Vai fazer uma instalação, mas não sabe como instalar disjuntor? Quer aumentar os seus conhecimentos em elétrica? Pois saiba que você veio ao lugar certo! Nós do Mundo da Elétrica produzimos este artigo para te ensinar como colocar um disjuntor no QDC, como instalar disjuntor 220V ou 127V (monofásico ou bifásico), e explicar como instalar disjuntor DR também. Então, vamos lá pessoal!

Hoje em dia, os disjuntores são dispositivos de proteção indispensáveis para uma instalação, pois protegem toda a instalação de problemas, sendo os principais a sobrecorrente e o curto-circuito. Mas para este importantíssimo dispositivo cumprir a sua função, é necessário saber instalá-lo corretamente.

O disjuntor diferencial residual (DR) também é um dispositivo essencial e obrigatório no circuito, pois protege a vida do usuário da instalação contra choques elétricos, detectando uma fuga de corrente no circuito e interrompendo a passagem de energia.

Como instalar um disjuntor?

Veja o processo de Instalação Passo a Passo!

Alguns Cuidados

Antes de aprender como instalar disjuntor corretamente, é preciso tomar alguns cuidados para que ele cumpra a sua função da melhor maneira possível. Fique atento com os cuidados abaixo antes de começar!

Antes de fazer qualquer procedimento de instalação ou manutenção em um lugar onde há eletricidade, é muito importante desligar a energia, para minimizar os acidentes possíveis no local.

Se em algum momento da instalação você ficar inseguro quanto a continuar ou não ter certeza do que fazer, pare imediatamente. Eletricidade não é brincadeira e deve ser respeitada!

Certifique-se de que a energia não irá ser religada por acidente, se houver algum disjuntor no local use um cadeado para travar ele.

Não instale um disjuntor em uma caixa onde não há o espaço de fixação necessário para ele!

Faça o dimensionamento correto do disjuntor e dos cabos da sua instalação, com base na carga total do seu respectivo circuito.

Na hora da instalação mantenha um padrão de posicionamento dos componentes do circuito, a fim de que o quadro de distribuição de circuitos (QDC) fique organizado.

Ao fazer esta instalação garanta a sua segurança usando os EPIs de um eletricista, para que não haja nenhum acidente que te prejudique de alguma forma. A segurança é sempre fundamental nesses trabalhos!

Ferramentas e Materiais Necessários

Agora que está seguro, tenha em mãos as seguintes ferramentas e materiais necessários para a instalação:

  • Um multímetro
  • Um alicate desencapador
  • Uma chave Philips ou de Fenda
  • Um alicate de corte
  • Uma chave de teste
  • Uma forma de identificar o disjuntor, seja por etiquetas, fitas e outros
  • Um disjuntor monopolar ou bipolar por exemplo, corretamente dimensionado para o seu circuito
  • Uns cabos também dimensionados para o seu circuito
  • Um disjuntor DR, caso for instalar também
  • Um QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos)

Essas ferramentas e estes materiais são os necessários para a melhor instalação de um disjuntor. E com elas em mãos, vamos começar o passo a passo.

1° Passo

Após a energia do local de instalação estar desligada e a garantia do não religamento acidental feita, veja se no QDC há uma tampa e se houver, a retire usando uma chave de Fenda ou Philips.

2° Passo

Fixe o seu disjuntor no QDC, respeitando o posicionamento dos demais caso esteja acrescentando, ou seguindo um posicionamento de acordo com o que o modelo do dispositivo indica (DIN ou NEMA), caso esteja instalando pela primeira vez.

3° Passo

Com uma chave de Fenda ou uma Philips, abra todos os contatos do disjuntor para a colocação dos cabos.

4° Passo

Com um alicate desencapador, desencape os condutores que serão utilizados e alimente o disjuntor. Caso seja um disjuntor monopolar, alimente a fase no disjuntor por cima e o neutro no barramento.

Como ligar disjuntor monofásico?

Esquema de Ligação de um Disjuntor Monopolar!

Caso seja um disjuntor bipolar, alimente as duas fases no disjuntor por cima e o neutro ao barramento.

Como instalar um disjuntor bifásico?

Esquema de Ligação de um Disjuntos Bipolar!

Por fim, caso seja um disjuntor DR, realize a alimentação da(s) fase(s) e a do neutro por cima e saia com eles por baixo, ligando o neutro ao barramento.

Como fazer a ligação do DR?

Esquema de Ligação de um Disjuntor DR!

5° Passo

Caso o disjuntor monopolar ou o bipolar seja o disjuntor geral, faça a alimentação dos outros disjuntores e circuitos a partir dele, fazendo um jumper na alimentação dos disjuntores. No caso do disjuntor DR, saia com os cabos da parte de baixo dele e alimente os circuitos que o DR irá proteger.

6° Passo

Organize os cabos no QDC e, com o circuito finalizado e organizado, faça um teste de funcionamento ligando os circuitos e vendo se está tudo ok. Caso esteja, prenda novamente a tampa do QDC (se houver), use os identificadores para mostrar a qual circuito o disjuntor pertence e por fim, feche o QDC.

Com estes passos realizados, certamente o seu disjuntor será instalado da forma correta e funcionará perfeitamente. Viu como é fácil fazer esta instalação? Mas para poder instalar um disjuntor, você deve saber dimensioná-lo primeiro, e para aprender isso indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal.

Conseguiu instalar tudo ok? Conhece uma pessoa que está precisando dessa ajuda? Compartilhe este artigo para que ela possa fazer também. Continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica para ver muito mais sobre instalações e nos siga nas nossas redes sociais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)