Quais são e para que servem as curvas dos disjuntores?

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

A instalação de disjuntor é uma questão de segurança, e por se tratar de questão de segurança deve ser levada muito a sério e nem sempre o que  os eletricistas encontram nas instalações. Ainda pior do que uma instalação que tenha sido feita de qualquer maneira e que tenha disjuntores mal dimensionados são os ditos profissionais de elétrica que não sabem dimensionar novos disjuntores para uma troca e acabam agravando o problema.

Conhecer bem as caraterísticas de funcionamento dos componentes elétricos é um diferencial nos profissionais, qualquer eletricista conhece um disjuntor, mas poucos sabem como eles funcionam. Dimensionar um disjuntor e dimensiona-lo corretamente é muito mais delicado do que simplesmente saber qual a corrente do equipamento, circuito ou instalação ao qual se quer proteger, tem que saber exatamente qual tipo de carga será instalada.

Leia também

Disjuntores curva

Minidisjuntores

Para cada tipo de carga foi estipulado uma curva de ruptura para o disjuntor e essas curvas foram separadas em categorias. A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por determinado tempo. Quando se tem uma equipamento muito delicado necessita-se que a interrupção do circuito quando a corrente passe o limite de funcionamento seja muito rápida, para que o equipamento não seja danificado, em compensação na partida de um motor por exemplo, para que este saia do estado de inércia e chegue a sua velocidade máxima uma grande corrente é necessária no instante da partida, ás vezes muitas vezes maior do que a corrente para que este mesmo motor esteja em velocidade plena, nestes casos o disjunto tem que suportar a corrente alta durante um período de tempo maior.

Além do período de tempo as curvas de rupturas estipulam o quanto maior essas correntes podem ser em relação as correntes nominais.

Curva B:

A curva de ruptura B para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 3 e 5 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 30A a 50A.

Os disjuntores curva B são usados onde se espera um curto circuito com baixa intensidade, normalmente cargas resistivas, em residencias nas tomadas de uso comum, onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa.

Curva C:

A curva de ruptura C para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 5 e 10 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 50A a 100A.

Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.

Curva D:

A curva de ruptura D para um disjuntor, estipula que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 10 e 20 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 100A a 200A.

Os disjuntores de curva D são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.

Não existe contudo disjuntores de curva A, o motivo é para que o A da curva não seja confundido com o A de ampere, unidade de corrente elétrica.

Disjuntores de faixa regulável

Disjuntores motores

Existem ainda disjuntores cuja a faixa ruptura da corrente pode ser selecionada dentro de uma faixa, por exemplo os disjuntores motores que possuem faixa se seletividade, como por exemplo 6 a 10 vezes a corrente nominal neste caso a faixa é selecionada de acordo com a necessidade o que possibilita uma flexibilidade na proteção de equipamentos, neste caso normalmente motores.

É importante que se conheça as curvas de rupturas para proporcionar a maior proteção possível tanto para os usuários de uma instalação quanto para os equipamentos instalados. Na dúvida sempre consulte os catálogos dos fabricantes para características próprias das marcas.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

51 comentários para: “Quais são e para que servem as curvas dos disjuntores?”

  • Janaine

    Hi… My names Janaine okay

    • Henrique Mattede

      Hi Janaine, nice estou meet you.
      If you do not follow us yet, be sure estou subscribe estou our channel on youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      See our videos and help us with the disclosure.

  • Damião Estrela

    Qual dijuntor coreto para motor dez cv trifásico

    • Henrique Mattede

      Vea este vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=6lYX-T14MvE para ajustar lá potencia de este motor.

      Si usted no nos sigue, sin embargo, no dejes de suscribirte a nuestro canal en youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Vea nuestros videos y ayudarnos con lá divulgación.

  • Antonio Rossim Batista

    Gostei muito da explicação, tenho muito a aprender com todos do clube.

    • Henrique Mattede

      Estamos aqui para aprender juntos!
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

  • Felipe

    Gosto desse canal mundo da elétrica aprendi muita coisa nele…e graças a Deus, esse canal tem me ajudado extraordinariamente.

    • Henrique Mattede

      Fico extraordinariamente feliz por isso :)
      Pode contar conosco para o que for.

  • João Carneiro Benício

    Bom dia. Sou eletricista residencia com formação do senai
    Tire mim uma dúvida porque os predios. Os engenheiros não todos mais maioria coloca a entrada dos disjuntores de ernegia por baixo e não como Pedrão da norma que a entrada é por cima e não por baixo dos disjuntores. Ob joao

    • Henrique Mattede

      Qual tópico e norma estipula que a entrada de um disjuntor tem de ser por cima e não por baixo?

    • Wesley

      A posição do disjuntor de entrada não é padronizada por norma, mas colocá-lo na parte de cima evita que o mesmo dissipe calor nos disjuntores de distribuição, evitando assim um trip por sobrecarga falso.

