Quando devo usar um disjuntor na instalação elétrica? É preciso dimensionar um disjuntor? Como escolher o disjuntor para chuveiro? Se você está com dúvidas, este artigo do Mundo da Elétrica vai dar as respostas! Também vamos mostrar várias dicas sobre chuveiro elétrico e disjuntores, vamos lá pessoal!

Você eletricista, já esteve em alguma residência e se deparou com um disjuntor dentro do banheiro, bem pertinho do chuveiro? Apesar de muita gente afirmar que isso não tem problema, saiba que é justamente o contrário, porque o disjuntor instalado desta forma é perigoso demais!

Neste ponto começam a surgir as dúvidas, pois vários eletricistas não sabem onde deve ser instalado o disjuntor do chuveiro! Se você é um deles, leia atentamente as informações que vamos passar agora.

Disjuntor do chuveiro, como dimensionar

Saiba como escolher o disjuntor para o chuveiro

Disjuntor do chuveiro, onde instalar?

Você sabia que tem uma distância mínima que o disjuntor deve estar do chuveiro? Então qual seria essa distância? Antes que você pense que estamos querendo criar regras, todas as informações que vamos passar foram baseadas na norma NBR 5410.

A norma tem um capítulo inteiro falando sobre os chuveiros e também sobre as banheiras. O item 9.1.2.1 é parte da norma que define os volumes, que são os espaços dentro de um banheiro, ou seja, é a parte que interessa para responder a nossa dúvida.

Caso você não saiba, o volume 0 é a área de saída de água de um chuveiro ou o interior de uma banheira. Portanto, 60 cm em raio  do volume 0 é delimitado o volume 1, que seria a área do box do banheiro. Mais 60 cm em raio do volume 1, é delimitado o volume 2. Por fim, o volume 3 é delimitado à 2,4 m do volume 2, assim como mostra a imagem abaixo.

Chuveiro elétrico e disjuntor de proteção

Conheça os volumes do chuveiro segundo a norma NBR 5410

Seguindo as orientações da norma, ela explica quais equipamentos elétricos podem ser inseridos em cada volume. De acordo com a norma, no volume 1 pode ser instalado somente o ponto do chuveiro. No volume 2, podem ser instaladas apenas as luminárias, além de outros aquecedores de água elétricos.

A norma é bem clara quando diz que nenhum dispositivo de proteção, seccionamento ou comando pode ser instalado nos volumes 0, 1 e 2. Sendo assim, podemos concluir que o disjuntor deve ser instalado no mínimo à 1,20 m do ponto do chuveiro, ou seja, apenas no volume 3.

Chuveiro elétrico e disjuntor de proteção

Distância mínima para instalação de disjuntor no banheiro, segundo a norma NBR 5410

Muita gente deve estar se perguntando, mas o disjuntor não tem que ser instalado somente no QDC? O recomendado é que a instalação dos disjuntores seja no quadro de distribuição de circuitos, entretanto a norma não proíbe que haja outro quadro com um disjuntor para o chuveiro.

Indiferente de quantos quadros de proteção tenha no imóvel, é indispensável que eles estejam sempre em locais de fácil acesso. Portanto, o QDC nunca deve estar atrás de móveis ou pior ainda, em cômodos trancados.

Ainda de acordo com as regras de instalação dos chuveiros, todo circuito de chuveiro deve ser protegido também por um dispositivo diferencial residual, o famoso DR. Ao contrário do que muitos pensam, disjuntor e DR não são a mesma coisa!

Disjuntor do chuveiro, como dimensionar?

Outro ponto importante é sobre o dimensionamento do disjuntor para chuveiro. Vários eletricistas não sabem como definir isso, e no vídeo abaixo do Mundo da Elétrica você pode aprender de uma forma bem dinâmica e objetiva, vale muito a pena assistir!

Acredito que a resposta principal tenha sido respondida não é mesmo? De acordo com a NBR 5410, a distância mínima de instalação entre o chuveiro e o disjuntor deve ser de 1,2 m.

Entenda que devido às condições de umidade em locais com chuveiros elétricos, não é recomendado fazer a instalação elétrica do disjuntor dentro do banheiro. Apesar da norma não proibir instalação no volume 3, você deve evitar ao máximo para reduzir ainda mais os riscos de problemas e acidentes elétricos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)