Capacitores são dispositivos criados para armazenar cargas elétricas. A quantidade de carga que um capacitor consegue armazenar é denominada de Capacitância. Os capacitores são constituídos basicamente por um material dielétrico e um material condutor. Os materiais dielétricos podem ser de cerâmica, papel, ar, entre outros. O material condutor geralmente é o alumínio. Ambos em folhas, sendo que o dielétrico fica sempre entre as placas dos materiais condutores, onde é formado o campo elétrico. Dielétrico é o material isolante que quanto submetido à determinada carga elétrica tem sua rigidez dielétrica rompida, e passa a se comportar como condutor.

Os capacitores são usados desde os primórdios da eletrônica, e desde então vem sofrendo aprimoramentos e surgem novos modelos para diferentes necessidades. Existem diversos tipos de capacitores, como os capacitores de cerâmica, eletrolítico, capacitor de tântalo, capacitor regulável, capacitor SMD e etc.Capacitores são usados em circuitos eletrônicos, fontes de tensão, sensores, osciladores, entre outros lugares e funções. É muito fácil encontra-lo em algum eletroeletrônico, mas muitas vezes há dificuldade na leitura das especificações do capacitor.

Os capacitores são dispositivos simples de manusear, o maior cuidado quando se fala de capacitores sempre é a polarização dele. É muito importante polariza-lo da maneira correta (terminal maior no positivo, terminal menor no negativo), pois caso ele seja polarizado da forma errada este dispositivo pode explodir e ser, obviamente, danificado. Um ponto que geralmente trás dúvidas a quem utiliza o capacitor, ou a quem não conhece o dispositivo, são os números descritos na superfície deste dispositivo. Veja agora alguns parâmetros abordados nos capacitores:

Capacitância

É a quantidade de carga que o capacitor é capaz de armazenar, medida em Farad (F). Na descrição do capacitor esse parâmetro é especificado com submúltiplos, por exemplo: µF, nF ou pF.

Alguns capacitores denominam a capacitância de forma especifica, como os capacitores de cerâmica. Em números inteiros (100, 300, etc.) tem a unidade de medida em pF, e em números decimais (0,1; 0,40; etc.).

Tensão de trabalho

Tensão ideal ou máxima para que o capacitor desempenhe sua função no circuito sem complicações ou riscos ao processo. Expressado em volts (V) ou quilovolts (kV).

Tolerância

Devido às características construtivas do capacitor, os valores nominais podem trabalhar em uma variação negativa e positiva, expressa e porcentagem. Por exemplo: um capacitor de 10 µF com 10% de tolerância pode apresentar valores de 11 µF e 9µF.

Não é comum o uso de tabela de cores para especificações dos capacitores (apenas em modelos antigos), como é feito com resistores. A tabela abaixo uma codificação usada por fabricantes. Ela usa, no lugar das cores, números para indicar cada caractere. Esta tabela é usada para capacitores com 5 caracteres, onde os três primeiros são referentes ao valor da capacitância, o quarto a tolerância e o quinto a tensão de trabalho.

Leitura de capacitores.

Tabela para leitura de capacitores.

Assim fica bem mais fácil a leitura e interpretação dos dados descritos nos capacitores, para utiliza-los de forma correta e para a situação a qual ele é especificado.

Tipos de capacitores

Como dito anteriormente, o que diferencia um capacitor de outro é o material dielétrico usado em cada um. Os capacitores de cerâmica, por exemplo, possuem como material dielétrico, cerâmica, e assim por diante. Visualmente também podemos identificar diferentes capacitores, levando em conta que cada um te um design diferente. Para identificar se um capacitor está em suas devidas condições de trabalho, são realizados testes com aparelhos, como os multímetros.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

24 comentários para “Como identificar capacitores.”

  1. Daniel

    Preciso ligar um compressor trifásico em uma rede bifásica qual melhor jeito de se ligar usando um capacitor de partida. Se puder manda um desenho pra mim ;! Grato!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não é recomendado que seja feita esta ligação. Quando com carga (com um compressor por exemplo) o motor ligado nestas condições irá ter um desgaste considerável.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
      • Celso Aparecido Montenengro

        Muito boa a informação é muito arriscado os improvisos.

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Valeu Celso! Com certeza!

  2. Gerailton

    Gostei de todas essas informações, espero que todos que visualizarão tenham gostado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Também espero que todos gostem e que seja útil.

      Responder
  3. Márcio Stefani

    Minha dúvida é sobre banco de capacitores que montei ele corrigiu o ftor d potência para.98.
    A correnti caiu 30 amperes se eu multiplicar por 220volts=6600w está certo essa pode considerar a potência que vou economizar

    Responder
    • Henrique Mattede

      Qual tipo de equipamento esta ligados a este banco?

      Responder
  4. Jose Paulista

    Eu só quero saber se o botão de disparo de um rele de estado solido é pulso ou se é com trava

    Responder
    • Henrique Mattede

      O relé é de pulso, por isso se quiser trabalho continuo deve usar uma retenção.

      Responder
  5. Noé Rodrigues

    Muito ótimo, legal ajuda muito a nós profissionais tira muitas dúvidas.continui sempre assim.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Estamos por aqui, precisando é só falar.

      Responder
  6. Marcelo de Moraes

    Muito simples e didática a explicação gostei

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço muito pelo apoio e por nos acompanhar.

      Responder
  7. Thiago

    Se você puder me ajudar eu queria saber qual capacitor (uf)devo comprar pra minha máquina de lavar alta pressão lavor express?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Para responder isso eu precisaria analisar melhor o motor de sua máquina.

      Responder
      • Francisco Moura da Silva Filho

        Esta informacão costuma estar na chapinha de identificacão do motor

      • Henrique Mattede

        Exato, os dados necessário estão todos na placa.

  8. Josenilson Lino da Silva

    Valeu, muito util essas explicações, ajuda muito a forma com a qual vocês explicam. Bastante didático e e de fácil compreensão.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Esse é nosso intuito, pode explicar de forma simples e compreensível.

      Responder
  9. Leto

    Como sei se o capacitor é 127 ou 220 volts

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      No corpo do capacitor vem a descrição da tensão, pode usar os capacitores com tensão de trabalho para 400 volts que eles vão trabalhar tanto para 110 quanto 220.

      Responder
  10. Marçal Bracht

    Muito útil os vidios de fácil de entender

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)