Como instalar um disjuntor e qual a posição correta?
O disjuntor é um componente presente e obrigatório em qualquer instalação elétrica, ou pelo menos deveria. Por este motivo o eletricista está em constante contato com este componente, mas ainda surgem dúvidas, aparentemente simples, mas que fazem total diferença, como por exemplo ao fazer a montagem de um quadro elétrico residencial, não sabem como instalar disjuntor, qual a posição correta do disjuntor ou como ligar os fios no disjuntor. Iremos esclarecer essas dúvidas e dar dicas de como fazer a instalação dos disjuntores, vamos lá pessoal!
O que é disjuntor e para que serve o disjuntor?
O disjuntor é basicamente um interruptor automático, que ao identificar uma corrente de sobrecarga ou curto-circuito secciona o circuito, dessa forma impede que os equipamentos e o próprio circuito sejam danificados.
Leia também
Dicas de como instalar um disjuntor:
Avisos:
- Mesmo em baixa tensão ou tensões pequenas, um choque elétrico pode ser fatal sob determinadas condições. Portanto desligue os circuitos da instalação sempre que trabalhar neles.
- Caso esteja inseguro quanto as instruções que serão passadas não faça nada, chame um profissional capacitado para este tipo de serviço
- Não faça a instalação de um disjuntor em uma caixa para a qual não foi projetada ou não suporte a quantidade necessária, faça o dimensionamento antes.
- Antes de usar os dispositivos de teste, certifique que eles estão funcionando, faça o teste em locais de confiança, em circuitos que você saiba se estão ativos ou não.
Materiais e ferramentas:
Recomendamos que utilize as ferramentas certas, conforme sua finalidade. Use materiais e ferramentas de boa procedência e qualidade, para que os riscos sejam minimizados ao máximo durante a instalação, além de proporcionar uma instalação de qualidade. Para fazer a instalação será necessário:
- Disjuntor;
- Cabos;
- Etiquetas;
- Alicate desencapador;
- Alicate de corte;
- Chave de fenda ou “Philips”;
- Chave de teste;
- Multímetro.
Instalando um disjuntor passo a passo:
- A eletricidade é algo perigoso, portanto desligue os circuitos antes começar a instalação. Recomendamos que o disjuntor geral seja desligado. Notifique a todos que estão presentes na instalação que você estará trabalhando naquele local, para que ninguém venha ligar o circuito novamente enquanto esteja fazendo a instalação.
- Recomendamos que você tenha cadeado, para que possa trancar o disjuntor e ninguém ligue o circuito sem que você esteja ciente. Logo após ter desligado, certifique-se que o local onde será instalado o novo disjuntor esteja desenergizado.
- Se estiver acrescentando o disjuntor em um quadro de distribuição de circuitos (QDC), veja a posição com que os demais estão, onde é entrada e saída, para manter um padrão de organização, reduzindo as chances de erros. O mesmo deverá ser feito caso seja feito uma nova instalação no QDC.
- Faça a fixação dos dispositivos de acordo com seu modelo, se é DIN ou NEMA, conforme que os disjuntores sejam alimentados por cima e suas saídas por baixo, de maneira que todos fiquem padronizados, respeitando determinada ordem.
- Com o auxílio de um alicate decapador, desencape os condutores. Faça a alimentação dos disjuntores por cima, caso seja montagem de um quadro de distribuição novo a saída do disjuntor geral é ligado na entrada dos demais, que são interligados por jumpers.
- Conecte o cabo de cada circuito no borne de saída de seus respectivos disjuntores. É importante destacar que todos os disjuntores que marcam sua polaridade, como onde é entrada fase e saída por exemplo, sejam respeitados, para que danos sejam minimizados. Apenas para ter a certeza que está tudo bem fixado puxe levemente os cabos, assim verifica se eles estão realmente bem presos nos bornes.
- Antes de fechar o QDC ligue os circuitos e faça os testes, para verificar se está tudo certo e se não há nenhuma irregularidade. Para finalizar coloque uma etiqueta especificando a qual circuito ele pertence.
Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter retirado todas as suas dúvidas sobre como instalar os disjuntores! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Quadro de disjuntores – montagem passo a passo!
Disjuntor bipolar, quais as suas aplicações e como dimensionar?
Realizando o dimensionamento elétrico residencial – passo a passo!
Como instalar disjuntor? Aprenda passo a passo!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
5 comentários para: “Como instalar um disjuntor e qual a posição correta?”
Lueli Rodrigues Costa
Muito bom
Adison
Bem didático e de fácil compreensão. Parabéns.
Equipe Mundo da Elétrica
OBrigado Adison!
Sergio Paiva Paiva
Posso trabalhar com disjuntor Din deitado, ou somente em pé.
Obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Bem é necessário eu entender melhor esse em pé e deitado para te dar uma resposta mais precisa.