Multímetro digital, características e aplicações!

Provavelmente, se você trabalha com eletricidade ou se você já fez alguma instalação elétrica, você utilizou algum instrumento de medição, porém, você sabe como usar corretamente um multímetro? Sabe qual o melhor multímetro? No artigo de hoje, falaremos sobre o multímetro digital e te ensinaremos a fazer medições com ele. Então, vamos lá pessoal!

O multímetro digital possui as mesmas funções principais de outros tipos de multímetros: medir a tensão, a corrente e a resistência elétrica! Entretanto, o multímetro digital funciona convertendo os sinais elétricos medidos, em sinais digitais.

Isso ocorre pois em seu interior há circuitos análogo-digitais, e esses circuitos comparam a corrente medida com a corrente gerada internamente no próprio multímetro. Logo após isso, cálculos são feitos no interior do aparelho e os resultados aparecem no seu display LCD.

Como usar o multímetro digital

Os multímetros digitais possuem um seletor de função, em que por meio dele é possível selecionar as funções de medição que serão usadas em cada aplicação. Na imagem abaixo, é possível observar as funções.

Seletor de função do multímetro digital.

Funções do multímetro digital.

As principais funções são:

Além das funções indicadas acima, os multímetros digitais também são capazes de medir a continuidade e a frequência, bem como é possível fazer testes em diodos, variando de multímetro para multímetro!

Para fazer as medições, basta que você selecione a seção e a escala de acordo com a grandeza que será medida. Logo após, conecte as pontas de prova dos cabos nos bornes corretamente. É importante estar atento, pois cada grandeza exige uma ligação diferente!

Por exemplo, ao medir a corrente, o multímetro deve estar em série com a carga, já ao medir a tensão e a resistência, multímetro deve estar em paralelo com a carga.

Em seguida, o valor aparecerá no display do multímetro digital!

Qual o melhor multímetro digital

Mas agora você pode estar se perguntando: qual o melhor multímetro digital? Existem hoje em dia no mercado muitas opções para comprar, por isso é importante estar atento às especificações da aplicação na qual o multímetro será usado ao escolher um!

É extremamente importante estar atento aos valores máximos de medição do aparelho, pois ao extrapolar esses valores, além de danificar o instrumento, corre-se o risco de haver acidentes por falta de proteção!

O ideal ao escolher um multímetro digital é observar quais funções ele deve ter para atender as suas necessidades, para que dessa maneira você trabalhe com qualidade e segurança! Algumas diferenças que devem ser levadas em consideração são:

O multímetro digital geralmente é muito utilizado no dia a dia dos profissionais, isso devido ao fato que ele é um equipamento mais prático e fácil de usar se comparado a outros multímetros.

Entretanto, em algumas situações os multímetros analógicos são as melhores opções, como em casos de medição de bobinas e capacitores, bem como em casos de muita variação nas grandezas medidas.

Se você ainda tem dúvida sobre qual multímetro comprar, assista abaixo o vídeo do canal do Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um gostei!

Nos siga nas nossas redes sociais e continue nos acompanhando no site Mundo da Elétrica para não perder nenhuma novidade sobre a área da elétrica! Deixe abaixo nos comentários dúvidas ou sugestões e iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário