Capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar cargas elétricas. Ele possui dois terminais que são conectados interiormente por placas metálicas, geralmente de alumínio, e separados por um material dielétrico (cerâmica, mica, porcelana, e até ar). O capacitor consegue armazenar as cargas nessas placas, que criam um campo elétrico através do material dielétrico do capacitor. Material dielétrico é aquele que se comporta como isolante até ser submetido a certa quantidade de carga, e então torna-se condutor.

A quantidade de carga que o capacitor consegue armazenar é chamada de capacitância, e é medida em Farad (F). Estes dispositivos são encontrados em circuitos eletrônicos, e outras aplicações como, por exemplo, sensores, osciladores, filtros de ruídos, armazenamento de carga em sistemas de flash de câmeras fotográficas, em fontes de alimentação e muitos outros exemplos.

Depois de entender o que é um capacitor e ver a quantidade de aplicações para esse dispositivo eletrônico, fica clara a existência de diversos tipos de capacitores. A variedade de capacitores existe graças a suas diversas formas de aplicação, e cada ocasião requer um tipo especifico de capacitor. Veja a ilustração dos capacitores citados na lista abaixo:

Exemplos de capacitores.

Ilustração dos exemplos de capacitores da lista abaixo.

1- Capacitor Eletrolítico:

Diferencia-se dos demais por ter o material dielétrico de espessura extremamente pequena com relação aos outros. Internamente é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido. Este capacitor possui polaridade, ou seja, um jeito correto de coloca-lo em qualquer circuito (terminal maior o positivo), caso ele seja polarizado da maneira incorreta, o capacitor entra em processo de curto circuito. Neste capacitor é muito perigoso polariza-lo incorretamente, pois ele pode explodir liberando gases. Os mais modernos não explodem nestes casos, apenas incham. Geralmente este capacitor vem com marcação de qual terminal é positivo e qual é negativo. Esse tipo de capacitor é encontrado em fontes de tensão, onde além de tornar a fonte mais estável é capaz de filtrar possíveis ruídos que possam vir da rede elétrica.

2- Capacitor de Poliéster:

Formado por várias camadas de poliéster e alumínio, o que o torna bastante compacto. Este capacitor tem uma capacidade de autorregeneração, no caso de dano entre as camadas (por pulsos de tensão acima do especificado, por exemplo), o material metálico que está sobre a folha de poliéster evapora, por ser muito fino, evitando um curto circuito. A quantidade de folhas e a espessura das mesmas determinam a capacitância deste capacitor.

3- Capacitor Cerâmico:

Um dos modelos mais conhecidos e usados. Consiste em um disco de cerâmica (material dielétrico), com duas fitas metálicas em cada uma das suas faces. Este capacitor geralmente causa certa confusão nos valores descritos sobre sua superfície (como valor de capacitância, por exemplo). São usados para circuitos de alta frequência e corrente contínua, e armazenam pequenas quantidades de cargas elétricas. São encontrados em televisões, rádios, flash de câmeras, roteadores etc.

4- Capacitor de Tântalo:

São usados para substituir os capacitores de eletrolítico, quando se quer minimizar o circuito. Seu material dielétrico é o Óxido de Tântalo, tem baixa corrente de fuga, e uma vida útil geralmente maior do que de outros eletrolíticos. Estes também merecem cuidado na hora da polarização, pois se polariza-lo de maneira incorreta certamente ocasionará em uma explosão imediata. Para prevenir isto, como de costume, os fabricantes tomam o cuidado de deixar o terminal positivo maior que o terminal negativo.

5- Capacitor de Mica:

O material dielétrico deste capacitor, obviamente, é a mica. As placas são de prata, e estas envolvem a folha de mica. Altamente estável quanto à temperatura e possui baixa perda de carga. Muito usado sem circuitos osciladores e circuitos ressonantes. Estes capacitores podem ou não possuir terminais, como os já citados possuem. Alguns modelos são soldados diretamente na placa a qual será montado o circuito, isso ocasiona uma boa dissipação do calor quando se está trabalhando com potências elevadas.

