Como já sabemos, os motores elétricos de indução trifásicos possuem diversas características, fatores que fazem total diferença, tanto para dimensionamento de cabos, dispositivos de proteção e para suas respectivas funções. Neste artigo iremos entender o que é corrente nominal, corrente de partida e como calcular a corrente nominal de motor de indução trifásico, vamos lá pessoal!

Corrente nominal: O que é?

A corrente nominal nada mais é do que a corrente que se espera de um determinado equipamento ou máquina, ou seja, a corrente nominal é a quantidade de amperes necessária para que a máquina tenha um funcionamento satisfatório. É importante destacar que não são todos os equipamentos ou máquinas que consomem exatamente a corrente nominal, sendo necessário calcular esta corrente nominal, mas geralmente a corrente nominal é indicada pelos próprios fabricantes das máquinas e equipamentos.

A corrente nominal também pode ser utilizada para expressar a capacidade máxima de corrente elétrica que um determinado aparelho, máquina ou dispositivo é capaz de suportar sem que os mesmos sejam danificados, garantindo dessa forma um bom desempenho.

A corrente nominal além de servir para o dimensionamento de condutores e dispositivos de proteção, também é possível  utilizá-lá como passagem de parâmetro para indicar a potência elétrica de máquinas e equipamentos elétricos, sendo está uma prática muito comum.

Como calcular corrente nominal passo a passo.

O que é corrente nominal e como calcular.

Corrente nominal: Máquinas elétricas.

A corrente nominal nas máquinas elétricas é o valor de corrente elétrica previsto no cálculo de uma determinada máquina, sendo que logo após a sua construção é verificado o quanto a máquina elétrica é capaz de suportar de intensidade de corrente elétrica, de forma com que tenha a máxima eficiência possível, sem ter danos e mantendo a conservação da máquina em bom estado. Vale a pena destacar que esses ensaios feitos nas máquinas elétricas são previstos nas normas de fabricação das máquinas.

Corrente de partida: Máquinas elétricas.

Podemos definir a corrente de partida para se referir a corrente elétrica que determinada máquina (motor) demandada em um intervalo de tempo, de forma com que no instante inicial a energia elétrica começa a circular pelas máquinas elétricas, e então o seu rotor começa se movimentar a partir da velocidade zero, até o instante final em que a velocidade plena do rotor é atingida.

Para que fique mais fácil de compreender, a corrente de partida se comporta como um surto de energia na rede elétrica, devido ao seu alto valor de intensidade, de forma com que está corrente varie está intensidade com o passar do tempo em que o motor foi dada a partida, sendo que o valor final da corrente é bem menor do que o valor inicial.

Corrente nominal em motores trifásicos: Como calcular?

Para calcular a corrente nominal dos motores de indução trifásicos temos que ter em mãos alguns dados, que são encontrados nas placas dos motores. Iremos calcular a corrente nominal (In) para um motor de indução trifásico que está sendo alimentado por um sistema trifásico de 220V, com a potência de 3CV, um fator de potência de 0,85, e rendimento de 87,5%. O cálculo para corrente nominal é bem simples, basta usar a fórmula abaixo:

O que é corrente nominal e como calcular.

Fórmula para calcular corrente nominal.

Antes de iniciarmos os cálculos para encontrar a corrente nominal do motor é necessário levar em consideração que a potência do motor é dada em watts (W) e não em cavalo vapor (CV), como está no exemplo que estamos analisando. Portanto devemos fazer a conversão de CV para W, iremos utilizar uma regra de três, como mostra a imagem abaixo:

Como converter CV para W?

Convertendo cavalo vapor para watt.

Agora que já convertermos a potência, basta substituir os valores dados no texto na fórmula, lembrando que não podemos inserir na fórmula o 87,5% direto, é necessário dividir por 100 antes, caso contrário o resultado será completamente diferente. Como podemos ver na imagem abaixo resolvemos primeiro o denominador e em seguida efetuamos a divisão.

Como calcular a corrente nominal de um motor?

Calculando corrente nominal de um motor trifásico.

O vídeo abaixo mostra exatamente como fazer os cálculos para encontrar a corrente nominal dos motores de indução trifásicos, complementado o tema abordado.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter retirado todas as suas dúvidas sobre corrente nominal e como calcular, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)