Apesar de ser bastante usado, o multímetro ainda é o causador de muitas dúvidas! Quando falamos de como usar multímetro, muitos dizem que sabem usar, porém usam errado. E para acabar com essas dúvidas, neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar o que é multímetro, para que ele serve e como usar multímetro, além de falar do multímetro digital e do multímetro analógico. Então, vamos lá pessoal!

O que é multímetro?

O multímetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir algumas grandezas elétricas. Ele é um dos principais instrumentos de medição usados atualmente, e sua fama se deu por causa da sua fácil utilização.

Um multímetro pode medir muitas grandezas e condições. A grandeza que pode ser medida depende do modelo do multímetro, da qualidade, da fabricação, do tipo e de outros fatores.

Para que serve um multímetro? Qual a sua função?

Veja o que é multímetro, os tipos de multímetro e como usar um!

Dentre as grandezas que o multímetro normalmente pode medir estão:

  • A corrente elétrica (Alternada ou Contínua)
  • A resistência
  • A tensão (Contínua ou Alternada)
  • A temperatura

Além dessas, o multímetro pode medir outras grandezas também.

Tipos de Multímetro

Veja os tipos de multímetro e como funcionam.

Multímetro Digital e Multímetro Analógico!

Existem dois tipos de multímetro, que estão descritos abaixo.

Multímetro Analógico

É um tipo de multímetro mais antigo, porém tão eficiente quanto o mais recente! É bastante útil para quem tem interesse na área de Eletroeletrônica, mas realiza suas funções em outras áreas também. Ele mostra a medição por meio de um ponteiro que fica conectado à uma bobina móvel dentro de um campo magnético, que é feito por um ímã permanente.

Multímetro Digital

É um tipo de multímetro mais recente, que visa facilitar o seu uso. Ele mostra a medição por meio de uma Tela LCD. Essa tela só consegue mostrar os valores das grandezas pois possui circuitos análogo-digitais, que são os responsáveis de converter a corrente elétrica para sinais digitais.

Existem também os multímetros de bancada e os multímetros portáteis. Eles estão contidos nos dois tipos acima, porém também são um tipo de classificação.

Cuidados antes de usar um Multímetro

O multímetro é um equipamento elétrico e fica em constante contato com a rede elétrica, devido a isso são necessários alguns cuidados para manuseá-lo.

Mesmo não sendo um aparelho muito difícil de usar, é preciso um conhecimento básico de elétrica para saber usar um multímetro com segurança. Então, estude sobre as grandezas elétricas e como elas se comportam em um circuito antes de usar um multímetro!

Tenha certeza de que a categoria do seu multímetro é a ideal para o serviço que você irá realizar. Uma medição feita por um multímetro de categoria inferior à indicada, além de poder danificar o aparelho, oferece um risco para o usuário por não ter as proteções que o multímetro da categoria correta tem.

Tenha muito cuidado ao colocar as ponteiras de prova e ao selecionar a escala, a realização errada desses procedimentos pode danificar o aparelho.

Como conectar pontas de prova?

Os bornes de encaixe para as pontas de prova têm uma ordem que deve ser respeitada para o correto funcionamento do equipamento. Porém, essa ordem varia de acordo com o modelo e com o fabricante do multímetro.

Para identificar qual será a ordem, basta ler as informações que estão ao redor do borne. Como exemplo, mostraremos as ordens de encaixe para esse modelo de multímetro abaixo.

Sequência de bornes de um modelo de multímetro.

Exemplo de Bornes para conexão de Pontas de Prova!

Na medição de corrente elétrica deste exemplo uma das pontas de prova seria encaixada no borne preto comum, e a outra no primeiro ou segundo borne. O primeiro seria para medições de até 10A e o segundo seria para medições de mili ou micro ampère.

Para medir tensão, resistência, continuidade e as outras grandezas, basta encaixar uma das pontas de prova no borne preto comum e a outra no quarto borne.

Multímetro Digital, como usar?

O multímetro pode fazer muitas medições, mas neste artigo iremos focar somente nas três principais, que são a corrente, a resistência e a tensão.

Como medir corrente elétrica?

Desligue a energia do circuito que vai ser medido e certifique-se de que não vai acontecer um religamento acidental.

Conecte as pontas de prova nos bornes corretos para esta medição, coloque também o multímetro na posição da corrente desejada (alternada ou contínua).

Seccione o circuito, cortando o cabo por exemplo. Após isso conecte as pontas de prova em série com as partes seccionadas do circuito e faça o isolamento.

Por fim, religue a energia e obtenha o valor da corrente elétrica deste circuito.

Como medir tensão elétrica?

Conecte as pontas de prova nos bornes referentes à medição de tensão, coloque também o multímetro na posição da tensão que vai ser medida (Alternada ou contínua) e na escala também (Tensão maior que o máximo do ponto a ser medido).

Leve as pontas de prova para os pontos com diferença de potencial (DDP) e conecte uma ponta de prova em cada ponto de DDP.

Após fazer isso, a leitura será feita e o valor da tensão será expresso na tela.

Como medir resistência elétrica?

Conecte as pontas de prova nos bornes referentes à medição de resistência, coloque também o multímetro na posição de resistência e em uma escala que seja maior que o previsto para o componente a ser medido.

Com o componente desenergizado, coloque cada ponta de prova em um ponto do componente, de entrada e saída de energia.

Feito isso, o multímetro irá medir a resistência e irá imprimir o valor na tela.

Viu como não é difícil usar um multímetro? Carregar um bom equipamento é um diferencial para um eletricista, e para que você saiba comprar um ótimo instrumento de medição nós indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Ele vai te dar 5 dicas para comprar um bom multímetro. Vale muito a pena assistir!

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica, pois aqui temos artigos incríveis para você!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)