O que é capacitor? Quais são os tipos de capacitores? Como ligar capacitor? O capacitor eletrolítico tem polaridade? Como testar um capacitor? Se você tem alguma dúvida sobre capacitores este artigo pode te ajudar! Veja quais são as respostas destas perguntas e conheça várias dicas importantes sobre capacitores, lá pessoal.

Capacitor: O que é?

Os capacitores são componentes que armazenam energia elétrica. Quanto você conecta um capacitor à uma fonte de energia, o capacitor absorve energia até ficar com a mesma tensão desta fonte. Ao retirar a fonte, o capacitor continua carregado e você pode usar esta energia armazenada para alimentar um circuito. A diferença de um capacitor para uma bateria é que ele carrega e descarrega muito mais rápido e pode fazer isto muito mais vezes antes de estragar!

Capacitor: Como escolher?

Quando for escolher um capacitor você precisa prestar atenção em três pontos principais: a capacitância, a tensão máxima e o tipo de capacitor, visto que cada tipo de capacitor tem uma forma diferente de listar estas informações.

A capacitância é a habilidade que um elemento tem de armazenar carga elétrica, ou seja, sempre que dois condutores estão separados por um material isolante, que pode inclusive ser o ar, existe uma capacitância. Inclusive, é por isso que existem as capacitâncias parasitas em praticamente todo circuito!

A unidade de capacitância é o Faraday, mas em geral nos capacitores você vai ver os submúltiplos como uF, nF ou mesmo pF, porque dependendo da tensão é difícil ter uma capacitância da ordem de 1F. E por falar em tensão, quanto maior a tensão, mais isolante você precisa ter entre os condutores e com isso, maior fica o capacitor.

É importante saber que cada capacitor aceita uma tensão máxima, assim como mostra a imagem abaixo. Mas se um capacitor tem tensão especificada de 16V, não significa que ele sempre vai estar com 16V. Então se você colocar 5V nele, ele vai ficar com 5V, se você colocar 16V ele vai estar no seu limite e se você passar disso, ele fatalmente irá vazar ou até explodir.

Quais são os tipos de capacitores?

Entenda como definir a tensão máxima de um capacitor?

Capacitor: Quais os tipos?

A terceira característica é o tipo de capacitor e isto tem a ver com a forma de construção e os materiais que são usados, como mostra o exemplo abaixo. Existem capacitores de cerâmica, poliéster, tântalo, mica, vidro, teflon, alumínio e outros. Quanto ao formato, podem ser chatos, cilíndricos, quadrados, SMD, além de vários formatos menos convencionais.

Capacitor para ventilador

Conheça a variedade de capacitores existentes no mercado.

Como foi dito, o tamanho físico do capacitor depende de sua construção e de quais materiais são utilizados! Podemos afirmar que quanto maior a capacitância e a tensão, maior será o volume deste capacitor.

Só que existem capacitores como os de cerâmica por exemplo, que tem camadas de metal separadas por um isolante cerâmico e com isso, não costuma ter uma grande capacitância em relação ao seu volume. É aí que entra o capacitor eletrolítico que é o mais conhecido! Estes capacitores têm um eletrólito em sua composição e seu isolante é uma camada muito fina criada por um processo químico.

Na imagem abaixo você pode ver todos os componentes de um capacitor cilíndrico, bem como a disposição das camadas de material isolante e material condutor enroladas para aumentar a área das placas condutoras separadas pelo isolante.

Para que serve o capacitor?

Veja quais são os componentes internos do capacitor

Como ligar capacitor?

Caso você não saiba, a maioria dos capacitores eletrolíticos têm polaridade e essa informação vem descrita no corpo do capacitor. Nesta imagem a seguir é possível ver os traços que indicam o lado negativo do capacitor, então basta ligar o negativo e o positivo nos terminais corretos e pronto!

Como ligar capacitor eletrolítico

Exemplo de capacitor com polaridade

Fique atento porque se você inverter a polaridade de um capacitor eletrolítico que tem polaridade, ele certamente irá vazar ou explodir, assim como mostra a imagem abaixo.

Como testar capacitor

Teste com capacitor ligado com polaridade invertida!

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, existem capacitores eletrolíticos que não tem polaridade e eles tem várias aplicações. Então quando for ligar um capacitor eletrolítico em qualquer circuito, você deve prestar bastante atenção às informações descritas nele!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como testar capacitores e a forma mais indicada para fazer isso é usando um aparelho específico chamado capacímetro, mas como sabemos que poucas pessoas possuem este tipo de aparelho, queremos deixar uma alternativa mais acessível que é através do multímetro. Neste vídeo a seguir do canal Mundo da Elétrica, você pode ver todo o processo do deste do capacitor, vale a pena conferir.

Ao testar um capacitor é possível descobrir se ele está queimado, aberto ou com fuga de corrente ou tensão. Se o teste for realizado com o capacímetro, é possível medir até se a capacitância está correta ou não. Todos estes testes podem ajudar a evitar gastos desnecessários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Capacitor, o que é? Como ligar?”

  1. Daniel

    Bem explicado, com Boa dicção de voz. Sempre que ouço seus vídeos aprendo algumas coisas. Gostaria que você postasse um vídeo o sobre geração e transformação de energia solar e como que ela trabalha com a energia da consecionaria. Att Daniel.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado pelo feedback detalhado Daniel! Anotamos sua sugestão e assim que possível falaremos sobre este tema!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)