segurança e etc.

Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas.

NBR-5410

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc. Para o profissional da área funciona como um guia, sobre o que se deve ou não fazer, ela traz um texto diferenciado explicando e colocando regras em instalações de baixa tensão, e faz grande diferença conhecê-la e acima de tudo aplicá-la. Conhecer a norma e os tópicos nela propostos esclarece muitas das dúvidas dos profissionais da área.

Objetivo da NBR-5410

No geral, esta norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e conservação dos bens. Ou seja, segurança das pessoas e animais que habitam a instalação, funcionamento e conservação dos bens.

Confira a NBR-5410 comentada no vídeo abaixo. Este vídeo é a explicação ilustrada e comentada da norma e seus objetivos.

NBR-5410 se aplica:

Como dito anteriormente, a NBR-5410 é uma normatização voltada às instalações prediais, porém quando se fala de instalação predial, logo pensamos na instalação residencial, por isso os tópicos abaixo esclarecem e exemplificam a aplicação desta norma.

  • Áreas descobertas externas a edificações;
  • Locais de acampamento, marinha e instalações análogas;
  • Instalações temporárias como canteiros de obras, feiras, etc.;
  • Circuitos elétricos alimentados sobtensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (CA), frequência inferior a 400 Hz, ou a 1500 V e corrente contínua (CC) (modificação vinda da norma NR-10, que estabelece o que é baixa tensão);
  • Circuitos elétricos que não estão dentro de equipamentos, funcionando sobre tensão superior a 1000 volts, e alimentados por uma instalação igual ou inferior a 1000 volts e corrente alternada. Circuitos de lâmpadas de descarga, por exemplo;
  • Fiações e redes elétricas que não estejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  • Linhas elétricas fixas de sinal com exceção dos circuitos internos dos equipamentos
  • Instalações novas e já existentes, sobre reforma;

NBR-5410 não se aplica:

Alguns dos pontos citados pertencem a normas próprias e específicas a instalação, mesmo estando dentro das instalações de baixa tensão, por isso a NBR-5410 não se aplica aos mesmos.

  • Instalações de tração elétrica;
  • Instalações elétricas de veículos motores, carros elétricos, por exemplo;
  • Instalações de embarcações e aeronaves;
  • Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometa a segurança das instalações;
  • Iluminação pública;
  • Redes públicas de distribuição elétrica
  • Instalações de proteção contra quedas diretas de raios, porém esta norma considera as consequências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações, por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobre tensão;
  • Instalações em minas;
  • Instalações em cercas elétricas;

A aplicação da NBR-5410 não dispensa o seguimento de outras normas aplicadas em situações ou lugares específicos e os regulamentos que a instalação deve seguir.

Importância do cumprimento da norma

Ter uma instalação baseada nas normas é indiscutivelmente o correto, pois assim fica assegurado o bom funcionamento, a conservação dos bens e principalmente a segurança. Normas existem para regulamentar, trazer uma igualdade as demais instalações elétricas e melhorar o âmbito de qualidade das instalações elétricas, e a NBR-5410 existe justamente pela preocupação com as instalações elétricas de baixa tensão, pois muitos acidentes ocorrem neste tipo de instalação com usuários que nem sempre possuem qualificação. Cumprir a norma é assegurar que estas instalações estejam dentro do que é considerado um funcionamento seguro.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

28 comentários para “O que é NBR-5410 ?”

  1. Gabriel

    Quais as possiveis mudanças futuras da nbr 5410?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Acredito que haverão algumas mudanças como a certificação de instalações elétricas e outras que ainda não tive tanto aprofundamento, mas não parece que vão ter tantas mudanças assim.

      Responder
  2. Joazon

    Como colocar fogo?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não entendi esta pergunta.

      Responder
    • Henrique Mattede

      Não entendi bem.

      Responder
    • Walace da Silva Fernandes

      Acompanho mundo da elétrica no YouTube esselentes estudos muito bem explicado, parabéns, uma sugestão cria aplicativos que possamos instalar no celular com augo sobre eletricidade, tipo normas nr 10, nr5410, base elétrica, etc, augo que nos facilite no trabalho da elétrica, sou um estudante de eletrotécnica, estou no primeiro mês de ensino.

      Responder
  3. Victor Castro da Nóbrega

    A NBR 5410 esta vigente desde quando?

    Responder
    • Henrique Mattede

      A versão atual é de 2004 com alguma atualizações posteriores.

      Responder
  4. Josemar

    Gostei muito das informações aqui colocadas; elas nos ajuda muito no nosso dia-dia.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço este apoio.

      Responder
  5. Marcos Silva

    Quais são as principais normas brasileira regulamentadoras, além da NBR 5410 para trabalho com eletricidade?

    Responder
    • Henrique Mattede

      As mais requisitadas e consultadas são a NBR5410 como já citada, a NBR5419 (SPDA), NR10 (segurança em eletricidade). Existem muitas outras mas acredito estas 3 serem as mais consultadas.

      Responder
  6. Fabio

    Me inscrevi no seu canal do youtube, gostei muito dos videos, parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Fabio! Obrigado por nos assistir e apoiar!

      Responder
  7. Sandra Cabral

    Sou fabricante de forno e estufas para eletrodos, estou fazendo uma cotação e o cliente me perguntou se atendo a norma nbr 5410, e eu estou sem saber, porque não entendi muito bem o que essa norma exige em se trantando do meu equipamento, você poderia me ajudar, e se precisar de um laudo poderia fazer e qual o preço? Outras normas IEC62208, EM 50298, NTT11, NR10, NR12 e N133. Por favor preciso de resposta urgente.

    Responder
  8. Andrew

    E a norma abnt nbr 5410 qual foi a ultima autoalização dela

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      A ultima atualização foi feita em 2014.

      Responder
  9. Moises Lima

    Poxa muito obrigado pois esse canal melhorou e muito meus conhecimentos em elétrica show show…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos muito contentes com isso Moisés! Se tiver dúvida, é só perguntar

      Responder
  10. Rodrigo Pinheiro da Silva

    Qual é a última atualização dá NBR 5410 que esta disponível a nós eletricistas, e recomendam algum site que faça a venda?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Boa pergunta, vou pesquisar a respeito e lhe informar assim que possível.

      Responder
    • Carlos Alberto de Oliveira

      Rodrigo
      Você pode comprar a norma direto direto da ABNT.

      Abcs.

      Responder
  11. Manoel Mauricio

    Tenho assistido aos videos do Mundo da Elétrica, e quero desde já dar-lhe os meus parabéns. Vocês tem uma linguagem simples o que facilita o entendimento, muito obrigado pelas explicações pões tenho as usado no meu dia a dia de serviço e elas tem me ajudado muito. Parabéns!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Manoel pela confiança e pela mensagem!

      Responder
  12. Patrick

    Obrigado muito bom.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)