O que é capacitor? Como calcular capacitor? Qual é o melhor capacitor de ventilador? Quando pesquisamos sobre os capacitores, essas foram as principais dúvidas! Neste artigo o Mundo da Elétrica responde todas elas, além de dar várias dicas para te ensinar como escolher capacitor e usá-lo corretamente.

O que é capacitor?

Os capacitores basicamente são elementos reativos, ou seja, eles reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas. Então, a principal função do capacitor é armazenar energia eletrostática.

Caso você não saiba, os capacitores mais comuns são compostos por duas placas metálicas condutivas, que são separadas por um material dielétrico isolante. Os capacitores podem ser usados em diversas situações como por exemplo, auxiliar na partida de um motor monofásico de indução.

Como escolher capacitor de ventilador?

Veja como calcular o capacitor para um motor de indução!

Como calcular capacitor?

Para calcular a capacitância de um capacitor que é usado em um motor elétrico de indução monofásico, é fundamental saber duas informações importantes sobre o motor, a tensão de funcionamento e a corrente de funcionamento. Sabendo estas informações já podemos descobrir qual é o capacitor, e para isso nós vamos precisar de apenas 2 cálculos que são bem simples!

Neste primeiro cálculo vamos descobrir qual é a reatância indutiva e para quem não sabe, a reatância indutiva é a resistência de uma bobina ou indutor. No nosso caso, vamos descobrir qual a resistência da bobina do motor.

Para facilitar o entendimento de vocês, vamos usar de exemplo um motor que tenha as seguintes informações:

  • Tensão de funcionamento – 127V
  • Corrente de funcionamento – 2A

A reatância indutiva é representada na fórmula por XL, assim como mostra a imagem a seguir! Para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 127 divido por 2, que é igual a 63,5 ohms.

Saiba o que é capacitor eletrolítico

Fórmula para calcular a reatância indutiva

Entenda que usamos ohm porque a reatância indutiva é uma resistência, e a unidade de resistência é ohm! Continuando o cálculo e com a reatância indutiva definida, agora vamos encontrar a capacitância. Para isso vamos usar outra fórmula que também é muito simples.

A capacitância é representada na fórmula por C, assim como mostra a imagem abaixo! Veja que a capacitância é igual a 1, dividido por 2, vezes PI, vezes a frequência, vezes a reatância indutiva. Caso você não saiba, PI é uma constante que vale 3,14. Então, multiplicando por 2 teremos 6,28, a nossa frequência é 60Hz, e a reatância indutiva que calculamos é 63,5 ohms.

Como escolher capacitor de ventilador?

Fórmula para calcular a capacitância

Quando multiplicamos a parte de baixo da equação, chegamos ao valor de 1 dividido por 23.926,8. Então, a capacitância é igual 0,000041 Farad, que é a unidade de capacitância. Convertendo isso para o submúltiplo micro, temos 41 micro Farad. Sendo assim, podemos usar um capacitor com a capacitância próxima à 41 micro Farad.

Veja como calcular capacitor

Como calcular o capacitor para motor de indução

Você pode ver que com estes cálculos bem simples nós já podemos determinar qual é o melhor capacitor para um motor de indução monofásico. Portanto, para escolher o capacitor de qualquer outro motor, basta alterar os valores da tensão de funcionamento e corrente de funcionamento.

Aqui no site e no canal Mundo da Elétrica, você encontra muitas dicas e informações gratuitas que podem te ajudar a se destacar na área. Então, se quer ganhar ainda mais clientes, basta continuar se capacitando cada vez mais.

Você conhece o capacitor de 3 fios? Sabe para que serve e como usar? Neste vídeo abaixo falamos mais sobre este capacitor, assim você pode aprender ainda mais sobre o tema, vale muito a pena assistir.

Continue acessando o Mundo da Elétrica e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer! Se tiver gostado das dicas, compartilhe em suas redes sociais.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)