Instalação de Interruptor Duplo com Tomada – Passo a passo!

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Os interruptores estão entre os dispositivos mais usados em instalações elétricas. Existem algumas variações de interruptores, para diferentes necessidades, como por exemplo, interruptores de sobrepor e embutir. Os interruptores servem para comutar, ligar ou desligar, um circuito, não apenas lâmpadas, porém são mais empregados nesta condição. Existem também variações nas seções dos interruptores, o interruptor simples, para ligar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas, possui apenas uma seção, e internamente dois parafusos para ligação dos cabos (fase e retorno). Existem também os interruptores simples com duas seções, eles são empregados para ligar duas lâmpadas distintas e possuem dois parafusos em cada seção, para ligação dos fios.

Leia também

Outro tipo de interruptor é o bipolar, ele possui quatro parafusos em cada seção, sendo dois para ligação das fases, quando utilizado em sistemas bifásicos e dois para ligação dos retornos. Existem também os interruptores simples com três seções, estes interruptores ligam três lâmpadas ou três conjuntos de lâmpadas distintos, possuem dois parafusos para cada seção, totalizando em seis parafusos para ligação dos cabos.

Caso a necessidade da instalação seja controlar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas de pontos distintos existe o interruptor Three Way ou paralelo, este é como um interruptor comum, mas possui um terceiro parafuso em cada seção, para a ligação especifica do Three Way, que se trata de um retorno entre os interruptores. O interruptor intermediário, ou Four Way faz o intermédio entre dois interruptores Three Way, possibilitando que uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas sejam acionados de três pontos distintos.

Interruptor Duplo com Tomada

Como dito anteriormente, o interruptor duplo possui duas seções para controlar duas lâmpadas ou dois conjuntos de lâmpadas distintos, e é possível fazer a ligação deste tipo de interruptor conjugado com uma tomada. Lembrando que as tomadas devem seguir o padrão brasileiro de três pinos. Este padrão foi criado para dar maior segurança ao consumidor, diminuindo os riscos de choques elétricos e mortes. O terceiro pino trabalha como aterramento diminuindo a exposição à corrente elétrica.

Instalação de Interruptor Duplo com Tomada.

Interruptor Duplo com Tomada.

Para instalar o interruptor duplo com tomada são necessárias algumas observações:

Instalação de Interruptor Duplo com Tomada – Passo a passo:

Materiais necessários:

Passo a passo:

  1. Derivação do cabo fase para alimentar a tomada e os interruptores;
  2. Derivação do cabo neutro para tomada e lâmpadas;
  3. Ligue os cabos na tomada da seguinte forma: com os parafusos de frente para você, o parafuso da direita é destinado ao cabo neutro, o parafuso central ao cabo terra e o parafuso esquerdo ao cabo fase;
  4. No cabo fase, ligado ao parafuso do lado direito da tomada, faça uma derivação que vai alimentar os contatos centrais dos dois interruptores;
  5.  Alimente os contatos centrais dos interruptores com o cabo fase vindouro da derivação;
  6. Ligue os cabos de retorno dos interruptores;
  7. Parafuse o interruptor duplo com tomada na caixa de passagem;
  8. Faça uma derivação do cabo neutro para alimentar as duas lâmpadas;
  9. Ligue os cabos de neutro e retorno aos receptáculos;
  10. Coloque as lâmpadas e teste;

Como é proposto por interruptores duplo, cada interruptor deve acionar uma lâmpada. Assista ao vídeo abaixo que realiza a Instalação do Interruptor Duplo com Tomada passo a passo.

Dicas para facilitar a instalação:

Em instalações elétricas é muito comum que se derive cabos, como foi feito algumas vezes nesta instalação de interruptor duplo com tomada. Para agilizar e facilitar este processo existe um dispositivo chamado Terminal de Emenda ou Conectores de Derivação. Ele faz a derivação sem precisar de fita isolante ou alicate decapador. Para usa-lo é bem simples, basta colocar o cabo em seu interior, neste dispositivo existe um ”mordedor” que vai ”morder” o cabo, e assim não é preciso decapa-lo, é preciso um alicate universal para encaixar o cabo, ao lado deste cabo coloque o cabo que vai ser derivado e repita o procedimento para encaixa-lo. Este conector é constituído geralmente de polipropileno auto extinguível seguro e ideal para instalações prediais, automotivas ou industriais. Esses conectores tem a variedade quanto à capacidade de fios e a preços.

