Aprenda como crimpar cabo de rede!

Você já ouviu falar sobre como crimpar cabos de rede? Sabe a ordem das cores dos cabos de internet? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo sobre esses assuntos. Então, vamos lá pessoal!

As redes de computadores estão por todo lado, seja para uso profissional ou para uso doméstico. E um ponto essencial para o bom funcionamento dessas redes são as suas conexões, ou seja, a forma como esses dispositivos irão se comunicar uns com os outros.

A forma mais segura, menos suscetível a instabilidades por fatores externos e com maior velocidade de conexão, é utilizando os cabos de rede!

Por isso, saber como crimpar um cabo de rede é um requisito essencial para qualquer integrador ou instalador da área de segurança eletrônica, já que a comunicação e a transferência de dados fazem parte de um sistema de segurança eficaz.

A crimpagem de cabos é um procedimento que faz toda a diferença durante a instalação de uma rede de computadores! A palavra crimpar vem do verbo em inglês “to crimp”, que quer dizer moldar uma superfície.

Realizar essa tarefa da melhor forma possível significa otimizar o tempo de instalação, além de garantir a qualidade da transmissão de dados e informações. Para isso, é necessário possuir os materiais corretos, mas também conhecer os devidos cuidados!

Componentes utilizados

Para crimpar cabos de rede é necessário utilizar os materiais certos! Segue abaixo a lista de materiais:

É importante que você tenha fios extras e mais conectores RJ-45 que o necessário para que possíveis imprevistos sejam evitados! Além disso, são necessários dois conectores para cada cabo de rede, um para cada ponta.

Cabeamento

Existem dois padrões para a sequência dos fios dentro do conector: o EIA 568B e o EIA 568A. Em ambos os casos, estão dispostos 8 fios agrupados em pares!

Para o EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:

Já para o EIA 568B, a ordem é:

Na imagem abaixo, é possível ver como os fios são ordenados.

Sequências EIA 568B e EIA 568A.

Sequência de fios nos cabos de rede.

O padrão EIA 568B é o mais utilizado, porém no aspecto prático não há grandes diferenças de conectividade entre os padrões.

O fundamental de se manter o padrão dos fios está na facilidade de manutenção, pois caso seja necessária, qualquer um saberá a sequência utilizada e terá menos dificuldades para resolver o problema.

Existem três diferentes tipos de cabos, cada um mais adequado para determinadas funções. São eles:

Cabo Straight

Os cabos straights, também conhecidos como convencionais, diretos ou normais, são os cabos mais comuns e simples! Eles são utilizados para ligar o computador diretamente a hubs ou switchs, sem a necessidade de intermediários.

Para esse tipo de cabo, é importante saber que o padrão de sequência dos fios deve ser o mesmo na rede inteira, para que tudo funcione corretamente.

Cabo crossover

Os cabos crossovers permitem ligar diretamente dois micros sem precisar do hub, sendo a opção que vale mais a pena quando são usadas apenas duas máquinas!

Nesse tipo de cabo, os fios ficam em posições diferentes nos dois conectores, ou seja, se em uma das pontas você utilizou a sequência EIA 568B, na outra você deverá utilizar a EIA 568A!

O crossover pode ser usado para ligar placas de 10 ou 100 megabits! Porém, caso você se depare com uma placa de 1000 megabits, basta que altere em apenas uma das pontas o padrão escolhido para outro parecido, assim, a velocidade não ficará limitada a 100 megabits!

Cabo crossover para Gigabit Ethernet

Placas e switchs Gigabit Ethernet precisam de um cabo crossover especial, crimpado com uma ordem diferente.

Isso pois, as placas serão forçadas a diminuir a velocidade de transmissão para apenas 100 megabits para conseguirem se adaptar ao cabeamento caso seja utilizado um cabo crossover convencional!

O padrão utilizado para fazer um cabo crossover Gigabit Ethernet é o EIA 568B!

Muitos switchs e algumas placas Gigabit podem ser ligados diretamente com os Cabos Straight, já que os transmissores conseguem ajustar a transmissão via software, porém, nem todos os dispositivos possuem esse recurso!

Conexão do cabo

Antes de realizar a crimpagem é importante entender como utilizar o alicate de crimpagem!

Os alicates de crimpagem possuem duas lâminas: uma para cortar a capa do cabo de rede e outra para cortar os fios, além disso, eles possuem também um espaço específico para crimpar os conectores.

Para conectar o cabo, basta seguir este processo:

Após isso, o cabo estará pronto para ser usado e instalado tranquilamente! É importante realizar testes nos cabos antes de qualquer instalação definitiva!

Para aprender na prática como crimpar um cabo de rede, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Esperamos que você tenha gostado desse artigo! Não se esqueça de nos acompanhar também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que envolva a elétrica. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha uma sugestão sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário