Como identificar capacitores.
Capacitores são dispositivos criados para armazenar cargas elétricas. A quantidade de carga que um capacitor consegue armazenar é denominada de Capacitância. Os capacitores são constituídos basicamente por um material dielétrico e um material condutor. Os materiais dielétricos podem ser de cerâmica, papel, ar, entre outros. O material condutor geralmente é o alumínio. Ambos em folhas, sendo que o dielétrico fica sempre entre as placas dos materiais condutores, onde é formado o campo elétrico. Dielétrico é o material isolante que quanto submetido à determinada carga elétrica tem sua rigidez dielétrica rompida, e passa a se comportar como condutor.
Leia também
Os capacitores são usados desde os primórdios da eletrônica, e desde então vem sofrendo aprimoramentos e surgem novos modelos para diferentes necessidades. Existem diversos tipos de capacitores, como os capacitores de cerâmica, eletrolítico, capacitor de tântalo, capacitor regulável, capacitor SMD e etc.Capacitores são usados em circuitos eletrônicos, fontes de tensão, sensores, osciladores, entre outros lugares e funções. É muito fácil encontra-lo em algum eletroeletrônico, mas muitas vezes há dificuldade na leitura das especificações do capacitor.
Os capacitores são dispositivos simples de manusear, o maior cuidado quando se fala de capacitores sempre é a polarização dele. É muito importante polariza-lo da maneira correta (terminal maior no positivo, terminal menor no negativo), pois caso ele seja polarizado da forma errada este dispositivo pode explodir e ser, obviamente, danificado. Um ponto que geralmente trás dúvidas a quem utiliza o capacitor, ou a quem não conhece o dispositivo, são os números descritos na superfície deste dispositivo. Veja agora alguns parâmetros abordados nos capacitores:
Capacitância
É a quantidade de carga que o capacitor é capaz de armazenar, medida em Farad (F). Na descrição do capacitor esse parâmetro é especificado com submúltiplos, por exemplo: µF, nF ou pF.
Alguns capacitores denominam a capacitância de forma especifica, como os capacitores de cerâmica. Em números inteiros (100, 300, etc.) tem a unidade de medida em pF, e em números decimais (0,1; 0,40; etc.).
Tensão de trabalho
Tensão ideal ou máxima para que o capacitor desempenhe sua função no circuito sem complicações ou riscos ao processo. Expressado em volts (V) ou quilovolts (kV).
Tolerância
Devido às características construtivas do capacitor, os valores nominais podem trabalhar em uma variação negativa e positiva, expressa e porcentagem. Por exemplo: um capacitor de 10 µF com 10% de tolerância pode apresentar valores de 11 µF e 9µF.
Não é comum o uso de tabela de cores para especificações dos capacitores (apenas em modelos antigos), como é feito com resistores. A tabela abaixo uma codificação usada por fabricantes. Ela usa, no lugar das cores, números para indicar cada caractere. Esta tabela é usada para capacitores com 5 caracteres, onde os três primeiros são referentes ao valor da capacitância, o quarto a tolerância e o quinto a tensão de trabalho.
Assim fica bem mais fácil a leitura e interpretação dos dados descritos nos capacitores, para utiliza-los de forma correta e para a situação a qual ele é especificado.
Tipos de capacitores
Como dito anteriormente, o que diferencia um capacitor de outro é o material dielétrico usado em cada um. Os capacitores de cerâmica, por exemplo, possuem como material dielétrico, cerâmica, e assim por diante. Visualmente também podemos identificar diferentes capacitores, levando em conta que cada um te um design diferente. Para identificar se um capacitor está em suas devidas condições de trabalho, são realizados testes com aparelhos, como os multímetros.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Capacitor, o que é? Como calcular?
Detector de tensão, como funciona?
Dicas de como ligar motor monofásico 4 fios.
Como testar capacitor com multímetro digital?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
28 comentários para: “Como identificar capacitores.”
Daniel
Preciso ligar um compressor trifásico em uma rede bifásica qual melhor jeito de se ligar usando um capacitor de partida. Se puder manda um desenho pra mim ;! Grato!
Henrique Mattede
Não é recomendado que seja feita esta ligação. Quando com carga (com um compressor por exemplo) o motor ligado nestas condições irá ter um desgaste considerável.
Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
Postamos novos vídeos toda semana.
Celso Aparecido Montenengro
Muito boa a informação é muito arriscado os improvisos.
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu Celso! Com certeza!
Gerailton
Gostei de todas essas informações, espero que todos que visualizarão tenham gostado.
Henrique Mattede
Também espero que todos gostem e que seja útil.
Márcio Stefani
Minha dúvida é sobre banco de capacitores que montei ele corrigiu o ftor d potência para.98.
A correnti caiu 30 amperes se eu multiplicar por 220volts=6600w está certo essa pode considerar a potência que vou economizar
Henrique Mattede
Qual tipo de equipamento esta ligados a este banco?
Jose Paulista
Eu só quero saber se o botão de disparo de um rele de estado solido é pulso ou se é com trava
Henrique Mattede
O relé é de pulso, por isso se quiser trabalho continuo deve usar uma retenção.
Noé Rodrigues
Muito ótimo, legal ajuda muito a nós profissionais tira muitas dúvidas.continui sempre assim.
Henrique Mattede
Estamos por aqui, precisando é só falar.
Marcelo de Moraes
Muito simples e didática a explicação gostei
Henrique Mattede
Obrigado, agradeço muito pelo apoio e por nos acompanhar.
Thiago
Se você puder me ajudar eu queria saber qual capacitor (uf)devo comprar pra minha máquina de lavar alta pressão lavor express?
Henrique Mattede
Para responder isso eu precisaria analisar melhor o motor de sua máquina.
Francisco Moura da Silva Filho
Esta informacão costuma estar na chapinha de identificacão do motor
Henrique Mattede
Exato, os dados necessário estão todos na placa.
Josenilson Lino da Silva
Valeu, muito util essas explicações, ajuda muito a forma com a qual vocês explicam. Bastante didático e e de fácil compreensão.
Equipe Mundo da Elétrica
Esse é nosso intuito, pode explicar de forma simples e compreensível.
Leto
Como sei se o capacitor é 127 ou 220 volts
Equipe Mundo da Elétrica
No corpo do capacitor vem a descrição da tensão, pode usar os capacitores com tensão de trabalho para 400 volts que eles vão trabalhar tanto para 110 quanto 220.
Marçal Bracht
Muito útil os vidios de fácil de entender
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado!
Phillipe Mattos
Olá! Um capacitor de meu xbox one estufou. O técnico disse que preciso exatamente do capacitor que está com as seguintes escritas: C 79 820 2, 5v. Eu posso comprar um capacitor com as escritas: 380 820 2, 5v? Caso não compreenda, poderia me indicar um email para que eu possa explicar melhor?
Pedro
Recomendo a compra do capacitor com as mesma especificações do original.
Cleber
O que significa no capacitor: 25/85/21 logo apos a informação ac 250v b…?
Daniel Marlon
Olá Cléber, estes números são uma classificação climática que apenas os capacitores para motores monofásicos possuem. O primeiro número é a temperatura mínima de operação do capacitor, que no seu exemplo é de -25°C. O segundo numero é a temperatura máxima de operação do capacitor, que no seu exemplo é de 85°C. E o terceiro número é a quantidade de dias exposto ao calor e umidade intensos, que no seu exemplo são 21. Abraço!