Existem alguns problemas que surgem ao realizar uma manutenção ou instalação elétrica que podemos solucionar facilmente, fazendo apenas o teste de continuidade utilizando um multímetro. Pensando nisso resolvemos falar para que serve o teste de continuidade e como funciona, além de ensinar algumas dicas incríveis que irão te ajudar muito a resolver determinados problemas, vamos lá pessoal!

Teste de continuidade: O que é?

Como o próprio nome já diz, o teste de continuidade nos permite verificar se existe ou não continuidade nas ligações dos condutores, podendo ser utilizado para realizar testes em circuitos elétricos e eletrônicos.

O teste de continuidade nada mais é do que um teste de resistência, caso a resistência seja extremamente alta, ou seja, circuito aberto, nada acontece, mas se a resistência for zero, consideramos como circuito contínuo, e nesta situação o multímetro emite um sinal sonoro.

Como usar multímetro para medir continuidade?

Aprenda como fazer teste de continuidade com o multímetro.

Teste de continuidade: Aplicações.

O teste de continuidade pode ser utilizado para verificar se existe continuidade entre os condutores elétricos ao longo de todo o seu percurso, se os condutores elétricos se encontram corretamente conectados e pode ser usado para identificar cabos elétricos em circuitos, trilhas de circuito impresso, contatos de contatores e interruptores por exemplo.

Como usar teste de continuidade?

Realizar o teste de continuidade é muito simples, mas antes de fazer o teste, é importante destacar que o teste de continuidade utiliza a bateria interna do multímetro como fonte de alimentação, portanto ao realizar o teste de continuidade é fundamental desenergizar o circuito ou desligar o componente que será testado, ou seja, jamais devemos realizar este teste em circuitos ou componentes energizados!

Após ter desenergizado o circuito ou desligado o componente, faça o encaixe das pontas de prova corretamente, fique atento a outros multímetros que possuem mais que dois bornes para conectar as pontas de prova.

Para fazer o teste de continuidade devemos ajustar a escala do multímetro para a escala de continuidade, que está representado com um símbolo parecido com o do wifi. Alguns multímetros possuem a escala de continuidade separada das demais, mas existem outros multímetros que junto a escala de continuidade possuem outras escalas juntas, como por exemplo resistência e teste para diodos, nestes casos é necessário fazer a escolha da escala usando um outro botão.

Como usar o teste de continuidade do multímetro?

Escala de continuidade em alguns multímetros.

Assim que for feito o ajuste do multímetro para a escala de continuidade, observe no display do aparelho que quando as ponteiras não estiverem se tocando, a leitura indica infinito ou OL, que significa circuito aberto, nenhuma corrente é capaz de fluir por este circuito.

Como usar o teste de continuidade do multímetro.

Teste de continuidade em um circuito aberto.

Quando as pontas de prova entram em contato uma na outra a leitura indica o valor zero, ou seja, significa que o circuito está fechado. Nesta situação o multímetro emite um sinal sonoro de alerta, toda vez que o sinal de alerta estiver sendo emitido significa que o circuito ou cabo possui continuidade, não está rompido.

Como usar o teste de continuidade do multímetro?

Teste de continuidade em um circuito fechado.

Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho. O teste funcionará da mesma maneira para verificar a ligação de um circuito ou funcionamento de interruptor por exemplo.

Se ao realizar o teste de continuidade no resistor, chave ou condutor elétrico, e indicar no display circuito aberto, significa que o resistor está queimado, a chave está aberta e o condutor elétricos está rompido.

O vídeo abaixo explica exatamente como funciona o teste de continuidade, além de ensinar algumas dicas de utilização que podem ajudar a identificar falhas, solucionando problemas de forma simples.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer para que serve o teste de continuidade e como podemos usá-lo. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)