Como calcular o padrão de entrada? Como dimensionar um padrão de entrada e disjuntor? O padrão de entrada pode ser diferente nas concessionárias, como padrão de entrada da CEMIG, CPFL, COELBA, CELPE, CELESC, AMPLA, COPEL, LIGHT e outras. A ligação de duas casas no mesmo padrão de entrada de energia é permitida? Nosso tema de hoje envolve a ligação de duas ou mais casas no mesmo padrão de energia, que em alguns lugares é chamado de medidor de energia, a resposta você confere na sequência, vamos lá pessoal!

Padrão de energia: Disjuntor geral

Um padrão de entrada de energia pode sim ligar mais de uma casa, mas é muito importante compreender que para isso, as pessoas precisam ter ainda mais atenção quanto aos detalhes que devem ser levados em consideração, mas que detalhes são estes?

O primeiro detalhe é sobre a corrente do disjuntor do padrão! Ela deve ser suficiente para alimentar as duas instalações. A corrente do disjuntor não pode ser definida apenas somando a corrente da casa A com a corrente da casa B, a definição da corrente depende de um levantamento de circuitos, além de aplicar todos os fatores de demanda para cada um destes circuitos e somente após isso, será possível definir qual o disjuntor geral que deve ser usado para as duas casas ao mesmo tempo.

Padrão de energia: Dimensionamento de cabos

O segundo detalhe é quanto ao dimensionamento correto dos cabos para esta situação em especial, porque assim como os disjuntores, os cabos também devem ser capazes de suportar esta corrente. Portanto, efetuar apenas a troca do disjuntor para aumentar a corrente sem levar em consideração a capacidade dos cabos é um grande problema, que certamente causará sobreaquecimento e sobrecarga. Este ponto é muito importante, visto que poucas pessoas se preocupam realmente em fazer o dimensionamento correto dos cabos, e isso é sem dúvidas um erro muito grave!

Padrão de energia: QDC

As duas casas não podem ter apenas um quadro de distribuição de circuitos (QDC) controlando tudo, então o correto é que haja um quadro de distribuição (QD), com um disjuntor geral e dois disjuntores parciais, assim como mostra a imagem abaixo.

Como instalar padrão de energia

Esquema de instalação de QD para duas casas!

Desta forma, um disjuntor parcial ficará responsável por alimentar o QDC da casa 1 e o outro disjuntor parcial ficará responsável por alimentar o QDC da casa 2, ou seja, deve haver um (QDC) para cada casa e eles serão responsáveis por distribuir para os circuitos das residências, assim como mostra a imagem abaixo.

Como dimensionar disjuntor geral para duas casas?

Esquema de distribuição de energia em duas casas com um padrão de energia !

Seguir esse esquema de medidor, quadro de distribuição e quadros de distribuição de circuitos é muito importante! Assim como é fundamental compreender que cada etapa deve contar com os disjuntores corretos, pois só assim será possível garantir a seletividade e evitar que as duas casas sejam desligadas em caso de problema elétrico em apenas uma delas.

Se você quiser aprofundar ainda mais neste tema, vamos deixar a seguir, um vídeo inteiro do canal Mundo da Elétrica falando sobre este assunto e mostrando o esquema de distribuição de QD e QDC de uma forma bem dinâmica, vale a pena conferir!

Para finalizar, queremos informar que o padrão de entrada de energia pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, e todos eles são capazes de alimentar uma ou várias casas! Mas o mais indicado para duas casas, é optar pelo padrão de entrada com 2 medidores que pode ser embutido na parede ou então, escolher poste padrão para duas casas.

E assim esperamos ter respondido a dúvida de todos vocês que gostariam de saber se é permitido instalar um padrão apenas para alimentar duas residências. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Padrão de energia para várias casas, como fazer?”

  1. Ubirajara Pereira Fernandes

    Estou gostando muito desta aula da area de eletricidade, sou eletricista, fiz senai no ano de 1969, e hoje, eletrica esta bastante, atualizada, com automacão, e muita coisa nova.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais Ubirajara!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)