Disjuntores do padrão e QDC podem ser diferentes?
Os disjuntores do quadro de distribuição de circuitos (QDC) localizado dentro das residências podem ser maiores que o disjuntor geral do padrão? Apesar da resposta parecer óbvia, é muito comum surgirem dúvidas como está. Pensando nisso o Mundo da Elétrica resolveu acabar com essa dúvida de uma vez por todas! Iremos responder esta pergunta de uma forma bem simples e de acordo com as normas.
Sabemos que para haver uma proteção efetiva da instalação elétrica e dos equipamentos elétricos, os componentes de proteção desta instalação, como por exemplo disjuntor, DR e DPS, devem ser instalados corretamente e principalmente bem dimensionados, isso também deve ser feito no padrão de entrada.
Leia também
- Como dimensionar o disjuntor geral
- Dá pra levar choque no minidisjuntor? TOP 5 perguntas sobre disjuntor!
A corrente elétrica que passa pelo disjuntor do padrão de entrada é sempre maior as demais correntes que passam nos circuitos da instalação, pois quando passa pelo QDC está corrente que vem do padrão de entrada é distribuída para estes circuitos. Desta forma é natural que o disjuntor do padrão de entrada sempre seja maior ou igual ao disjuntor do QDC.
Para sabermos se pode ou não o disjuntor do quadro de distribuição suportar uma corrente nominal maior do que o disjuntor do padrão de entrada, a resposta é basicamente entender o que é seletividade, pois este é um fator determinante para a segurança e perfeito funcionamento da instalação elétrica, onde todas essas instalações devem ter seletividade.
Suponha que em uma casa o disjuntor do padrão suporte 50A e o disjuntor do QDC suporte 70A, caso ocorra uma falha elétrica dentro da residência que supere os 50A, e os disjuntores parciais falharem o disjuntor do padrão vai desarmar primeiro que o disjuntor do QDC, desta forma para religar o circuito a pessoa terá que se deslocar até o padrão de entrada.
O exemplo que citamos acima é um exemplo claro de falta de seletividade nos circuitos. A seletividade serve para garantir que sempre o disjuntor mais próximo da falha elétrica atue de forma com que a menor quantidade possível de circuitos e cargas sejam afetadas, ou seja, neste caso o disjuntor mais próximo da falha é o disjuntor do QDC, que não será acionado em casos de falhas no circuito.
É importante destacar que a norma NBR 5410 aborda no item 6.3.6.1 a seletividade entre dispositivos de proteção contra sobrecorrentes, que diz o seguinte:
“Quando razões ditadas pela segurança e/ou pela utilização da instalação elétrica exigirem que a continuidade de serviço não seja afetada senão minimamente pela ocorrência de uma falta, os dispositivos situados em série devem ter suas características de atuação selecionadas, de forma a garantir que só o dispositivo responsável pela proteção do circuito onde ocorrer a falta venha a atuar (seletividade).”
Além dos disjuntores a norma NBR 5410 também fala no item 6.3.6.3 sobre a seletividade entre os dispositivos de proteção DR.
Então para dar uma resposta bem precisa e resumida, o disjuntor do QDC não pode ser maior que o disjuntor do padrão de entrada, pois como acabamos de ver, este tipo de instalação não garante a seletividade no circuito.
Fazer o dimensionamento correto de toda a instalação garante a sua seletividade, fazendo com que a instalação fique segura, assim evitando o mau funcionamento do circuito e eventuais acidentes.
O Vídeo a seguir é do canal Mundo da Elétrica, nele é explicado detalhadamente o que é seletividade e qual a importância da seletividade nos circuitos, além de mostrarmos alguns exemplos que irão te ajudar a compreender ainda mais sobre este assunto.
Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a instalação seletividade dos disjuntores em uma instalação. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Como instalar um disjuntor e qual a posição correta?
Realizando o dimensionamento elétrico residencial – passo a passo!
Disjuntor do chuveiro desarmando, o que fazer ?
Como instalar disjuntor? Aprenda passo a passo!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
2 comentários para: “Disjuntores do padrão e QDC podem ser diferentes?”
José Raimundo Nogueira Santos
O aprendizado não tem fim! Cada dia aprendemos conteúdos novos
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado por nos prestigiar JOse!