Em dias chuvosos os raios são motivo de preocupação para os moradores de campos e fazendas, pois os riscos de um raio cair nas proximidades são grandes. Mas você sabe se a terra conduz eletricidade? Quais os perigos da tensão de passo? Neste artigo o Mundo da Elétrica responde essas e outras perguntas sobre tensão de passo. Então vamos lá pessoal!

Tensão de Passo

A tensão de passo é a diferença de potencial que ocorre entre os pés de uma pessoa, ou entre as patas de um animal em contato com o chão energizado. Para uma tensão de passo ocorrer é preciso de altos níveis de tensão, pois apenas a alta tensão é capaz de romper o dielétrico (isolação) do solo. Isso acontece quando uma descarga elétrica de grande potencial atinge o solo em um determinado ponto, geralmente causado por uma descarga atmosférica, ou um cabo de alta tensão partido em contato com o solo.

Simulação da Tensão de Passo

Transformador de 127 V em aproximadamente 2000 V.

Simulação usando um transformador de micro-ondas.

Para melhor entendimento sobre como acontece a tensão de passo, fizemos uma simulação! Vamos usar um transformador de micro-ondas que transforma 127 V em aproximadamente 2000 V, um recipiente com terra e um multímetro para indicar a tensão medida. Nos fios de saída do transformador enterrados nas extremidades do recipiente foram conectados dois fios de cobre, para aumentar a área de contato com a terra, e para fazer a medição da tensão enterramos as pontas de prova do multímetro na terra.

Os testes iniciais são com a terra seca! O primeiro teste é com as pontas do multímetros mais afastadas, no segundo teste vamos aproximar um pouco as pontas de prova para ver a diferença, e por último aproximamos ainda mais as pontas de prova. Observe na imagem abaixo que ao energizar o transformador, no primeiro teste o multímetro mede aproximadamente 33 V, no segundo teste o multímetro mede aproximadamente 9 V, e no último teste o multímetro mede quase 4 V.

Os testes iniciais são com a terra seca.

Níveis de tensões de passo com a terra seca.

Podemos concluir com os testes, que usando um transformador de 2000 V podemos ter uma tensão de até 30 V, mesmo com poucos centímetros de distância entre os fios e com a terra bem seca. Agora imagine um raio que a tensão pode chegar a milhões de volts! Neste caso, a diferença de alguns centímetros de um passo para o outro pode ser fatal.

Lembre-se que os raios costumam vir acompanhados de chuva, então vamos repetir o teste com a terra bem molhada. O primeiro teste é com as pontas do multímetros mais próximas, no segundo teste vamos afastar um pouco as pontas de prova para ver a diferença, e por último afastar mais ainda as pontas de prova.

Colocamos as pontas do multímetro bem próximas, ao ligar o transformador a medição feita pelo o multímetro é de pouco mais de 60 V, que já é suficiente para causar um choque elétrico. Depois com as pontas de prova afastadas a medição é de pouco mais de 200 V, em seguida colocando as pontas de provas bem separadas o multímetro mede mais de 540 V.

Suficiente para causar um choque elétrico.

Níveis de tensões de passo com a terra molhada.

Após os testes com a terra molhada percebemos um aumento considerável na tensão elétrica. Sendo assim, o dielétrico do solo é mais fácil de ser rompido se estiver molhado. A tensão de passo é um perigo real, mas que infelizmente poucas pessoas têm conhecimento.

Durante uma tempestade com raios é importante se proteger da forma adequada, justamente para não correr o risco de ser eletrocutado pela tensão de passo. Abaixo vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica explicando como se proteger da tensão de passo e que também explica o que é tensão de passo.

Compartilhe esse artigo porque essas informações podem salvar uma vida! Continue aprendendo mais sobre elétrica em nosso site e canal do Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)