Conector de emenda ou derivação.

Conector de emenda.

A NBR-5410 (Norma Brasileira para instalações de baixa tensão) diz que a identificação de cabos é obrigatória, porém, diferente do que muitos imaginam, a identificação dos cabos não é obrigatoriamente por cores, na norma é claro a identificação obrigatória, mas não em cores. O cabo fase, por exemplo, geralmente possui a cor vermelha, mas na norma a especificação quanto à cor deste cabo é que ele não deve ser azul claro, verde claro ou verde e amarelo. Por isso é interessante que antes de qualquer procedimento na instalação seja feita esta identificação dos cabos.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

59 comentários para: “Instalação de Interruptor Duplo com Tomada – Passo a passo!”

  • Clei Rei

    Gosto muito deste vídeo que vocês manda parabéns

    • Henrique Mattede

      Poxa obrigado!
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      • Fatal

        Cara se quer seguidores cutuque uma caixa de abelha kk…

      • Henrique Mattede

        Kkkk essa é ótima rs.

      • Marcio Francisco da Silva

        Gosto muito dos videos aula que vocês postam é muito bom!

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Muito obrigado Marcio!

  • Roberto Tonet

    Show!

    • Henrique Mattede

      Opa, valeu meu caro!

  • Vicente

    Muito bom.
    Tenho uma dúvida :
    Qual o fio que eu devo passar no disjuntor, positivo ou negativo?
    Obrigado.

    • Henrique Mattede

      Pelo disjunto deve sempre ser seccionado o disjuntor fase.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

  • William

    Gostaria de saber onde encontro esse conector de derivação. Só encontro o modelo menos indicado…

    • Henrique Mattede

      A empresa METALTEX comercializa um modelo deste conector.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

  • Arlindo Pucci

    Muito legal a sua aula. Muito obrigado!

    • Henrique Mattede

      Por nada, precisando estamos por aqui!
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

  • João Batista

    Muito bom mesmo seus vídeos pelo YouTube

    • Henrique Mattede

      Muito obrigado por este apoio.

  • Gilvan

    Muito bom os vidios tira muitas dúvidas aprendo muito

    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço pela mensagem e e apoio.

  • Diego Felipe

    Ótimo parabéns! Sempre procurei um canal sobre elétrica e nunca tinha encontrado. Por um acaso encontrei olhei de cara me escrevi e sempre que tenho uma dúvida vou lá e encontro a resposta vlw!

    • Henrique Mattede

      Fico muito feliz que tenha nos encontrado e que estamos podendo te ajudar. Fazer parte da construção do conhecimento das pessoas é muito bom.

  • João Mario Pereira

    Olá gostaria de tirar uma duvida 220v passa só num condutor ou em cada condutor como isso funciona, ou soma os dois de 110+110=220 ou não porfavor me corrijam

    • Henrique Mattede

      Isto depende do sistema de ligação, no caso de sistemas 380V/220V teremos entre fases a tensão de 380V (chamada tensão de linhas) e 220V entre fase e neutro (chamada tensão de fase). No casos de sistemas 220V/127 vale a mesma regra, teremos entre fases a tensão de 220V (chamada tensão de linhas) e 127V entre fase e neutro (chamada tensão de fase).

    • Acir

      Olá João. Na verdade é 127 volts é não 110. Tem regiões do Brasil que usa instalação bifasica 220 volts, ou seja, a soma das tensões 127 + 127 volts. Já outras regiões não tem 127 volts. Ou seja, é 220 volts entre fase e neutro.

      • Henrique Mattede

        Exato :)

    • Almir

      Depende.

      No Rio por exemplo 220V é um fio com 110V + outro fio com 110V (na verdade 127V).
      Mais o terra.

      Em Brasília não tem 110V. Todas as fases são 220V. Então 220V é um fio de 220V + o neutro.
      Mais o terra.

