Quando se define circuíto elétrico define-se como sendo um circuito fechado onde existem uma fonte geradores de energia elétrica e uma carga que irá consumi-la, tudo isso interligado por condutores para fazerem percorrer a eletricidade. Mas isso se restringe a um circuito elétrico elementar, além destes outros elementos podem fazer parte deste circuito e entre estes estão os dispositivos de manobras.

Dispositivos de manobras são componentes eletromecânicos ou eletrônicos que são responsáveis por impedir ou permitir a passagem de corrente elétrica entre a fonte e a carga através de manobras (ligar e desligar). Um elemento comum a todas as pessoas quando se fala em ligar ou deligar algo são os interruptores em nossa residência, responsáveis por impedir ou permitir corrente elétrica da fonte de energia de nossa casa ( no caso a energia direta da concessionária) até as lâmpadas.

Interruptores geral.

Interruptores, dispositivos de manobra.

Além dos interruptores outro componente comum que faz a função de manobra são os disjuntores, que além de ligar e desligar circuitos ainda acumulam a função de proteger os mesmo. Muitos outros dispositivos de manobra acumulam mais de uma função, normalmente a função de proteção ou mesmo a função de sinalização (alguns interruptores vêm com um led indicativo de status para ligado).

Normalmente quando se fala em manobra para um eletricista logo se imagina uma ligação ou desligamento de uma subestação mas qualquer operação de ligar e desligar, como o de uma lâmpada por exemplo, é também uma manobra.

Os dispositivos de manobras farão parte do controle de um circuito, assim os circuito elaborados serão constituídos de fonte, carga, condutores e controle. No meio da eletricidade industrial podemos dizer que os acionamentos de maquinas elétricas, sejam através de comandos elétricos ou automação industrial serão uma elaboração de circuitos de manobras em vários níveis podendo ser inclusive totalmente automáticos.

Mostrando um pouco sobre interruptores que são dispositivos de manobras residencias veja o vídeo abaixo:

Quais tipos de dispositivos de manobras você ja teve oportunidade de operar? Deixe um comentário contando sua experiencia.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “O que são dispositivos de manobra?”

  1. Darlene

    Comprei um lote em um loteamento e o engenheiro responsavel pela instalação da energia no local me disse que ainda faltam duas manobras para o lote ser liberado, fiquei curiosa pra saber que manobras são essas.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Manobras de ligação da linha que alimenta o local. Seria o final da construção da linha e a parte de ligação propriamente dita.

      Responder
  2. Ade

    Muito bom essas informações

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Ade!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)