Qual a diferença do profissional que realiza os trabalhos de acordo com o que aprendeu na prática para o que estudou sobre o assunto? A resposta é bem simples! As chances do trabalho realizado pelo profissional capacitado estar dentro das normas regulamentadoras é muito maior e é sobre estas normas que vamos falar neste artigo. Conheçam a ABNT para eletricistas e vejam quando e como usar estas normas.

Normas regulamentadoras: Quando usá-las?

As normas técnicas e também as normas regulamentadoras, tem como objetivo oferecer a possibilidade de realização de um trabalho ou construção de algum determinado produto, seguindo regras mínimas que priorizam a segurança, o conforto e a qualidade.

Qualquer produto que será usado, além dos próprios trabalhos realizados dentro da área da elétrica, devem estar dentro destas normas. Utilizá-las como parâmetros para os serviços efetuados é fundamental para garantir a eficiência do mesmo. Sendo assim, a resposta para a primeira pergunta já está bem clara! Sempre deve-se usar as normas como base.

Quando usar a ABNT para eletricista?

Quais são as normas regulamentadoras para a elétrica?

Normas regulamentadoras: Quais são?

Existem diversas normas regulamentadoras, mas as mais utilizadas na área da elétrica são: ABNT NBR 5410, ABNT NBR 14039 e também a ABNT NBR 5419. Vamos falar detalhadamente de cada uma delas, para facilitar o entendimento e a importância de se basear nas mesmas para realizar um trabalho seguro e de qualidade. Para consultar as normas, acesse o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. Ela fala das prescrições sobre o projeto, execução, manutenção e verificação. Existem informações importantes sobre a escolha de materiais, quais os dispositivos de segurança necessários para cada situação e também fala das regras para realizar uma verificação antes da entrega da instalação e por fim, ela fala da periodicidade das manutenções da instalação elétrica. Esta norma deve ser o guia principal para os profissionais da área de elétrica, devendo ser revisada e consultada constantemente. Sendo assim, os profissionais de elétrica precisam ter esta norma em mãos para as necessidades no dia a dia.
  • ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo. Trata detalhadamente do projeto, execução, manutenção e verificação.
  • ABNT NBR 5419 – Esta passou por uma atualização e trata do projeto, execução, manutenção e verificação dos sistemas que compõem a proteção contra descargas atmosféricas, também conhecidos popularmente como para-raios.

Normas regulamentadoras: Como usá-las?

Podemos afirmar que existem normas para praticamente tudo que você irá desenvolver ou realizar, principalmente na área da eletricidade que requer uma atenção redobrada. Estas normas contêm requisitos que visão lhe ajudar na realização de um serviço ou construção de um produto de qualidade, seguro e confortável, mas para isso, você deve utilizá-la corretamente.

Portanto, todas as vezes que você for realizar qualquer tipo de serviço relacionado a área da elétrica, consulte previamente a norma regulamentadora daquela atividade, para saber como deve ser feito este trabalho. Jamais faça alterações e adaptações por contra própria! Por mais simples que sejam, elas fatalmente irão tirar o trabalho das normas e consequentemente você terá problemas futuros.

Para ser um eletricista consciente, é preciso conhecer as normas, entendê-las e principalmente saber usá-las, isso é parte fundamental do seu trabalho. A nossa dica final é que você se programe e invista na aquisição de algumas normas regulamentadores, lembrando sempre de atualizá-las. O bom profissional deve estar sempre estar se reciclando e buscando novos conhecimentos, jamais fique parado apenas no que já aprendeu.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Normas ABNT para eletricistas! Quais são? Quando usar?”

  1. Lázaro Santos

    Olá, bom dia! Site de vocês é muito importante pra nós profissional do Brasil, agradeço pela informações bastante clara aqui visto no site parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado, vídeos novos todas as terças, quintas e sábados. Não perca as novidades.

      Responder
  2. Marçal Bracht

    Tenho conhecimentõe uzo todas as normas de segurança mas nunca é de mais aprender

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza Maçal!

      Responder
  3. Matthew Andrew

    Estão de parabéns, por todas as informações.
    Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado! =)

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)