Mesmo o alicate amperímetro sendo uma ferramenta essencial para o dia a dia do eletricista, ainda existem muitos eletricistas que não se sentem à vontade para manusear essa ferramenta. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica resolveu preparar esse artigo para você que não se sente seguro ao manusear um alicate amperímetro. Vamos mostrar o que é corrente, como medir corrente elétrica usando o alicate amperímetro, como funciona um alicate amperímetro, métodos para medir a corrente elétrica e muito mais. Então, vamos lá pessoal!

Corrente elétrica

Quando falamos de alicate amperímetro, a primeira grandeza elétrica que vem na cabeça é a corrente elétrica, pois caso você não saiba, o amperímetro está diretamente relacionado com essa grandeza elétrica em termo de medição.

A corrente elétrica, de modo geral, é o fluxo de cargas elétricas que se movimentam, tendo a sua unidade de medida dada em amperes (A). A corrente elétrica pode ser contínua (CC) ou alternada (CA).

A corrente CC é a que não tem variação ao longo do tempo, se mantendo praticamente constante. Já a corrente CA varia com o tempo, geralmente em uma frequência de 60 Hz, ou seja, a corrente alterna do polo positivo (+) para o negativo (-) 60 vezes por segundo.

Métodos para medir a corrente elétrica

Existem dois métodos diferentes para realizar a medição da corrente elétrica, que é a medição direta e a medição indireta. Na medição direta, a energia consumida pela carga passa totalmente pelo equipamento de medição, ficando em série com o circuito a ser medido. As medições realizadas pelos medidores de energia da concessionária, pelos multímetros e amperímetros são alguns exemplos.

Este tipo de medição não deve ser feita em circuitos de instalações residenciais, prediais ou industriais, por oferecer diversos perigos, sendo um dos principais a necessidade de realizar o seccionamento dos cabos, resultando no desligamento do circuito.

A medição indireta da corrente elétrica é feita utilizando transformadores de corrente e alicates amperímetros, assim a corrente elétrica é medida por comparação magnética, isso significa que a corrente não passa diretamente pelo circuito interno do dispositivo de medição. A medição indireta da corrente elétrica é a mais indicada para as instalações residenciais, prediais e industriais, por não ser necessário seccionar o circuito.

Alicate amperímetro tudo que você precisa saber!

Como já falamos, existem outros meios para realizar a medição da corrente elétrica, mas como o foco é o alicate amperímetro que faz a medição indireta da corrente, é importante ficar atento com alguns detalhes.

O que é alicate amperímetro?

O alicate amperímetro é o instrumento de medição mais utilizado para medir a intensidade do fluxo da corrente elétrica, através de uma seção transversal de um condutor, sem necessitar do contato direto com o circuito. Esse instrumento de medição recebe este nome por causa da unidade de medida usada para a corrente elétrica, que é o ampere.

Como funciona o alicate amperímetro?

O alicate amperímetro funciona a partir do princípio da interação eletromagnética, conseguindo medir o campo induzido por meio da corrente que passa entre as suas pinças.

Quando temos um fluxo de corrente elétrica em um condutor, sempre existe um campo eletromagnético gerado por esse fluxo de corrente elétrica. Ao envolver as pinças do alicate amperímetro em um fio carregado, temos um sistema em que o campo eletromagnético do fio está induzindo uma tensão elétrica em uma bobina, que está nas pinças do alicate amperímetro.

O campo eletromagnético tem a sua intensidade de acordo com a intensidade da corrente elétrica que flui no fio.

A tensão elétrica que foi induzida na bobina entre as pinças do instrumento de medição gera uma corrente elétrica, assim o dispositivo lê e calcula qual é a corrente elétrica que está fluindo no condutor que está sendo medido. Esse valor é representado no display do amperímetro para o usuário efetuar a leitura.

Cuidados ao usar o alicate amperímetro

É importante entender que existem diversos tipos de alicate amperímetro! Como exemplo, temos ferramentas que conseguem medir tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua, modelos digitais ou analógicos, alicates amperímetros de escala automática e outros de escala não automática.

Sempre preste atenção na máxima corrente elétrica que pode ser medida com a sua ferramenta, isso pode depender muito do tipo de alicate e da capacidade que ele possui.

Sempre atentar a máxima de corrente elétrica que pode medir com a sua ferramenta.

Alguns modelos de alicate amperímetro!

Categoria de emprego do alicate amperímetro!

É muito importante observar sempre se a categoria de emprego impressa no alicate amperímetro atende o circuito que você quer medir.

