Capacitor de três fios, aplicações e características!
Na hora de instalar ou mesmo dar manutenção em ventilador de teto, podemos nos deparar com um capacitor de 3 fios ao invés de um de 2 fios. Você sabe como instalar ou trocar esse capacitor? Neste artigo vamos mostrar todos os detalhes sobre os capacitores de 3 fios. Vamos lá pessoal!
Capacitor
Mesmo não expostos visualmente os capacitores estão presentes em diversos eletrodomésticos, maquinas, eletrônicos e etc. Mas afinal o que é capacitor? Os capacitores são componentes eletrônicos reativos, que reagem à passagem de corrente elétrica através do acúmulo de cargas elétricas, assim armazenando energia elétrica.
Leia também
Ao conectar um capacitor a uma fonte de energia, ele fica com a mesma tensão da fonte. Quando retiramos a fonte o capacitor para de carregar, e ao longo do tempo ele começa perder essa energia armazenada, podendo utilizar momentaneamente esta energia para alimentar um circuito. Este processo é bastante parecido com o de uma bateria, a diferença é que o capacitor pode repetir este ciclo muitas vezes antes de estragar, porém carregando e descarregando muito mais rápido que as baterias e a quantidade de energia é muito menor que de uma bateria.
A quantidade de carga que o capacitor consegue armazenar é chamada de capacitância, e é medida em Farad (F). A capacitância é a característica de um componente que tem a capacidade de armazenar carga elétrica. Existem diferentes tipos de capacitores como por exemplo, eletrolítico, poliéster, cerâmico, tântalo e etc.
Capacitor de 3 fios
Um capacitor de 3 fios nada mais é do que um capacitor que tem dentro dele dois capacitores com um fio em comum. Na imagem abaixo temos dois capacitores um capacitor de 2 fios e um capacitor de 3 fios. O capacitor de 2 fios tem 3 micro farad e capacitor de 3 fios tem 3 micro farad + 7 micro farad. O que diferencia esses dois capacitores é que o de 3 fios tem internamente dois capacitores um de 3 micro farad e outro 7 micro farad.
Para entender melhor observe o desenho abaixo. São dois cabos nas pontas e um no meio unindo os dois capacitores, isso possibilita ligar esses dois capacitores juntos ou separados. O vermelho é o cabo central, o preto e verde são os cabos das pontas.
Como são dois capacitores em um, precisamos descobrir quais fios são de cada capacitor, pois temos um de 3 micro farad e 7 micro farad, para isso vamos utilizar um capacímetro para medir e ver qual cabo é de qual capacitor.
Medindo o cabo vermelho em relação ao cabo preto temos aproximadamente 3 micro farads, então esse é o capacitor com menor capacidade. Medindo o cabo vermelho em relação ao cabo verde temos aproximadamente 7 micro farads, então esse é o capacitor com maior capacidade.
Se medimos o cabo preto em relação ao verde temos uma associação dos capacitores em série, e diferente dos resistores que tem as resistências somadas quando estão em série, nos capacitores a capacitância se divide. Por isso eu tenho que encontrar uma capacitância total sempre menor que a menor capacitância entre os capacitores.
Então neste caso tem que ser menor que 3 micro farad e ao medir a capacitância do cabo preto em relação ao verde encontramos aproximadamente 2 micro farad.
Porém, se juntar o cabo preto com o verde temos uma associação em paralelo dos capacitores, e nesse caso as capacitâncias se somam. Veja na imagem abaixo que quando medimos a capacitância do cabo preto e verde juntos em relação ao cabo vermelho, encontramos aproximadamente 10 micro farad.
Nem sempre o problema da instalação de um ventilador ou motor de portão é o capacitor, por isso é muito importante testar o capacitor antes de trocar por outro. Abaixo vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica mostrado como testar capacitor com multímetro digital.
Caso tenha aprendido alguma coisa aqui, compartilhe esse artigo para outras pessoas. Ajude-nos a propagar estas importantes informações sobres os capacitores. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Banco de capacitores – O que é e para que serve!
Capacitor, o que é? Como calcular?
Dicas de como ligar motor monofásico 4 fios.
Como testar capacitor com multímetro digital?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.