Você sabe qual o disjuntor correto para usar no seu chuveiro? Se você não sabe como escolher disjuntor para chuveiro, fique calmo pois é sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos lá pessoal!

Direto recebemos muitas dúvidas sobre o dimensionamento de disjuntores, mas sem dúvidas o dimensionamento de disjuntor para chuveiro é a maior dúvida que recebemos. Ter essas dúvidas é normal porque o chuveiro é um dos aparelhos mais potentes das instalações residências.

Qual tipo de disjuntor usar no chuveiro?

O disjuntor é um dispositivo de proteção eletromecânico que protege as instalações elétricas, desarmando automaticamente ao identificar uma corrente elétrica que ultrapassa o valor nominal da corrente elétrica do disjuntor, assim impedindo a passagem de energia para as cargas do circuito, evitando que as demais cargas e o circuito danifiquem.

Existem vários tipos de disjuntores para diferentes aplicações como por exemplo, disjuntor caixa moldada, aberto, DDR, DIN, NEMA etc. Mas o disjuntor correto para utilizar no chuveiro elétrico deve ser o minidisjuntor que atende a norma DIN (Deutsches Institut für Normung) ou os famosos disjuntores pretos, que atende pela norma NEMA (National Electrical Manufacturers Association).

O disjuntor DIN e NEMA são os mais utilizados nas instalações elétrica residenciais, mesmo o NEMA sendo substituído pelo DIN, ambos oferecem proteção termomagnética para sobrecarga e curto-circuito.

Disjuntor correto para utilizar no chuveiro elétrico.

Minidisjuntor DIN e disjuntor NEMA.

O diferencial do minidisjuntor DIN são as curvas, que é um recurso não disponível no disjuntor NEMA, por esse e outros motivos o DIN está ganhando o mercado. As curvas do minidisjuntor DIN definem as aplicações dos disjuntores, ou seja, as cargas que serão ligadas neles.

A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por determinado tempo. As curvas de disjuntores são B, C e D, devido a unidade de medida da corrente elétrica ser em ampere (A), não existe curva característica com letra A, por questão de organização.

Caso escolha um o disjuntor DIN para utilizar no chuveiro elétrico, deve ser usar um disjuntor com corrente elétrica correta para chuveiro ligado ao disjuntor e que tenha a curva B, a curva ficar descrita ao lado da corrente nominal do disjuntor.

Chuveiro ligado ao disjuntor e que tenha a curva B.

Aonde a curva ficar descrita, lado da corrente nominal do disjuntor.

Se preferir optar pelo disjuntor preto NEMA, basta olhar apenas a corrente elétrica correta para chuveiro elétrico, pelo fato de não ter curva no disjuntor NEMA.

Um ponto muito importante que deve ser observado é o tipo de fornecimento de energia da sua residência, pois existem diferentes tipos de fornecimento definido pela concessionária de energia, isso interfere diretamente no disjuntor. A tabela a seguir indica os níveis de tensões elétrica secundárias fornecidas pelas concessionárias de energia elétrica conforme as normas da ANEEL.

Tipo de fornecimento de energia da sua residência.

Os níveis de tensões elétrica secundárias conforme as normas da ANEEL.

Os disjuntores DIN e NEMA podem mudar conforme o fornecimento, pois ambos têm três tipos diferentes, que é o monopolar, bipolar e tripolar.

Disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase. Disjuntor bipolar é utilizado em circuitos ou instalações que possuem dois condutores de fase. Disjuntor tripolar é usado em instalações e circuitos com três condutores de fase.

Os disjuntores DIM e NEMA podem mudar conforme o fornecimento.

Disjuntor monopolar, bipolar e tripolar.

Como saber a corrente certa?

No próprio corpo do chuveiro ou na embalagem em que veio o chuveiro vem escrito qual a corrente elétrica correta. Mas, caso na embalagem e chuveiro não informe a corrente elétrica, em alguns casos é possível calcular a corrente através de uma simples conta da lei de ohm.

É possível calcular a corrente através de uma simples conta da lei de ohm.

Formulas usando as grandezas elétricas da lei de ohm.

Para estar fazendo cálculo precisamos de duas grandezas elétricas que é a potência e a tensão elétrica do chuveiro, sem essas duas informações não é possível dimensionar o disjuntor de forma correta.

Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.500W, basta dividir a potência pela tensão e a corrente elétrica do chuveiro usando a lei de ohm é de 25A, sendo assim o nosso disjuntor tem que ter a corrente elétrica mais próxima possível de 25A.

Dividir a potência pela tensão e a corrente elétrica do chuveiro.

Cálculo para descobrir a corrente elétrica do chuveiro.

FNa imagem abaixo temos uma tabela com referência baseada nas potências disponibilizadas pelos fabricantes. Fique atento, pois o disjuntor tem corrente diferente para tensões diferentes. Então preste bastante atenção para não misturar as tabelas de tensão de 127V e 220V.

Não misturar as tabelas de tensão de 127V e 220V.

Tabela com referência baseada nas potências disponibilizadas pelos fabricantes.

Veja um exemplo de um chuveiro com tensão de 127V e 5400W, na nossa tabela o mais próximo que temos é a potência de 5500W, como este chuveiro deve ser ligado em 127V, o disjuntor usado deve ser o de 50A.

O disjuntor usado deve ser o de 50A.

Exemplo de um chuveiro de tensão de 127V e tem 5400W.

Dica de segurança

Por causa da alta potência o chuveiro é extremamente perigoso, então sempre procure um profissional para ajudar realizar a escolha do disjuntor e instalação do chuveiro com segurança. E nunca instale o disjuntor na caixa de passagem do ponto de tomada do chuveiro. O disjuntor sempre deve estar instalado no quadro de disjuntores.

O disjuntor sempre deve estar instalado no quadro de disjuntores.

Nunca instale o disjuntor na caixa de passagem.

O disjuntor é muito importante para a proteção do circuito e dimensionamento correto é fundamental para a proteção atuar corretamente. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica, mostramos como dimensionar disjuntor de forma adequada.

Bem, esperamos que estas dicas tirem todas as dúvidas sobre disjuntores para chuveiro. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)