As categorias possibilitam uma maior acessibilidade dos profissionais aos aparelhos corretos, além de aumentar a proteção, de modo a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Considerando as categorias, quanto maiores forem, mais resistentes serão a um possível transiente ou surto da rede elétrica. O transiente é um surto de tensão elétrica que ocorre em um intervalo de tempo muito pequeno. Assim, as diferentes categorias referem-se à diferentes aplicações, sendo elas:

  • CAT I: Usada em circuitos e equipamentos eletrônicos protegidos, que estão completamente isolados da rede elétrica.
  • CAT II: Usada em aparelhos eletrodomésticos, circuitos eletrônicos de baixa tensão e tomadas distantes de sistemas de distribuição em residências ou pontos de alta tensão com circuitos de ramificações longas.
  • CAT III: Usada em medições de qualquer tomada em residências, comércios e outros circuitos elétricos. Também para sistemas trifásicos, barramentos, linhas de alimentação de plantas industriais etc.
  • CAT IV: Usada em medidores de eletricidade, equipamentos de proteção de sobrecorrente primário, linhas de baixa tensão do poste até a construção, sistemas de distribuição, painéis elétricos e principalmente em locais mais perigosos, já que oferece maior segurança ao profissional.
Aonde cada CAT se aplicá.

Categoria de emprego do alicate amperímetro!

Como usar alicate amperímetro?

Então, agora que você já entendeu os principais pontos para manusear o alicate amperímetro, vamos te ensinar a usá-lo.

Para medir a corrente elétrica, basta separar um cabo carregado do circuito em um local de fácil acesso, não tem problema se for o cabo neutro.

Com o alicate amperímetro em mãos, você deve selecionar a escala de corrente elétrica com o seletor rotativo, e em seguida abrir as suas pinças com o botão posicionado na lateral da ferramenta. Com as pinças abertas, coloque o cabo escolhido entre elas e solte o botão para fechar as pinças.

Observe que no display do instrumento de medição será mostrado o valor da corrente do circuito. Agora é só abrir novamente as pinças do alicate amperímetro, retirar o fio e a sua medição estará finalizada!

E com as pinças abertas coloque o fio separado entre as pinças e solte o botão para fechar as pinças.

Como realizar a medição da corrente elétrica com alicate amperímetro.

Simples não é? Porém, em alguns casos, quando a corrente elétrica é muito baixa o alicate amperímetro não mostra nenhum valor. Para resolver esse “problema”, basta fazer algumas espiras em torno das pinças com o cabo que será medido, assim o campo eletromagnético irá aumentar e o instrumento de medição vai conseguir mostrar o valor da corrente elétrica, mesmo não sendo o valor real do circuito.

O valor mostrado no display do alicate amperímetro com as pinças envoltas pelas espira deve ser dividido pelo número de voltas que a espira tem. Por exemplo, suponha que o valor mostrado no display foi 3A e tem cinco espiras na pinça, dividindo 3 por 5 vamos obter a corrente elétrica real do circuito, que é 0,6A.

Basta fazer uma espira com fio e colocar as pinças no meio dela.

Medição de corrente elétrica muito baixa.

Lembre-se sempre de colocar apenas um condutor energizado entre as pinças do alicate amperímetro. Porque ao colocar dois ou mais condutores, o campo eletromagnético de um condutor anula o outro, não induzindo nenhuma corrente elétrica no alicate amperímetro.

Colocar apenas um condutor energizado entre as pinças do alicate amperímetro.

O alicate amperímetro não consegue medir a corrente elétrica de dois cabos.

Além de medir corrente elétrica, os alicates amperímetros possuem ponteiras de prova e funções de um multímetro comum para efetuar medidas de outras grandezas elétricas.

Muitos eletricistas sentem uma certa dificuldade para realizar a medição da corrente elétrica usando um alicate amperímetro, porém, medir a corrente com um multímetro gera bem mais trabalho, pelo fato de precisar colocar o multímetro em série com circuito. Este vídeo do Mundo da Elétrica mostra como realizar a medição da corrente elétrica com um multímetro!

Esperamos ter resolvido todas as suas dúvidas, mas caso tenha ficado alguma, deixe nos comentários que iremos responder. Aqui no site do Mundo da Elétrica existem diversos artigos para você aprender mais, fique à vontade para pesquisar mais artigos relacionados à medição de grandezas elétricas ou outro tema que lhe interesse. Conhecimento é poder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)