Os capacitores são componentes eletrônicos que possuem aplicações importantes. Além de apresentá-las, vamos te mostrar os tipos de capacitores e falar das principais diferenças entre eles. Com isso, iremos te ajudar a determinar qual o capacitor correto a ser utilizado em cada situação.

Capacitores – Como funcionam?

Os capacitores são componentes que tem a função de armazenar energia elétrica. Quando você conecta um capacitor a uma fonte de energia, ele a absorve até ficar com a mesma tensão da fonte. Quando você retirar a fonte, o capacitor continuará carregado e você poderá utilizar esta energia para alimentar um circuito. Este processo é bastante parecido com o de uma bateria, mas o capacitor carrega e descarrega muito mais rápido que as baterias, além de poder repetir este ciclo muito mais vezes antes de estragar.

Outra diferença entre os capacitores e as baterias está na sua forma de armazenar a energia. Nas baterias, a energia é armazenada de forma química e geralmente há produção de calor na carga e na descarga. A principal vantagem das baterias sobre os capacitores tradicionais, é que elas armazenam muito mais energia no mesmo volume, ou seja, as baterias têm uma densidade bem maior que um capacitor.

Capacitores – Como escolher?

Para escolher corretamente um capacitor você precisa estar atento a 3 pontos importantes, são eles: A capacitância, a tensão máxima e o tipo de capacitor. É necessário entender que cada tipo de capacitor tem uma forma diferente de listar estes pontos importantes.

  • Capacitância: É a habilidade de um elemento armazenar carga elétrica. Sempre que dois condutores estão separados por um material isolante, que pode inclusive ser o ar, existe uma capacitância. É por isso que existem as capacitâncias parasitas em praticamente todo circuito! A unidade de capacitância é o Faraday, mas em geral nos capacitores você vai ver os submúltiplos como mostra na imagem abaixo.
O que é capacitor e qual a sua importância?

Você sabe qual é a unidade de capacitância?

  • Tensão Máxima: Quanto maior for a tensão, maior deverá ser a quantidade de isolantes entre os condutores, consequentemente maior será o tamanho do capacitor. Cada capacitor suporta uma tensão máxima, por exemplo, se um capacitor tem tensão especificada de 16V não significa que ele vai estar com 16V o tempo todo! Se você colocar 5V nele, ele vai ficar com 5V, a diferença é que se você colocar 16V, significa que ele já está no limite e passando disso, há riscos de vazamentos ou até mesmo explosões. Por isso quando há a necessidade de efetuar uma troca de capacitor, é fundamental escolher um de tensão igual ou superior ao capacitor original.
Qual é a funcionalidade do capacitor?

Como saber qual é a tensão máxima que o capacitor suporta?

  • Tipo de capacitor: O tipo tem a ver com a forma de construção e os materiais que são usados. Existem capacitores de cerâmica, poliéster, tântalo, mica, vidro, teflon, alumínio e até capacitores que utilizam óleo em sua composição. Quanto ao formato, eles podem ser chatos, cilíndricos, quadrados, SMD de vários tamanhos e até em outros formatos menos convencionais. Essa enorme variação no tamanho e na aparência pode ser visualizada na imagem a seguir.
Como escolher o capacitor certo?

Quais são os tipos de capacitores e quais as características de cada um?

Capacitores – Características!

Como foi dito, quanto maior a capacitância e a tensão, maior será o volume que aquele capacitor tem. Os capacitores de cerâmica, por exemplo, têm camadas de metal separadas por um isolante cerâmico. Outros capacitores podem usar isolantes diferentes com a mesma construção. Este tipo de capacitor não costuma ter uma grande capacitância em relação ao seu volume e é aí que entra o capacitor eletrolítico!

Os capacitores eletrolíticos geralmente tem polaridade como mostra na imagem abaixo, mas existem alguns tipos que não tem. Portanto, ao ligar um capacitor eletrolítico em um circuito, é muito importante prestar atenção à polaridade descrita nele, porque se você inverter um capacitor eletrolítico que tem polaridade, existe um risco enorme de vazamento ou explosão.

O que é capacitor eletrolítico?

Alguns capacitores eletrolíticos têm polaridade e é muito importante saber identificá-la.

Estes capacitores tem um eletrólito em sua composição e seu isolante é uma camada muito, mas muito fina criada por um processo químico. Neste vídeo a seguir do Mundo da Elétrica, você pode ver como é o interior de um capacitor cilíndrico, veja como é interessante a forma em que as camadas de material isolantes e material condutor estão enroladas, visando aumentar a área das placas condutoras separadas pelo isolante.

Neste vídeo indicado, além de visualizar o interior do capacitor como foi citado, é possível ver na pratica o que acontece com os capacitores que são utilizados fora das condições ideias e muitas outras dicas sobre os tipos de capacitores. Então é isso! Se você aprendeu alguma coisa aqui, compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam aprender. Ajude-nos a propagar estas importantes informações sobres os capacitores. Caso tenha ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)