Quais são as categorias de multímetros?
A segurança em eletricidade sempre será um tema importante e repleto de novidades, a NR10 maior ferramenta dos eletricistas no combate aos acidentes em eletricidade não está completa, apesar de nos dar um rumo para buscarmos em normas internacionais as medidas que a mesma não venha a contemplar.
Esse rumo é apresentado no item 10.1.2, veja o que é dito:
ITEM 10.1.2. Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência destas, as normas internacionais cabíveis.
Leia também
Um tema que não é previsto na norma é a questão dos instrumentos de medida e medição. A NBR-5410, norma essa que regulamento as Instalações elétrica de baixa tensão não especifica em as necessidades e nem regulamenta os equipamento ferramentas e instrumentos de medição, por isso devem ser levadas em consideração as normas internacionais, por ser a norma nacional omissa ou insuficiente.
Como a Norma Técnica NBR-5410 fora baseada nas Normas Técnicas Européias IEC e EN, desenvolvida pela Comissão Eletrotécnica Internacional ( International Electrotechnical Commission / European Standards), fica subentendido que para os assuntos referente as isolação de equipamentos e ferramentas estas normas deves ser levadas em consideração.
A norma da IEC que é exigida para as ferramentas isoladas 1000VAC/1500VDC (Baixa Tensão) é a DIN IEC / EN60900 (VDE0682 tail 201):1994-08, e para os instrumentos de teste e medição até e para os instrumentos de teste e medição até 1000VAC/1500VDC (Baixa Tensão) é a IEC / EM 61010-1.
Porque separar os multímetros e outros equipamentos e ferramentas de medição em categorias?
Separar os multímetros em categorias possibilita uma maior proteção e acessibilidade do profissionais aos aparelhos corretos de modo a garantir a segurança e a saúde do trabalhador, pois de modo que a instalação ao se aproximar da fonte de tensão necessitará de uma categoria maior.
Considerando as categorias, quanto maiores estar forem mais resistentes serão a um possível Transiente ou surto da rede elétrica.
Transiente, em engenharia elétrica, é um surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno.
Veja quais são e onde se enquadram os multímetros e as categorias:
CAT I
- Circuitos e equipamentos eletrônicos protegidos;
CAT II
- Aparelhos domésticos, de escritórios, laboratórios e similares;
- Tomadas ou pontos de alta tensão com circuitos de ramificações longas;
CAT III
- Barramentos e linhas de alimentação de plantas industriais;
- Painéis de distribuição;
- Tomadas ou conectores com conexões curtas em relação à entrada da rede da concessionária;
CAT IV
- Medidores de eletricidade e equipamentos de proteção de sobrecorrente primário;
- Linhas de baixa tensão do poste até a construção;
- Linhas aéreas para edifícios isolados, linhas subterrâneas para bombas;
Não devemos menosprezar a possibilidade de um choque elétrico ou outro tipo de acidente proveniente de um transiente, o eletricista consciente sabe dos riscos e do perigo que o mesmo está exposto ao manipular a eletricidade. Saber qual a categoria e qual equipamento correto que deve ser usado em cada etapa da atividade pode economizar dinheiro ao comprar o equipamento correto e utiliza-lo corretamente.
Veja no vídeo abaixo uma aula sobre esse tema:
Para finalizar devemos sempre levar em consideração que a segurança vem em primeiro lugar.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
NR10, por que é importante?
O que é NBR-5410 ?
Cabo de rede, qual a sequência certa?
Quais são os melhores multímetros?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
9 comentários para: “Quais são as categorias de multímetros?”
Wesley Santana
Muito boa aula, tanto o texto quanto o vídeo, acompanhei ambas, obrigado por compartilhar, informação sem dúvida é o melhor instrumento que temos.
Henrique Mattede
Com relação a segurança informação nunca é demais.
Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
Postamos novos vídeos toda semana.
Sergival Francisco da Silva
Boa noite Henrique! Parabéns pelo seu trabalho! Me tire uma dúvida, em vez de obter às quatro categorias, posso utilizar apenas o de categoria quatro para todo tipo de teste?
Equipe Mundo da Elétrica
Não, para cada tipo de trabalho a ser exercido deve ser utilizado a categoria específica.
Sergival Francisco da Silva
Boa noite Henrique! Parabéns pelo seu trabalho!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Sergival!
Gilvan
Olá Henrique, parabéns pelo o texto e vídeo ficou maravilhoso a sua abordagem… Já trabalho na área de fabricação de multímetro a quase 20 anos.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Gilvan!
Marco Aurelio Silva
Gostaria de saber como faço para identificar a qual categoria meu multímetro pertence.
Não consigo localizar essa informação no corpo do mesmo, bem como em sites da internet. Obrigado.