Como é definida a corrente elétrica de um aparelho eletrônico? Por que existem aparelhos que trabalham com a mesma tensão, por exemplo 220V, mas consomem corrente diferente, o que define isso? Para entender a resposta desta pergunta é importante saber o que é tensão elétrica, o que é corrente elétrica e o que é resistência elétrica, e é disso que vamos falar neste artigo, vamos lá pessoal!

Grandezas elétricas, quais são?

Essas palavras TENSÃO, CORRENTE e RESISTÊNCIA se referem as três grandezas elétricas e para quem ainda não sabe, uma grandeza elétrica é uma forma de dar número para um fenômeno, então nesse caso estamos dando número à três fenômenos da eletricidade.

Para começar a responder essa pergunta de uma forma bem simples e resumida, é preciso entender que a tensão, corrente e resistência são amigas inseparáveis, ou seja, sempre que ouvir falar de uma as outras vão estar ali também! Estas três grandezas se referem à fenômenos relacionados aos elétrons que é a base de toda a eletricidade.

 O que é tensão, corrente elétrica?

Veja como saber a resistência elétrica de um aparelho

Corrente elétrica, o que é?

A corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons e sempre que um elétron se movimentar vai existir uma corrente elétrica! Para que os elétrons se movimentem de maneira ordenada, eles precisam de um caminho e esses caminhos são os condutores como por exemplo, o cabo de cobre.

Resistência elétrica, o que é?

Sempre que algo se movimenta, existem forças contrárias a esse movimento. Por exemplo, se você começar a andar vão ter vários fatores que vão fazer resistência à sua caminhada como por exemplo, se o vento está a favor ou contra ou se o dia está quente ou frio. Na eletricidade sempre que um elétron se movimenta, ele sofre uma resistência que é chamada de resistência elétrica! Para facilitar o entendimento, a resistência pode ser definida como oposição que determinado material oferece à passagem da corrente elétrica.

Esta resistência do caminho por onde ele passa tem ligação direta com a grossura do cabo, ou seja, este é um dos fatores que faz ser mais fácil ou mais difícil o movimento dos elétrons, fazendo com que aquele determinado cabo tenha mais ou menos resistência elétrica. Compreender isso é extremamente importante, porque sempre vai existir resistência em qualquer condutor.

Tensão elétrica, o que é?

Por último vamos falar da tensão elétrica e podemos dizer que a tensão é a força que coloca os elétrons em movimento, ou seja, é a força que cria a corrente elétrica. E agora que vocês conhecem a definição destas grandezas inseparáveis, fica mais fácil responder o que define a corrente elétrica de um aparelho.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você tem todas estas informações passadas neste artigo de uma forma bem dinâmica e se achar que pode te ajudar a entender este assunto, vale a pena conferir!

Corrente elétrica, como é definida?

Todos os componentes internos de um aparelho elétrico e/ou eletrônico como os cabos, resistores, transistores e capacitores são os caminhos por onde a corrente elétrica vai circular, e todos estes caminhos criam uma “resistência”, que é definida como impedância indutiva e reatância capacitiva. Basicamente é como se o aparelho comunicasse para a rede elétrica qual a resistência que ele tem e qual a corrente que ele vai precisar para funcionar naquela determinada tensão.
Então, o que define qual a corrente elétrica de um aparelho é justamente a “resistência” interna deste aparelho, sempre levando em consideração a tensão em que ele está ligado. Com isso esperamos ter respondido está pergunta sobre o que define a corrente elétrica em um aparelho elétrico ou eletrônico, mas se ainda tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Corrente elétrica de um aparelho, como é definida?”

  1. Carol

    Muito obrigada, seu site é demais!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)