Um assunto importante, mas que poucas pessoas compreendem totalmente é a questão do valor da tensão elétrica. É indispensável saber qual a tensão elétrica ( popularmente conhecida como voltagem), que aquele determinado aparelho suporta, qual a tensão oferecida em cada tomada daquele local. Tudo isso visando evitar danos aos aparelhos, utilizando-os de maneira segura e principalmente, evitando acidentes graves relacionados com a eletricidade.

Quanto o assunto é tensão, diversas dúvidas são bem comuns e certamente você já ouviu alguma das que vamos citar aqui. A tensão de 127 é igual a de 220 volts? A tensão de 220 volts compensa mais? Eu posso ligar um aparelho 127v em 220v? 127/220v é bivolt? Se eu ligar um aparelho 110v em 220v, ele vai queimar?

Para responder estas perguntas vamos entender melhor estes conceitos. A energia que ativa as cargas pode ser fornecida em vários níveis, no Brasil os mais comuns são: 127 ou 220 volts. Neste momento provavelmente você esteja a se perguntar, mas e a tensão de 110 volts? A reposta para esta pergunta é simples, esta tensão está sendo abandonada aos poucos pelas concessionárias, sendo substituída pela de 127 volts.

Qual a melhor tensão elétrica, 110 ou 220 volts?

Qual a diferença entre as tensões elétricas?

Qual tensão é melhor, 127 ou 220?

Não existe esta tensão é melhor ou pior, para a seleção desta tensão são levadas em consideração muitas características, em termos de economia na conta de luz não existe diferença.

Como foi dito anteriormente, esta decisão está diretamente relacionada com a potência do equipamento, ou seja, a corrente elétrica necessária para que ele funcione é que o vai determinar qual é a melhor. Os aparelhos que funcionam com potência alta requerem uma tensão mais elevada.

É comum você perceber que empresas, estabelecimentos e shoppings, por exemplo, utilizem 220 volts, isso acontece devido a elevada demanda de potência, demanda está que talvez não seja tão elevada na maior parte das residências.

Indiferente da tensão escolhida, várias ações devem ser tomadas visando aumentar a segurança desta instalação. É muito importante, por exemplo, instalar os disjuntores, eles são dispositivos de proteção que tem o papel de atuar caso alguma corrente ultrapasse o valor nominal permitido.

Estes dispositivos atuam visando impedir danos como curto circuitos ou correntes de falta capazes de causar choques elétricos, este segundo caso pode acontecer com aparelhos que estão com falha no isolamento.

O que acontece se eu ligar um aparelho 127 numa tensão 220 volts?

As chances de queimar este aparelho elétrico de 127 V ligado em uma tomada de 220 V é enorme. Portanto, antes de ligar qualquer aparelho, favor conferir a tensão daquela tomada, caso contrário você pode ter um prejuízo totalmente indesejado.

O que acontece se eu ligar um aparelho 220 numa tensão 127 volts?

No caso contrário do citado acima, quando conectamos um aparelho de 220 volts em uma tomada com tensão de 127 volts, a chance de não ocorrer dano algum é muito grande, isso acontece porque a tensão oferecida não é suficiente para que o mesmo funcione.

Para não correr estes riscos, a nossa dica é que sempre que possível você escolha os aparelhos classificados como bivolt, ou seja, eles funcionam tanto com tensão de 127 volts, quanto com a tensão de 220 volts.

Os acidentes elétricos são graves e comuns, mas eles podem ser facilmente evitados se você tiver cuidado e utilizar os aparelhos com consciência. Caso você perceba qualquer coisa diferente, contate um profissional de elétrica, ele tem a capacitação necessária para analisar a situação e te orientar no caso de possíveis riscos. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Para finalizar a nossa dica vai para quem está construindo, avalie bem os aparelhos que pretende utilizar, principalmente se são aparelhos de alta demanda. Se você fizer a instalação e só pensar nisso posteriormente, provavelmente você irá ter gastos extras e isso é algo indesejado.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

26 comentários para “É possível ligar aparelhos 127V em 220V ou vice versa?”

  1. Roberval Trindade da Silva

    Como é feita uma instalação bivolt 127/220 em uma tomada?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Na mesma tomada não, mas podem ser em tomadas distintas no mesmo ponto.

      Responder
  2. Pedro

    Bom dia, gostaria saber se eu consigo mudar uma tomada para uso de um microondas 127V, sendo que minha rede do apartamento é 220V, detalhe quando foi entregue era 127V, ai mudamos para 220V.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sua tomada é fase + fase?

      Responder
    • Francesco Piraino

      Passa um neutro no lugar de uma fase que você vai obter 127 volta, no caso do apartamento.

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Quando a distribuição for 220v F+F pode ser conseguir 127v desta forma.

  3. Junior

    Eu amo elétrica

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós também amamos elétrica Junior!

      Responder
  4. Jose Paulista

    Não gostei das explicações. Foram muito vagas precisa de mais explicações técnica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado José, farei o possível para ser mais claro nas explicações.

      Responder
    • Carlos Henrique

      O cara explicou direito o cidadão que é um girico kkkkk

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Muito obrigado Carlos, mas se uma pessoa não compreendeu é preciso melhorar.

  5. Roberto Mello

    Parabéns mundo da eletrica, a explicação foi boa, só que tem gente que pelo amor de Deus, não entende mesmo…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Roberto, sinal que precisamos melhorar muito.

      Responder
  6. Raimundo Reis

    Gostei. Muito já sou seguido hã um bom tempo

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que ótimo!

      Responder
  7. Allan Andrade

    Porque as concessionarias estão adotando os 127V? E porque em Salvador existe bairros que são alimentados por 220V e outros bairros até mesmo ruas de diferença 110V?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      O motivo das concessionários estarem adotando desta medida não tenho conhecimento, caso alguém possa nos ajudar ficaria muito grato.

      Responder
  8. Lenildo

    Vocês do mundo da elétrica são d+, sou eletricista predial a 3 anos e sigo vocês bem antes disso e tomo seus conhecimentos como referência.
    Parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que legal Lenildo! Muito obrigado pela credibilidade!

      Responder
  9. Laiande

    Tenho um equipamento que é 220, posso colocar um transformador de voltagem? Corro algum risco fazendo isso? Desde já agradeço.

    Responder
    • Laiande

      Nesse caso transformador de 220 para 110.

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Neste caso é preciso de um transformador conforme descrito acima.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Vai ser preciso de um Transformador 110/220v.

      Responder
  10. Luís

    Tenho um forno a gás + eletricidade 1250W – 220V – 10A.
    Vou precisar de um trafo de entrada 220V e saida 127V, correto?
    Vou precisar de um disjuntor de 10A, certo?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Apenas um disjuntor de 10A é suficiente, o transformador precisa ter a saída conforme necessidade para acionamento do forno, no caso saída 220v.

      Responder