      Em algumas lojas comerciais e industriais no Rio, a fase também tem 220V.

      Se não me engano.

  • Germano

    Em uma instalação de chuveiro em energia monifasica, como instalar para não haver queda de energia?
    Grato
    Germano

    • Henrique Mattede

      Circuito separado e cabos adequados para resistir a corrente deste chuveiro.

  • Uillian

    Olá galera do mundo da elétrica… Muito boms seus vídeos e explicações sobre elétrica ajuda muito valeuu…

    • Henrique Mattede

      Poxa muito obrigado. :O

  • Acir

    Se tenho um quadro de distribuição, onde tem disjuntores para as tomadas, iluminação, chuveiros etc… Não teria que ter uma fase para tomada e outra fase exclusiva para os interruptores. Grato

  • Hildo de Oliveira Cruz

    Não poderia ter uma fase para cada circuíto.igual ao neutro um para cada circuito.fica mais fácil saber aonde é o problema.

    • Henrique Mattede

      Sim pode, muitas pessoas o fazem, mas a norma permite que circuitos de tomadas e iluminação sejam compartilhados.

  • Dirceu Soares Lima

    Não é um comentário é uma pergunta usei uma tomada já existente que era de duas lâmpadas e uma tomada eu troquei para usar uma lâmpada, a tomada funciona, mas quando vou usar o microondas ao liga-lo ele não liga e a luz acende sendo que é só esse problema de resto está tudo normal tomada e interruptore

    • Henrique Mattede

      EU não consegui entender como era este circuito. Pode tentar explicar melhor?

  • Jose Luiz Bonatto

    As empresas que fabricam estas tomadas e interruptores conjugados deveriam facilitar mais as ligações dos fios, pois é muito “apertado” para as inserções de fios, principalmente quando se utiliza terminais nas pontas dos fios, ( eu geralmente utilizo terminais tipos ilhos, pois evita que os fios se soltem.)

    • Henrique Mattede

      Eu não sei te dizer o motivo exato para isso, pode ser motivo normativo e acredito que o seja.

  • Eldislei Duarte

    Gostei das dicas, obrigado.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós que agradecemos por nos assistir e apoiar.

  • Edielson Araujo

    Muito bom bem explicado valeu

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Edielson!

  • Edielson Araujo

    Muito bom bem explicado valeu

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Edielson!

  • Michele Soraia

    Estamos felizes, pois este vídeo está nós ajudando a fazer a ligação da através de seu vídeo.
    Obrigada pela ajuda, pela informação.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado, fico contente em poder ajudar não deixe de se inscrever no canal.

  • Samuel

    Há possibilidade de instalar uma tomada apartir de dois interruptores sendo que temos apenas o fio fase e o fio de retorno.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Só tem a possibilidade se houver um cabo neutro, apenas com a fase e o retorno não.

  • Renildo Pereira da Silva

    Estas instruções tem me ajudado muito e tirado muitas duvidas

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que ótimo Renildo!

  • Dilson

    Gostei muito do vídeo ele simples e objetivo super prático, mais não devemos de esquecer um detalhe temos que realizar as instalações elétricas com bastante atenção, não devemos esquecer de desligar a chave geral, parabéns pelo o vídeo.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza Dilson! Obrigado por participar!

  • Jhony Reis

    Muito bom. Já tirei varias dúvidas com suas aulas.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Jhony!

  • Deusimar Barbosa

    Entrando para fazer parte desse grupo pois achei muito interessante os videos parabéns pelo essa oportunidade

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Seja bem vindo! OBrigado por nos prestigiar!

  • João Paulo

    Estou com o problema. Tenho 2 interruptor 1 tomada pra instalar mais os cabos não tem nenhuma identificação, ( são todos pretos ) tenho que achar as fases dos interruptores e a fase da tomada… Como fazer?

    • Daniel Marlon

      Olá João, você pode usar uma chave de teste para achar as fases, ou pode usar também um multímetro.

  • Leonardo Capucho

    Olá muito bom seus vídeos!
    Gostaria muito que explicasse como é feita a instalação de uma tomada 220v trifásica?

    • Bruno

      Vamos fazer um vídeo sobre… Obrigado pela sugestão