      • Henrique Mattede

        Em casos mais específicos pode ser usado sistemas de ventilação para evitar trip indevido.
        Obrigado pelo apoio e por contribuir com o debate.

  • Jose Soares

    Pode usar djuntor residencial em bateria de carro pra instalação de som.

    • Henrique Mattede

      Existem disjuntores específicos para corrente contínua, o disjuntor de corrente alternada não vai apresentar toda efetividade.

  • José Raimundo Nogueira Santos

    Muito boa as explicações, costumo sempre pesquisar antes de fazer qual quer serviço elétrico e esta pesquisa então encaixou perfeitamente no que estou fazendo! Parabéns por mais este trabalho.

    • Henrique Mattede

      Por nada, agradeço a confiança e por nos apoiar.

  • Paulo

    Boa noite, tem como você me dizer qual classe de disjuntor usar no disjuntor geral no quadro de entrada, no geral QDC, e no miro ondas, chuveiros, tomadas, geladeiras, te agradeço pela resposta e ajuda.

    • Henrique Mattede

      No disjuntor geral use Curva C, chuveiro curva B, tomadas de uso geral B e o resto C :)

  • Mario

    Bom dia.
    Parabéns pelas explicações que nos ajudam muito.
    Deus vos ajude sempre.
    Muito obrigado.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Mario!

  • Reginaldo

    Gostei muito do conteúdo, fácil de compreender, parabéns!

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Reginaldo!

  • Roque Carvalho de Miranda

    Muito bom esse canal, ótimas explicações gostei muito.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Roque!

  • Aguinaldo

    Olá boa noite.
    Adorei a matéria.
    Tenho uma duvida…, se eu dimensionar um idr de 25A para 5 tomadas ( chuveiro(19A), microondas(8, 6A), multiprocessador(6A), churrasqueira(5A), geladeira(3A), total de 41A), será que ele suportara? ( sabendo que nem todos os equipamentos funcionarão ao mesmo tempo).

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Você dimensionar seu IDR de acordo com seu disjuntor geral, com corrente superior ou igual.

  • Sebastião Marques

    Obrigado. Informações deste tipo, é como achar um oásis. Deus abençõe a todos

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Amém muito obrigado, sinal que nosso trabalho esta melhorando a cada dia.

  • Marcos

    Olá boa noite, no meu padrão de entrada o dijuntor e de 70A, qual dijuntor devo usar no quadro de distribuicão.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Para seu quadro de distribuição precisa ser calculado a potencia da residencia, utilizando o fator de demanda disponibilizado pela concessionaria local.

  • Paulo

    Quanto a marcas: Siemens, Steck, Schneider e outras. Tem algum estudo comparativo quanto a qualidade delas? Os preços são muito diferentes e o consumidor fica em dúvida.
    Obrigado

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito boa pergunta, desconheço se existe algum estudo sobre a qualidade destas marcas.

      • Elialdo

        Não há problemas com estes fabricantes, pois todos são atendem a norma, por esta razão não é necessário estudos.

  • Antonio

    Muito bom este canal da para tirar muitas duvidas

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Fico contente em poder ajudar.

  • Antonio Hélio Pereira Costa

    Muito legal esse canal, através dele aprendi muito. Obrigado, que Deus os abençõe.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos muito contentes com isso Antonio! Obrigado por nos prestigiar!

  • Edson

    Gostei espero aprender muitas coisas

  • Clodoaldo Pereira Paulino de Sousa

    Conteudos sem qualidade igual. Parabéns a toda equipe

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Clodoaldo!

  • Paulo Jorge do Nascimento

    Meus parabéns e muito obrigado por sua ajuda suas explicaçoões e show

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

  • Josemar Dantas Fernandes.

    Sempre que tive alguma duvida e pesquisei nesse canal obtive a resposta muito bom parabéns.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos contentes que tenha gostado Josemar!

  • Edmundo

    BOA NOITE! Conteúdos de muita importância para quem quer aprender sempre mais. Muito bom!

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Edmundo!

  • Julio

    Quero parabenizar a equipe Mundo da Elétrica, pelo seu trabalho.
    Parabenizar o criador do Canal.
    Desejo para vocês sucesso, e continuem nesse trabalho.
    A concorrência existe, mas os profissionais permanecem.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Julio! Sucesso!

  • Bruno Soares Bulher

    Boa tarde, qual o disjuntor certo pra ar condicionado?

    • Bruno

      Tem um vídeo completo no canal do Mundo da elétrica falando deste tema. Aqui no site também um artigo falando como escolher e dimensionar o disjuntor.

  • Josue

    Gostei muito, consegui tra… Com minha professora por causa do site…
    Muito obrigado