6- Capacitor SMD: 

São usados em todo tipo de equipamentos eletrônicos. O material dielétrico destes capacitores pode ser de cerâmica, tântalo, entre outros. Por serem muito pequenos, geralmente são montados nos circuitos por robôs. Ele não possui terminais, este componente é de montagem em superfície.

7- Capacitor variável:

São usados em circuitos sintonizados, como a sintonia de um rádio. O material dielétrico geralmente é o ar, e as placas são de alumínio ou latão. Não são indicados para trabalhar em altas potencias e tensões elevadas.

8- Capacitor a Óleo e Papel:

Não são mais fabricados, e por isso são verdadeiras raridades. Eles eram usados em equipamentos valvulados, onde requer alta isolação. Sua composição era de fitas de alumínio enroladas em um papel embebido por óleo. Da mesma forma, os capacitores de papel já não são mais fabricados, eles eram usados nos primórdios da eletrônica. Eram constituídos por folhas metálicas e um tubo enrolado de papel. Estes materiais eram embebidos de cera de abelha.

Basicamente, os capacitores tem a mesma função: armazenar energia. O que os diferencia geralmente são a aplicação e o material dielétrico, como foi possível ser observado na lista anterior. Capacitores são usados há muito tempo, e por isso existem tantas variações, para se adequarem as necessidades que foram surgindo ao decorrer da evolução da eletrônica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

16 comentários para “Tipos de capacitores.”

  1. Adonias

    Gostaria um uma apresentacão sobre os diodos devido ums videos que esta fazendo pra acender duas lmapadas com um só retorno e muita gente não acreditam

    Responder
    • Henrique Mattede

      Vou ver a melhor maneira de ter este material e posto assim que possível.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  2. Ruan Carlos

    Gostaria de receber notícias a respeito de tudo sobre elétrica…

    Responder
    • Henrique Mattede

      O primeiro passo é se inscrever em nosso canal no YouTube para não perder os vídeos, postamos vídeos todas as terças, quintas e sábados.

      Responder
      • Vanderlei dos Santossilva

        Muito bom. Gostaria de receber os videos

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Não deixe de se inscrever aquihttp://goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
        No site http://www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.

  3. Salvador Laurentino Rafael

    Possuo um rádio e um amplificador valvulados. Como eles não funcionam e já troquei todas as válvulas possíveis dos mesmos, gostaria de saber se, trocando os “condensadores” que são de papel e/ou óleo (há muitos abertos), a possibilidade de funcionar será plausível visto que todo o restante dos circuitos estão OK e os resistores, diodos e transistores estão em condições de operação. Obrigado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      É uma opção considerando que há condensadores em aberto.

      Responder
  4. Janio Moura de Andrade

    Olá Henrique sou Eletricista e fam de Eletrônica seguidor do seu Canal. Gostaria de agradecer pelas postagens no G+ e vídeos no YouTube. Gostaria também de pedir se possível envia pra mim este material em PDF pra poder imprimir e poder estudar melhor porque aqui é chato pelos comerciais que ficam robando a atenção. É Também o material dos resistores com as tabelas de cores e valores. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Olá Jânio, obrigado por participar. Ainda não temos o material em PDF, em breve vamos disponibilizar uma área de download no site.

      Responder
  5. Gilberto

    Obrigado pelas dúvidas tiradas, isso vai ajudar muito na minha formação! Aluno de eletrônica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Excelente! ;-)

      Responder
  6. Crizaldo Mapai

    Sou tecnico medio formado em sistemas electricos e industriais, pois gostaria apenas de parabenizar o site.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado!

      Responder
  7. Carlos

    Muito bom, não trabalho mas com eletrônica mas é sempre bom recordar o passado, faltou os capacitores plate e stiroflex.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)